Ailton Wanderley joga sujeira no ventilador: ‘Secretaria de Saúde está atolada num pântano’.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h05

Ailton “detonou” a Secretaria de Saúde: ‘um antro de corrução’.

O médico Ailton Rodrigues Wanderley deixou o comando da Secretaria Estadual de Saúde mas cuidou de expor às escâncaras todo o mau cheiro que exala das dependências da pasta. ‘Vomitou’ tudo em uma publicação que fez no seu perfil no Facebook, minutos depois de ter anunciado seu desligamento do governo de Antônio Denarium, na terça-feira à noite.

A publicação foi feita às 19 horas e vem precedida de uma narrativa filosófica que fala de leis, justiça e de muita corrupção. O resultado final: “O pântano se tornará praticamente inabitável. As riquezas fugirão sob as barbas gosmentas da justiça paquiderme, para outras nações”, diz o início do texto de Ailton para desembocar em denúncias gravíssimas de corrupção sistêmica no Sesau.

Ele diz que a Saúde Estadual está mergulhada num pântano e culpa a corrupção pelas mazelas, tratando-a como “um verdadeiro câncer, que destrói toda a sociedade e os seus valores morais”. – Não entrei na secretaria para agradar corruptos. Entrei nela para lutar pela dignidade do meu estado, que está morrendo sem saúde, sem educação, sem segurança e sem emprego”.

O médico anestesista revela ainda que a politização tomou impregnou-se na Saúde do Estado como carrapato. “Enquanto forem permitidas empresas de deputados estaduais, federais e senadores vendendo serviços dentro da secretaria, enquanto for permitida uma cooperativa distribuindo plantões a quem não trabalha, enquanto forem permitidas famílias com poder político vendendo serviços dentro da secretaria, enquanto forem permitidos médicos concursados vendendo serviços para a secretaria, enquanto for permitido judicializar procedimentos para beneficiar um grupo de pessoas, haverá corrupção no governo”.

E continua: “Só uma intervenção federal poderá resgatar um modelo que realmente cumpra o seu papel de prestar um serviço de qualidade na saúde à nossa população”.

A conclusão do ex-secretário é de que “o dinheiro da Saúde, nesse modelo, é usado para pagar folha de pessoal, clínicas e hospitais particulares, empresas terceirizadas e de prestação de serviço, e não sobra nada para investir no sistema público”.

A Secretária de Saúde também está mergulhada nesse pântano. Espero que a mensagem atinja àqueles que hesitam em pensar que podem continuar no mesmo modelo do quanto pior melhor. A política, quando gera corrupção na célula social, é um verdadeiro câncer que destrói toda a sociedade e os seus valores morais. Assim, com o barulho e a distração coletiva que isto causa entre defensores e acusadores, tudo transcorre na mais perfeita desordem”.

Denarium põe ‘panos quentes’

Denarium preferiu minimizar as denúncias de Ailton.

O governador Antônio Denarium jogou panos quentes sobre a bomba que Ailton Wanderley detonou na internet, relatando os desmandos na Secretaria de Saúde do Esatdo.

Denarium publicitou – também no Facebook – que o texto do ex-secretário de saúde, Dr. Ailton Wanderley, retrata a dura realidade encontrada na SESAU/RR.

“As ações iniciadas pelo Dr. Ailton, serão continuadas pelo novo gestor da SESAU/RR, de forma que em breve teremos resultados efetivos para a população e que os verdadeiros responsáveis pelos desmandos sejam responsabilizados”, postou Denarium.

E concluiu: “Por fim, deixo ao Dr. Ailton e a sua equipe meus sinceros agradecimentos pelos relevantes trabalhos prestados ao Estado de Roraima. E agora vamos trabalhar para que Roraima fique cada dia melhor!!”

Jucá e Bolsonaro: numa boa 

Jucá  Bolsonaro conversaram animadamente no Planalto, ontem. Fotos | Agência Brasil

A política é dinâmica e prova, na prática, que é a arte da convivência entre os contrários.

Ontem o presidente do MDB, o ex-senador Romero Jucá, conversou demoradamente numa boa com o presidente Jair Bolsonaro no gabinete principal do Palácio do Planalto.

O ex-senador disse a Bolsonaro que é preciso construir uma “nova modelagem na relação política”. A antiga modelagem segundo ele foi vencida pelas urnas.

Jucá foi o sexto líder partidário ouvido por Bolsonaro ontem. Desde que voltou da viagem a Israel, o presidente Bolsonaro, recebeu lideranças para debater apoio em torno da reforma da Previdência.

Romero Jucá é um dos principais líderes do partido, que desde a redemocratização teve intensa participação em todos os governos. “Desde o início do mandato, Bolsonaro enfrenta atritos com parlamentares pela dificuldade de estabelecer diálogo com partidos tradicionais, os quais ele classifica pejorativamente como “velha política”, disse Jucá.

‘MDB não quer participação’, diz Jucá 

Agora sem bigode, Jucá fala à imprensa após reunião com Bolsonaro.

Jucá negou que o partido queira participação dentro do governo Bolsonaro, apesar de o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (PE), ser do MDB.

Sem o seu indefectível bigode que o acompanhou ao longo da carreira política. Além do novo visual, o discurso político também foi repaginado. Jucá disse que o MDB está disposto a conversar de qualquer forma.

“Em conselho, em mesa redonda, numa relação no sofá do presidente. Nós queremos avançar com a política no Brasil. O presidente entende que agora o que tem é a ‘boa política'”, disse.

Ele avalia que desde o início do mandato, Bolsonaro enfrenta atritos com parlamentares pela dificuldade de estabelecer diálogo com partidos tradicionais, os quais ele classifica pejorativamente como “velha política”.

“O governo não pode ser condenado por cometer equívocos. Mas tem que ter humildade e rapidez para corrigir os equívocos”, afirmou.

Um tremendo erro de avaliação

Sampaio está sendo ‘fritado’ pela cúpula do PSL, em Brasília.

O deputado Soldado Sampaio (PC do B) – ainda líder de Denarium na Assembleia – já não tem tanta certeza se permanecerá na função por mais tempo.

Há uma corrente ideológica de direita – com base em Brasília – que não aceita Sampaio na liderança pelo fato de ser filiado ao Partido Comunista do Brasil e porque o próprio Denarium foi infeliz ao declarar que escolherá outro líder.

Mas a permanência ou não de Sampaio no posto ainda será tema de uma conversa na semana que vem quando aqui estará emissários do Governo de Bolsonaro (PSL) que darão o veredito.

Se Denarium realmente ceder, provará subserviência ao comando central do Partido. E estará perdendo certamente o parlamentar mais qualificado e preparado para a função.

Pronto: acalmaram o Xingu

Pronto: Luíza Maura agora tem um emprego.

Pronto, o berreiro do deputado Jânio Xingu (PSB) fez efeito. Logrou o êxito que ele tanto queria.

A ‘musa do dendê’, Luiza Maura de Faria Oliveira – protegida de Xingu – finalmente ganhou um cargo de destaque no Governo: agora é secretária adjunta de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Xingu tentou emplacar a aliada na presidência da Femarh e como não conseguiu, gritou. Gritou tanto na Tribuna da Assembleia que acabou sendo ouvido do outro lado da praça.

O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado no ultimo 2. Isso será suficiente para afagar Xingu? Duvido. Ele vai querer mais.

Prefeitura: mais servidores empossados

Teresa convoca mais concursados para a Educação.

A Prefeita Teresa Surita empossará nesta sexta-feira, 5, novos candidatos aprovados no Concurso Público de 2018, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O evento será no Auditório do Sebrae Ideias, às 10h30. Nesta fase, foram convocados mais 35 professores (pedagogos), 27 cuidadores escolares e 3 cuidadores de pessoas com deficiência.

Na ocasião, haverá também entrega de material didático que atenderá os 38.618 alunos da pré-escola (1° e 2° períodos) e do ensino fundamental 1º ao 5º ano.

E o orçamento do Estado? nada…

Os deputados não conseguiram ainda votar o Orçamento/2019.

Mais uma semana foi encerrada no legislativo estadual e nada e nada de votação do Orçamento Estadual/2019.

Sem isso o Governo segue gastando sem planejamento e, na condição que o Estado se encontra, é agravar ainda mais a desorganização financeira a ponto de criar uma condição irrecuperável.

As articulações no âmbito da Assembleia já foram concluídas, inclusive já foram liquidadas as faturas do Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), aprovados anteontem.

O presidente Jalser Renier havia prometido que a votação ocorreria ontem. Mas sequer houve ordem do dia.

Sem aulas desde 2018

Lenir cobra o imediato retorno às aulas na rede estadual.

Desde 2018, instituições de ensino do interior e de comunidades indígenas estão sem aulas. Nesta quinta (04), durante a reunião da Comissão de Educação, Desportos e Lazer, da Assembleia Legislativa de Roraima, a deputada estadual Lenir Rodrigues (CIDADANIA) pediu que a presidência da Comissão envie um documento pedindo esclarecimentos à Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed), que terá cinco dias para dar uma resposta.

“Já estamos em abril e não há previsão para o início do ano letivo de 2019 no interior. É inaceitável que as crianças continuem sem aulas. É um direito constitucional que está sendo negado a elas”, explicou a deputada.

Lenir criticou a proposta da SEED de realizar a nucleação das escolas indígenas, ou seja, concentrar alunos de mais de uma comunidade em uma mesma escola. Ela citou como exemplo a escola na comunidade do Anaro, no Município do Amajari.

Ela defende que os estudantes dessas escolas permaneçam onde estão, caso contrário o governo terá que arcar com transporte escolar e monitores de aluno, o que é economicamente inviável.

Iluminação de led | Hoje Boa Vista tem ruas muito mais iluminadas que a deixam mais segura e linda de se ver e viver. Nesta semana, a Prefeitura de Boa Vista está instalando luminárias de LED na avenida Ataíde Teive, no trecho do bairro Equatorial, na entrada do Conjunto Cruviana, até a avenida Terêncio Lima, no Mecejana. Ao todo, 482 luminárias com lâmpadas de LED estão sendo instaladas. São equipamentos novos com durabilidade maior, mais econômicas e eficientes, que garantem mais iluminação. A prefeitura vai instalar ainda 2.192 luminárias no Senador Hélio Campos e Pintolândia. A prefeita Teresa Surita explicou que os equipamentos mais modernos, em led, trazem muitos benefícios para a população e contribuem também para economia de energia por representarem consumo menor do que as anteriores. “Com muito planejamento, estamos conseguindo instalar luminárias modernas com lâmpadas mais potentes e de maior durabilidade, além de serem essenciais para o tráfego de veículos à noite, pedestres e para a segurança pública. Temos trabalhado muito em toda a cidade, e poder modernizar a Ataíde Teive, que é uma das principais avenidas de Boa Vista, é uma satisfação imensa que beneficia além dos moradores, centenas de comerciantes em toda a região”, disse a prefeita.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: