Aliança pelo Brasil: Partido de Denarium tem dificuldades em certificar assinaturas.

 Aliança pelo Brasil: Partido de Denarium tem dificuldades em certificar assinaturas.

Antonio Denarium comandou a mobilização em Roraima para recolher assinaturas para formação do Aliança no Estado..

Compartilhe este artigo

O TSE validou somente 3.101 assinaturas para a criação da Aliança pelo Brasil, o Partido ainda não criado, mas que será comandado em Roraima pelo governador Antonio Denarium.

A quantidade de apoios válidos é muito menor do que o número de rubricas rejeitadas até agora: 11.094. O novo partido de Bolsonaro precisa de 492 mil assinaturas para ser criado oficialmente.

Em Roraima uma mobilização realizada no dia 10 deste mês, recolheu cerca de 1.500 assinaturas, mas não há ainda um relatório de quantas foram certificadas.

Mas um especialista em direito eleitoral e que esteve na reunião do Aliança, ocorrida no Hotel Aipana, avisou que haverá problemas na certificação, porque o que vale é assinatura que está no título e não aquela reconhecida nos cartórios de registro civil.

A advogada Karina Kufa, tesoureira do Aliança Pelo Brasil, admitiu que a legenda passa por dificuldades para validar as assinaturas recolhidas até o momento.

De acordo com ela, “muitas fichas” de apoio estão sendo rejeitadas porque a pessoa seria filiada a outra sigla. Isso ocorreria por duas razões: 1) o indivíduo “não se desfiliou corretamente”; ou 2) “a desfiliação não foi processada a tempo”.

Outra hipótese é que a assinatura teria sido feita quando a pessoa não tinha filiação partidária, mas, posteriormente, filiou-se a algum partido.

O Aliança precisa de 492 mil assinaturas reconhecidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para ter a criação consumada. O número de rubricas já estaria próximo de ser atingido, segundo informações. No entanto, esbarra no processo de validação feito pela Corte.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: