Alto Comissário da ONU que esteve em Roraima, deu maior vexame no voo da Latam.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h08

Felippo foi deselegante com um deficiente visual no avião.

Filippo Grandi, o italiano de 62 que gerencia a nível mundial o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, conhecido como ACNUR, esteve em Roraima na sexta-feira, 17, para uma visita relâmpago.

Veio avaliar a situação dos refugiados venezuelanos que vivem em abrigos instalados em vários pontos de Boa Vista, mas antes de pôr os pés em solo roraimense, Grandi (que ironia!), cometeu o maior vexame no voo da Latam que o trouxe de Brasília.

Ao sentar a protuberância no assento do avião, Grandi chamou a comissária de bordo e pediu que retirasse um senhor, cego, que ocupava o assento ao lado dele, prontamente recusado por ela e pelo passageiro.

Não satisfeito chamou o chefe de bordo que perguntou ao deficiente visual se ele desejava mudar de lugar e mais uma vez a proposta foi recusada.

Indignado o “ALTO COMISSÁRIO GRANDI” protestou, resmungou e teve que viajar até Boavista ao lado da “indesejada companhia”.

Pergunta-se: qual a sensibilidade desse cidadão para avaliar a situação de refugiados ou pessoas em dificuldades e, como se não bastasse, sendo representante da ONU. Fonte | Blog do Neymar Fernandes

Teresa cobra mais médicos

Teresa reuniu-se com Grandi e apresentou suas demandas.

A prefeita Teresa Surita recebeu Filipo Grandi em seu gabinete na sexta-feira, 16. Embora as ações para lidar com a crise humanitária sejam de responsabilidade do Governo Federal, a prefeita Teresa não tem medido esforços para manter a qualidade dos serviços oferecidos à população, inclusive aos imigrantes.

Durante a reunião, a prefeita ressaltou que sua principal necessidade hoje é a presença de no mínimo 15 médicos para os postos de saúde e hospital.

“Temos feito de tudo, dentro das nossas possibilidades, para manter o atendimento em todas as áreas. Mas estamos à beira de um colapso se não tivermos a ajuda que precisamos. A presença de Grandi aqui em Boa Vista trouxe um pouco de esperança, pois ele ouviu nossas queixas e declarou que irá nos ajudar”, declarou a prefeita.

Denarium propõe cooperação

Denarium quer um acordo de cooperação com a ONU.

Felipo Grandi também esteve reunido com Antônio Denarium. O governador apresentou para a comitiva todas as demandas do Estado referentes aos impactos causados pela imigração.

“Pedimos ajuda e agora pretendemos fazer um Acordo de Cooperação Técnica com a ONU, por meio do ACNUR, para que investimentos sejam feitos diretamente no Estado de Roraima, ou através de investimentos diretos da Organização”, disse Denarium.

Outro ponto citado durante a reunião foi o aumento na taxa de desemprego e do índice de pobreza no Estado, que, segundo o governador, é também reflexo da crise imigratória.

Odilon na corda banda

O deputado Odilon pode ter o mandato cassado.

O cerco está se fechando ao deputado Antônio Eduardo Filho, o Odilon.

É que a juíza da Comarca de Caracaraí, Patrícia Oliveira dos Reis, acatou um mandado de segurança impetrado pelo vereador Luiz Rodrigues, e anulou o decreto da Câmara que aprovava as contas do ex-prefeito Odilon.

Com a nova decisão, o parlamentar passa a ter as contas reprovadas e volta à condição de inelegível, por consequência, pode ter o mandato cassado.

O recurso foi apresentado pelo vereador após a Câmara de Caracaraí votar requerimento apresentado por Odilon, que pedia a anulação de um decreto de maio de 2018, no qual ele teve as contas reprovadas.

No PSL, tudo paz e amor. Será?

Nicoletti e Denarium, juntos na mobilização do PSL.

Pelo menos na fotografia Nicoletti e Denarium demonstraram que o clima no PSL é de paz.

O partido realizou uma mobilização para atrair novos filiados, no sábado, 17, em meio a um clima de desconfiança, já que existiu com certa demasia o boato de que o patrulheiro rodoviário queria tomar o assento do governador na direção da sigla em Roraima.

Denarium afirmou que foi um momento de encontrar pessoas queridas, mas de também prestar contas do que já foi feito nos primeiros meses de trabalho, como governador.

E Nicoletti, claro, declarou com bastante ênfase, que não tem pretensões nenhuma de derrubar Denarium da cadeira presidencial.

Pouco mais de 1.500 pessoas foram ao local de mobilização, na casa de eventos Le Jardim.

Bolsonaro e o “não” as demarcações

Bolsonaro voltou a afirmar: “não vai ter demarcações”.

Em seu discurso na Festa do Peão de Boiadeiro na noite de sábado, Jair Bolsonaro voltou a dizer que não fará mais demarcações de terras indígenas.

“Pela ocasião do encontro G20 em Osaka, pela primeira vez na vida, os poderosos do mundo receberam o presidente da República do Brasil em pé de igualdade. Não voltei pra cá para demarcar terras indígenas ou quilombolas. O meio ambiente pode e vai causar o desenvolvimento”, disse.

Bolsonaro repetiu que enquanto for presidente, não tem demarcação de terra indígena”, avisou. Ele voltou a comentar, ainda, sobre a proposta de regulamentação e legalização do garimpo.

O projeto estudado pelo governo, pelo que sinalizou o presidente em outros momentos, poderia abranger até mesmo terras indígenas. 

Formados na Escolegis

Jalser discursou no encerramento dos cursos da Escolegis.

Alunos dos cursos de Educação Especial (módulos I e II), Recreação Infantil e Plano de Negócios da Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, concluíram as atividades no último sábado (17) com apresentações de trabalhos. Somados, os quatro cursos qualificaram mais de 400 pessoas.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado estadual Jalser Renier, participou do encerramento das atividades e também do início do curso preparatório para o concurso público da Semges (Secretaria Municipal de Gestão Social).

Além de parabenizar os estudantes, ele anunciou que a partir de agora, a unidade também funcionará aos domingos, para facilitar o acesso de quem trabalha durante toda a semana.

“Vamos inaugurar um espaço para ofertar aulas de robótica para a população, e também uma área gourmet, para cursos nas áreas de doces, bolos e panificação. O Abrindo Caminhos irá ganhar uma nova sede, onde irá desenvolver atividades especiais voltadas a pessoas portadoras de autismo, com a oferta de atendimento especializado, além de material didático específico”, disse Jalser.

O desmatamento avança

O desmatamento avança em todas as regiões da Amazônia.

Roraima foi o Estado com o maior avanço do desmatamento da Amazônia em um ano, uma alta de 2700%. É o que revela o último relatório do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em relatório divulgado na última sexta-feira (16).

Em julho deste ano foram 28 quilômetros quadrados, contra apenas um quilômetro quadrado registrado em julho de 2018. O aumento do desmate no Estado pode estar ligado ao avanço do garimpo ilegal, que tem provocado grandes impactos ambientais, de acordo com lideranças indígenas.

Entre agosto de 2018 e julho de 2019 foram 5.054 quilômetros quadrados de área desmatada, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do calendário anterior.

A área equivale a quase totalidade do território do Distrito Federal, com 5.760 quilômetros quadrados, segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Asfalto novo | Uma das mais movimentadas avenidas de Boa Vista, a Carlos Pereira de Melo já está recebendo serviços de melhorias na estrutura, que será totalmente reconstruída (foto acima). Os trabalhos começaram no sábado, 17, com a retirada dos postes de iluminação de todo o trecho interditado da avenida. Com a reconstrução, a avenida receberá novo asfalto, drenagem e outras melhorias, como a substituição de rotatórias por semáforos. De acordo com a prefeita Teresa Surita, a reestruturação deveria iniciar após o final do inverno, mas para agilizar os serviços e terminar as intervenções o quanto antes, as primeiras ações já começaram neste sábado. “Estamos adiantando os serviços para que a obra fique pronta o mais rápido possível. Ali vamos fazer uma verdadeira transformação. Tudo com muita organização, separando por trechos, para aliviar o trânsito, mas ainda assim vai ter alguns transtornos, mas temos que lembrar sempre: as obras passam, os benefícios ficam”, disse a prefeita. Além do novo asfalto, a avenida receberá serviços de drenagem, retirada do canteiro central, iluminação moderna de LED, meio-fio e sarjetas, além de sinalização de trânsito vertical e horizontal.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: