Ameaçado de extinção ‘Ronda no Bairro’ renasce das cinzas e ganhará novas viaturas.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h15

LANÇAMENTO | O Ronda noBairro foi 'importado' do Amazonas pelo então governador Chico Rodrigues.
LANÇAMENTO | O programa Ronda no Bairro foi ‘importado’ do Amazonas pelo então governador Chico Rodrigues.

Desfalecido e quase deixou de existir no início do atual Governo, inclusive sendo ridicularizado quando uma de suas viaturas foi fotografada com um marginal sobre o capô, o ‘Ronda no Bairro’ ganha uma sobrevida e vai ser revitalizado, segundo anunciou a governadora Suely Campos. Ela pretende investir mais no policiamento ostensivo em 2016 e já renovou, por mais 90 dias, o contrato do programa, que vence no próximo dia 31 de dezembro de 2015. Nesse período o Estado vai adquirir 50 novas viaturas, com recursos próprio, que substituirão os veículos locados, que atualmente fazem o policiamento.

A meta do Governo de Roraima é ampliar a presença da Polícia nas ruas, fortalecendo a fiscalização e coibindo a criminalidade. O programa ‘Ronda no Bairro’ foi implantado na Capital, mas atende também aos municípios de Pacaraima e Rorainópolis. As 30 viaturas que atuam no policiamento ostensivo atualmente serão realocadas, segundo informou o secretário de Segurança Pública João Batista Campelo.

Ainda segundo o secretário, dos 50 veículos que estão sendo comprados, 40 farão o policiamento ostensivo da Capital e Interior e 10 ficarão a disposição para situações emergenciais. O governo vai utilizar a modalidade registro de preço do Estado de Minas Gerais para poder fazer essa aquisição. Os veículos adquiridos serão de modelo Pálio Adventure e até março de 2016 já estarão circulando em Roraima.

‘Capitão do golpe’

lll
PATADAS | Ciro (sorrindo ao centro) poupou os jornalistas mas atacou Michel Temer.

Ciro Gomes até que foi afável com os coleguinhas da imprensa local, enquanto durou sua estada em Boa Vista. Mas deixou sua marca preferida: sapecou coices no vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB) a quem acunhou de “capitão do golpe” por estar tramando, segundo ele, o Impeachment da presidente Dilma. Ciro esteve em Boa Vista, trazido pelo senador Telmário Mota, para a realização da Convenção Estadual do PDT.

E foi na entrevista coletiva, no sábado, que o ex-ministro despejou seu repertório de incivilidade. Foi logo dizendo: “Eu acuso o senhor Michel Temer de ser o capitão do golpe porque a ele e a uma banda-quadrilha formada por alguns elementos do PMDB interessam herdar o governo de Dilma”.

Tem vários ‘PMDB’s,’ porque há políticos desse partido que têm meu respeito. Falo especificamente de uma ‘banda-quadrilha’. Infelizmente, essa banda está escalando um golpe capitaneado por Michel Temer, um traidor que conspira contra o povo brasileiro e que já serviu em diversos governos. Hoje está enrolado até o ‘gogó’ em tudo que não presta. Situações promíscuas e podres que o Brasil tem tomado conhecimento”, afirmou Ciro

Sem negociatas

llll
TELMÁRIO | ‘O PDT não faz negociata e aqui em Roraima somos independentes’.

Ao se expressar sobre o atua momento político, o senador Telmário Mota, aliado de Dilma, disse que seu Partido, o PDT, mantém a parceria como Governo, “não somos um Partido de gaveta e nem de negociatas”.

Ele disse que embora integre o grupo governista, aqui em Roraima, o PDT é independente para avaliar o criticar.

Telmário disse que nas eleições municipais de 2016, o PDT terá candidaturas próprias em vários municípios. Mas não citou Boa Vista onde o nome não foi ainda definido nem qual será a estratégia de alianças e apoiamentos.

Impeachment tem 1,93 de adesões

ll
DILMA | Milhões de brasileiros a querem bem longe do Palácio do Planalto.

Aproximam-se de 2 milhões de assinaturas a petição pública que pede o impeachment de Dilma, apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal que a favorece.

A petição está no site Avaaz, especializado em petições públicas, que no Brasil foi controlado pelo petista Pedro Abramovay, ex-secretário Antidrogas de Dilma.

O Avaaz é suspeito de manipulação, mas, ainda assim, as adesões não param de crescer.

‘Duelo de natais’

llll
NATAL DA PAZ | A Prefeitura reuniu a multidão na praça Gerando Sampaio.
anatalgoverno1
CIDADE DO NATAL | O Governo montou seu presépio na Praça do Centro Cívico.

Em se tratando de festas de época, o Governo e a Prefeitura continuam duelando. E cada um a seu modo. E com isso quem ganha é a população. Foi assim no São João e assim está sendo agora nas festividades natalinas.

O final de semana que passou registrou dois exemplos dessa contenda: enquanto o Governo montou seu presépio na Praça do centro Cívico, batizado de ‘Cidade do Natal’, com a chegada do Papai Noel, Coral de 1.000 vozes e muitas outras apresentações, a Prefeitura deslocou seu ‘Natal da Paz’ para bem longe do centro, na praça Germano Augusto Sampaio, no Pintolândia, com o Coral ArtCanto, encenações e muitas vozes e luzes, muitas luzes. Em ambos os casos, a população agradece penhoradamente às duas inciativas que além de pregarem a paz, celebrou a confraternização natalina entre as famílias.

GRACINHA | O senador Romero Jucá se equilibra em skate durante inauguração do complexo esportivo.
GRACINHA | O senador Romero Jucá se equilibra em skate durante inauguração do complexo esportivo, em Roranópolis.

Jucá, o esqueitista |Responsável pela liberação das verbas para a construção do Complexo Esportivo Grêmio Novo Sul, em Rorainópilis, considerado o maior espaço destinado para o esporte, lazer e turismo da região sul do Estado, o senador Romero Jucá não só comemorou a realização como se arriscou fazer uma demonstração em um esporte perigoso: o skate. Mas só se equilibrou na prancha, claro, com a ajuda de amigos. “A população ganhou um grande presente de Natal. Este Complexo é uma obra maravilhosa, um lugar organizado. É uma grande satisfação estar trabalhando em Rorainópolis. Ainda temos outras obras em andamento como abastecimento de água e construção de escolas, enfim, são ações que vão para melhorar a qualidade de vida dos moradores ”, afirmou o senador.

Pobreza assusta

lll
POBREZA | Famílias que dependem do Bolsa Família ameaças com o corte.

A publicação do orçamento geral da Nação para 2016, expôs algo ameaçador para centenas de milhares de famílias roraimenses, beneficiárias do Bolso Família.

Conforme estudo da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 79.885 dos 174.518 atuais beneficiários roraimenses sairiam do Bolsa Família como resultado de um corte de R$ 10 bi no orçamento do Programa. Ou seja, pouco mais de 45% dos que dependentes no Estado deixariam de receber o benefício.

O levantamento revelou também que 21.877 famílias em Roraima sairiam do programa e 26.483 mil entrariam na linha de extrema pobreza.

Combatendo o vilão Aedes Aegypti

llll
EXÉRCITO CONTRA O MOSQUITO | Voluntários da Prefeitura saíram às ruas para conscientizar a população sobre as doenças. 

A Prefeitura de Boa Vista nas ruas pôs um verdadeiro exército de voluntários no combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor de doenças como dengue, chikungunya e da zika vírus. Foram mais de 1.000, todos servidores municipais, que saíram aos bairros para conscientizar à população da importância de prevenir contra as doenças antes que se tornem epidemias. A mobilização ocorreu no bairro Bela Vista, um dos mais afetados pela proliferação do mosquito e contou com servidores de todas as secretarias do município. A ação envolveu entrega de panfletos, orientações a moradores e inspeções em quintais em busca de possíveis focos de mosquitos. Todos os envolvidos passaram por capacitação a fim de melhor orientar os moradores sobre os cuidados contra a doença e proliferação do mosquito.

Teresa no comando

llll
EM AÇÃO | A prefeita Teresa aborda uma família a respeito do combate ao mosquito.

A prefeita Teresa Surita fez questão de coordenar ações de combate ao mosquito, em pleno domingo, visitando as casas e orientando os moradores. A grande novidade desta mobilização foi o uso de um aplicativo para telefones celulares que faz um georeferenciamento das ações de combate aos vetores. Nele são inseridos dados como número de focos encontrados na casa, o tipo de criadouro e quantos foram eliminados.

Boa Vista está entre as 10 capitais brasileiras com índices satisfatórios, com uma taxa de 0,9 % de infestação, considerada de baixo risco. Desde 2013, a prefeitura tem tido êxito no combate ao aedes aegypti, reduzindo de 5.841 casos confirmados de dengue para 857; isso representa uma redução de 85% dos casos. Até agosto deste ano, os bairros Operário, Pricumã e Aparecida registraram mais de 18% dos índices de infestação.

Esta ação representa a nossa guerra declarada ao mosquito Aedes Aegypti, pois não podemos deixar que nossa cidade seja afligida pelas doenças como dengue e zika. É importante que cada morador tenha ciência de sua parte nesta guerra, zelando pelo seu quintal e impedindo que a formação de criadouros do mosquito”, disse.

Jantar com a imprensa

Jornalistas e empresas de comunicação foram convidados para um jantar de confraternização, hoje à noite, pela prefeita Teresa Surita.

A reunião acontecerá no restaurante Ville Roy Grill e o convite, individual e intransferível, traz uma citação bem curiosa e misteriosa ao final do chamamento: a palavra ‘Surpresa’.

O que vem deixando muitos coleguinhas encafifados.

Pauta extraordinária

lll
JALSER | Pauta limpa hoje e amanha e decretação do recesso parlamentar.

A Assembleia Legislativa inicia hoje um verdadeiro mutirão com a finalidade de desengatar muitos projetos que ao longo do ano não tiveram a votação concluída nas Comissões Permanentes.

Ficou acertado que os deputados em comissão conjunta devem apreciar os projetos e leva-los à votação em sessões extraordinárias, hoje, e na sessão ordinária de amanhã

E amanhã, também, o presidente Jalser Renier já avisou que vai votar o Orçamento Geral para 2016 e logo em seguida decretará o recesso parlamentar.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts