Ao lado de índios de Roraima, Bolsonaro volta a defender garimpo em reservas demarcadas.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h08

Bolsonaro com índios roraimenses: garimpo nas reservas.

Em live transmitida pelo Facebook, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender que o garimpo seja liberado. Ao lado de indígenas da reserva Raposa Serra do Sol, Bolsonaro falou sobre a possibilidade de liberação da atividade, inclusive, em terras indígenas. 

De acordo com o chefe do Executivo, garimpar a própria terra é uma pauta defendida por índios e quem se coloca contrário não está a favor deles. “O índio é nosso irmão, eles querem dentista, médico, não sei qual a expectativa de vida dele, acho que está abaixo de 50 anos. Ele quer explorar sua terra, quer plantar, quer garimpar, quer ganhar a vida dele”, argumentou. 

A questão gera polêmica: um dos motivos de não ter exploração mineral em terras indígenas é para preservação da biodiversidade. A maior parte das reservas está na Região Amazônica. 

Os índios presentes disseram ser a favor da medida. “Vivemos em uma terra riquíssima, que hoje está tudo embargada. Nós vivemos um novo estilo de vida. Não há nenhuma possibilidade de vivermos da forma que viviam nossos pais”, disse. 

Para o presidente, as pessoas que dizem estar ao lado dos indígenas, na verdade, só estão querendo explorá-los. “Tem um pessoal que usa o índio como massa de manobra, para deixá-los isolados. O índio não fala a nossa língua”, disse. Com Informações | Agência Brasil

Jucá desiste da reeleição

Jucá já anunciou que não disputará presidência do MDB.

O ex-senador roraimense Romero Jucá desistiu de tentar continuar no comando do MDB nacional. Ele promete concluir a transição em setembro ou, no máximo, em outubro próximo.

Estão na briga, por exemplo, o líder do partido na Câmara, Baleia Rossi, e o ex-deputado goiano Daniel Vilela. Eduardo Braga e Simone Tebet também são nomes citados.

Além disso, os três governadores da legenda — Ibaneis Rocha (DF), Helder Barbalho (PA) e Renan Filho (AL) — não negariam a missão, mas, para serem eleitos, seria necessária uma mudança no regimento, que atualmente não permite que governadores (e também prefeitos) assumam cadeiras na executiva.

Jucá, porém, não desistiu da política: ele cogita se candidatar novamente ao Senado por Roraima em 2022, quando será eleito apenas um senador por estado.

O avanço do mercúrio

Exército destrói garimpo as margens do Rio Uraricoera.

Uma pesquisa ainda inédita da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou contaminação por mercúrio entre indígenas Yanomami de Roraima. De acordo com o estudo, 56% apresentaram índice do metal acima do limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde

A Fiocruz constatou também que o uso excessivo do mercúrio na extração do ouro, está contaminando também os rios Uraricoera (afluente do Rio Branco) e o Rio Mucajai. A nova corrida pelo ouro se dá em paralelo ao anúncio do presidente Jair Bolsonaro de que pretende legalizar a explosão mineral em áreas indígenas.

Garimpam ali, pelas estimativas das lideranças indígenas e dos próprios garimpeiros, de 10 mil a 15 mil pessoas, num universo de tensões, violência, conflitos e destruição ambiental.

O rio Uraricoera é largo, curvilíneo e margeado por uma exuberante floresta. Tem águas mais turvas do que o comum para o atual período de chuvas, um indicativo da atividade garimpeira na região, segundo a Fiocruz.

Nova Unidade de Saúde

A nova unidade básica de saúde do Raiar do Sol.

Os investimentos da Prefeitura de Boa Vista em obras atendem a todas as áreas essenciais da cidade. Na saúde, por exemplo, muita coisa tem acontecido e, ontem, 9, os moradores do bairro Raiar do Sol ganharam uma unidade de saúde novinha, totalmente reconstruída pelo município.

Esta é a terceira unidade cujo prédio passou por obras para continuar oferecendo serviços de qualidade à população. Ela recebeu nova cobertura, pintura, revestimento, instalações elétricas, hidrosanitárias, além da recepção climatizada, um espaço para crianças (playgrounds) e um fraldário.

A previsão é de que mais unidades passem por melhorias ainda este ano. A próxima será a do Délio Tupinambá, no Nova Cidade.

Em 2013, apenas sete unidades funcionavam, hoje o município possui 34 unidades básicas de saúde equipadas e em pleno funcionamento, quatro delas funcionam até meia noite.

‘Compromisso com a saúde’, reforça Teresa

Teresa posa para foto com equipe da nova UBS.

A prefeita Teresa Surita reafirma o compromisso de melhorias e ampliação das unidades.

“Essa é uma unidade muito importante aqui no Raiar do Sol, pois há uma demanda muito grande de bairros populosos em volta. Estamos entregando toda ampliada e reformada, informatizada e climatizada, com uma condição de atendimento muito boa e de qualidade para nossa população”, disse.

Teresa reforçou ainda que muitas ações têm sido feitas para amenizar o período de chuvas, que aumenta a demanda nas unidades, além da imigração.

“Hoje os nossos maiores problemas são a falta de médicos e a dificuldade de contratação, além da demanda muito grande, mas estamos fazendo seletivo emergencial e até o fim do ano um concurso”, disse Teresa.

Homenagem a Vilas-Boas

Chico é o autor da homenagem ao general Vilas-Boas.

Uma sessão plenária especial será realizada na próxima segunda-feira (12), às 16h, em homenagem ao general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, que atuou como Comandante do Exército Brasileiro entre 2015 e janeiro de 2019. O requerimento para a realização do evento foi feito pelo senador Chico Rodrigues (DEM).

O general, que hoje atua como assessor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Palácio do Planalto, ingressou no Exército em 1967, exerceu diversas funções importantes ao longo de seus 50 anos de carreira militar e foi agraciado com 14 condecorações nacionais.

Segundo Chico Rodrigues, é necessário homenagear o general, o qual descreve como último herói vivo brasileiro.

“É por seu belíssimo trabalho e contribuição de uma vida à nação e às famílias brasileiras e por considerar que deve-se ao general Eduardo Villas Bôas, na qualidade de comandante do Exército de nossa nação, a preservação da democracia brasileira, que apresento este requerimento de realização de uma sessão especial solene a fim de fazer uma homenagem em vida ao nosso querido general Eduardo Villas Bôas”, explicou o senador.

E a Betânia Almeida arregou?

Betânia recebe mimos de Denarium no gabinete palaciano.

Crítica ardorosa do governo de Antônio Denarium, no 1º semestre – com discursos duros contra o que ela chamava de ‘falência do Estado’, – a deputada estadual Betânia Almeida – a exemplo do colega Renato Silva – parece ter se curvado aos encantos do Palácio Senador Hélio Campos.

Betânia, juntamente com Yonni Pedroso, foram recebidas no gabinete de Denarium, ontem de manhã, e até foram agraciadas com um broxe oficial do Estado.

Segundo informou a comunicação do Governo, as duas conversaram sobre a importância da atuação do legislativo na formulação de projetos relevantes para o Estado, com foco no apoio ao desenvolvimento e atração de novos investimentos em Roraima. É, já não se faz mais oposição

Linha terrestre Lethen/Manaus

A reunião encerrou ontem com assinatura de vários acordos.

Ao final da IV Reunião Bilateral Brasil/Guiana, ocorrida ontem, ficou acordado entres os dois países a abertura da nova rota terrestre Manaus/Lethen(Guiana)/Manaus.

De acordo com o chefe da Assessoria Técnica para o Transporte Internacional de Cargas e de Passageiros da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Noboru Ofugi, a necessidade nasceu de uma demanda crescente de pessoas do Estado do Amazonas em busca de transporte para o País vizinho.

Outro ponto debatido e acordado foi a questão do transporte de cargas entre os dois Países. No encontro foi discutido sobre os documentos de trânsito necessários para o tráfego entre os dois Países.

Também foram debatidos assuntos como a Inspeção Técnica Veicular, uso do cinto de segurança e tacógrafo, e questões relacionadas à habilitação do condutor, bem como viagem ocasional em circuito fechado sobre a troca de informações referente às autoridades de transporte (nome, cargo, correio eletrônico e telefones) para futuras comunicações.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: