Assassinatos de indígenas crescem 22,7% em 2018, mostra relatório: Roraima lidera matança.

 Assassinatos de indígenas crescem 22,7% em 2018, mostra relatório: Roraima lidera matança.
Compartilhe este artigo

There is no ads to display, Please add some

A Coluna de Hoje | Publicada 00h07

O relatório foi divulgado pelo CIMI, em Brasília. Foto | Agência Brasil.

O número de assassinatos de indígenas no Brasil aumentou de 110, em 2017, para 135, em 2018, um crescimento de 22,7%. Os estados com mais registros no ano passado foram Roraima, onde ocorreram 62 homicídios, e Mato Grosso do Sul, onde foram contabilizadas 38 mortes.

As informações, levantadas a partir de mapeamento de casos em todo o país feito pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), estão no relatório Violência contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2018. O documento foi lançado na sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Em episódios classificados como “violência contra a pessoa”, o levantamento listou no ano passado 22 tentativas de assassinato, 18 homicídios culposos, 15 episódios de violência sexual, 17 casos de racismo e discriminação étnico-racial, 14 ameaças diversas, 11 situações de abuso de poder e oito ameaças de morte.

A pesquisa também mapeou invasões de terras indígenas, exploração ilegal de recursos naturais e danos diversos ao patrimônio dessas populações. Em 2018, a equipe responsável contabilizou 111 situações como essas. O número foi maior do que o registrado em 2017, quando o Cimi reconheceu 96 situações semelhantes. Fonte | CNBB

Jucá esclarece celeuma

Jucá esclareceu que só conseguiu liberar os recursos.

O ex-senador Romero Jucá foi obrigado a utilizar as redes sociais para esclarecer uma fofoca que se formou em torno da reforma da praça Capitão Clóvis, em fase de conclusão.

O negócio é o seguinte: em 2016 Jucá – ainda senador – intermediou a liberação de recursos de uma emenda que estava travada no Ministério do Turismo de autoria do então deputado federal Remídio Monai.

Com a obra da praça quase terminando, Jucá – óbvio – postou um vídeo em que fala de sua atuação na liberação do dinheiro. Pronto, o mundo desabou e a ‘notícia’ chegou aos ouvidos de Remídio tão distorcida que o ex-deputado contradisse o fato soltando fogo pelas ventanas.

Mas Jucá esclareceu ontem que jamais afirmara ser ele responsável pelo dinheiro, apenas intermediou sua liberação, do contrário, a emenda caducaria e a grana não viria mais.

Os fofoqueiros de plantão – próprio de Boa Vista – mais uma vez atearam fogo numa questão de interesse do povo de Roraima e, como sempre, lavaram as mãos. Mas a razão sempre vence, né não!

CPI da Saúde fará diligências

Deputados da CPI decidem novos rumos para a investigação.

A CPI da Saúde, instalada pela Assembleia Legislativa para investigar supostos desmandos na Secretaria de Saúde do Estado, fará a segunda diligência na Sesau nesta quinta-feira (26) para retirada de cópias de mais seis processos solicitados.

A decisão foi anunciada na sétima reunião da CPI ocorrida ontem, depois que alguns documentos requisitados pelos deputados não foram encaminhados pela secretária de Saúde.

Ao todo 14 processos passarão pela análise da CPI da Saúde. Assim como ocorreu na primeira diligência, feita no dia 9 de setembro, uma equipe técnica da levará à secretaria máquinas fotocopiadoras e insumos para reprodução de todos os volumes dos seis processos requisitados.
Está prevista uma reunião da Comissão, após a sessão de hoje, para deliberação de mais um passo do grupo:  as visitas às unidades de saúde gerenciadas pelo Estado.

Teresa empossa mais 49 

Novos servidores serão empossados hoje na Prefeitura.

Nesta quinta-feira, 26, a partir das 15h, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, dará posse a 49 profissionais da lista de espera do Concurso da Educação (2018). Serão 41 cuidadores, 6 pedagogos e 2 professores de Educação Física.

Os convocados através do Diário Oficial que ainda não entregaram a documentação devem comparecer à Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, na rua General Penha Brasil n° 1011, bairro São Francisco (Palácio 9 de Julho), no horário das 08h às 12h.

Para mais informações: Telefones 3621-1742 ou 3621-1747

Chico e Telmário no Conselho de Ética

Telmário será julgado por falta de decoro parlamentar.

O senador Jayme Campos (DEM-MT) foi eleito por aclamação para presidir o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado pelos próximos dois anos.

O Conselho de Ética é constituído por 15 membros titulares e igual número de suplentes, com mandato de dois anos, observado o princípio da proporcionalidade partidária e o rodízio entre partidos políticos ou blocos parlamentares não representados.

Dois senadores roraimenses integram o colegiado: Telmário Mota (Prós) e Chico Rodrigues (DEM).

E o interessante é que a primeira ação a ser julgada no Conselho após sua eleição é justamente o pedido do senador Romero Jucá para cassar ou suspender o mandado de Telmário, por falta de decoro parlamentar.

B.O. Online: agora pode

Boletim de Ocorrência OnLine já está disponível.

A Polícia Civil de Roraima instituiu disponibilizou desde ontem uma plataforma na internet que permite ao cidadão registrar via Online o tradicional B.O.

O Boletim de ocorrências pode ser encaminhado pelo endereço www.pc.rr.gov.br e pode ser feito de casa, do trabalho ou de aparelhos de smartfhone durante 24 horas do dia.

A novidade foi anunciada na manhã de ontem pelo delegado Geral da Polícia Civil, Herbert de Amorim Cardoso.

O serviço só foi possível por conta de um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Segurança do Maranhão.

Outra novidade anunciada, é que a partir de agora o cidadão poderá ter acesso também ao Atestado de Antecedentes Criminais.

Esse serviço era disponibilizado antes somente na modalidade presencial, no Instituto de Identificação.

R$ 993 mil para Rorainópolis

Haroldo:mais dinheiro para investimentos em RR.

O deputado Haroldo Cathedral (PSD) vem atuando junto ao Governo Federal pela liberação de recursos já empenhados para conclusão de obras na área da infraestrutura do Estado de Roraima.

Nesta semana, o parlamentar liberou, através de forte gestão no Ministério do Desenvolvimento Regional, o aporte de R$ 993 mil, que serão executados na conclusão da obra de pavimentação, drenagem e calçamento Distrito do Equador, no município de Rorainópolis, Sul do Estado.

Haroldo salienta que este recurso vem ao encontro de uma antiga reivindicação da população, que enfrenta sérias dificuldades de mobilidade, com as péssimas condições de trafegabilidade de suas ruas e vicinais. 

“Nossa intenção é propiciar a melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem na localidade, além de fomentar o setor produtivo com a recuperação das estradas para o escoamento da produção”, revelou.

Obras no Jardim Tropical | Com o fim do período chuvoso, as obras em vários bairros da cidade ganharam força total. E um dos vários bairros contemplados com infraestrutura é o Jardim Tropical (foto acima), localizado na zona Oeste de Boa Vista. Dentre os serviços que contemplam a localidade estão: drenagem, pavimentação e implantação de calçadas. O bairro está recebendo um total de 4,4 km de pavimentação; 3 km de drenagem e 2 km de calçadas. Os investimentos da prefeitura contemplam 19 ruas e avenidas. Os moradores comemoram os serviços que estão a todo vapor, como por exemplo, na avenida Abraão Felix Lima. Nos últimos 5 anos, mais de 125 km de ruas e avenidas já receberam obras de drenagem, corrigindo os pontos de alagamento. Mais de 195 km de ruas pavimentadas onde não havia asfalto. Além disso, foram construídas 255 km de calçadas e mais de 90 km de vias foram recapeadas, valorizando cada vez mais os bairros e os imóveis da cidade.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: