Assembleia X Governo: vai começar a batalha política de 2016.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h14

aaleaberturaaa
PALCO DA BATALHA | O Plenário da Assembleia abre hoje para o início do ano legislativo que deve ter a presença da Governadora Suely.

É esperado para hoje, logo mais às 10 horas, a presença da governadora Suely Campos (PP), no Plenário da Assembleia Legislativa. É quando ela fará a leitura da mensagem governamental que abre o ano legislativo, após os mais de 2 meses de recesso parlamentar. Os atividades efetivamente, com sessões, discursos, debates, apresentação de projetos e enfrentamentos ideológicos, começam amanhã.

E nessa semana haverá certamente um debate importante que pode definir já no início dos trabalhos como se comportarão os deputados e os grupos dominantes no decorrer do ano: os 71 vetos ao Orçamento Geral de 2016 serão apreciados e votados. Há uma grande expectativa de derrubada da maioria, pelo menos os que tratam da definição do limite de recursos para os poderes. Reajustados pelos deputados, os valores foram vetados por Suely. Além desses, há outros vetos feitos pela governadora que oporá situação e oposição em disputas vibrantes logo neste começo de atividades.

O Palácio Senado Hélio Campos não tinha confirmado até ontem se governadora Suely Campos (PP) comparecerá ou se enviará representante para a solenidade. O fato é que o momento não é muito favorável a presença de Suely no Plenário da ALE, haja vista os últimos acontecimentos que fecharam o ano de 2015 – como aprovação e posterior veto parcial à Lei Orçamentária Anual (LOA) – e colocaram Legislativo e Executivo frente a frente, em meio a uma ‘guerra institucional’ que motivou renhidas contendas nos dois lados.

Oleno, o pacificador
lll
EM AÇÃO | Oleno Matos já modificou a forma de receber as pessoas no Gabinete Civil.

O deputado licenciado Oleno Matos, que assumiu recentemente a chefia da Casa Civil, terá a difícil missão de aproximar Governo e Legislativo. O ano que passou foi de batalhas intensas, os dois lados se digladiando numa queda de braços sem fim.

Administrar a relação entre os grupos políticos na Assembleia também será tarefa de Oleno. Tentará fazer o que a antecessora ignorou: dialogar.

Recentemente o Governo ganhou dois deputados – Diego Coelho e Ângela Águida – mas perdeu Odilon Filho, que se juntou ao antigo G14. O certo é que o Governo continua com minoria.

Redução dos salários
lllll
GANHOS | A governadora Suely decidiu reduzir seu próprio salário em 20%.

Outro assunto que seguramente vai gerar polêmicas na Assembleia Legislativa é proposta de redução do salário da governadora Suely Campos, do vice Paulo César Quartieiro, dos secretários, adjuntos e gestores da Administração Indireta.

O corte, que precisa passar pelo crivo dos deputados estaduais, é uma das medidas de contenção de despesas da máquina pública, anunciadas pela chefe do Executivo em janeiro.

Para ser aprovados na Assembleia Legislativa, são necessários 13 votos. O projeto de lei trata da redução temporária dos salários em 20% pelo período de seis meses, o que representaria uma economia de R$ 2,1 milhões.

Mutirão contra o aedes
lll
FORÇA TAREFA | A prefeita Teresa Suita, junto com autoridades, participou da ação.

Boa Vista foi tomada por uma força tarefa algo jamais visto, reunindo Governo, Prefeitura, Forças Armadas, entidades públicas, voluntários, um verdadeiro mutirão para tentar bani da cidade o temido Aedes aegypti.

O danado do mosquito gosta de se esconder em água parada, lixeiras, restos de pneus, tudo que pode ser evitado pelo cidadão.

Se todos colaborarem a campanha certamente terá efeito positivo. Do contrário, um monte de gente será picado. E o danado do mosquito continuará a fazer vítimas.

Use o aplicativo
lll
MIRA RORAIMA | Através deste aplicativo você denunciar e mostrar focos do mosquito.

A população roraimense já conta com mais um canal de comunicação na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Por meio do aplicativo Aedes na Mira RR, lançado sábado pelo Governo do Estado. O software está disponível para instalação na Play Store.

O aplicativo foi cedido pelo Governo do Estado da Paraíba, e neste primeiro momento está disponível para a plataforma Android.

As denúncias de eventuais criadouros do Aedes podem ser feitas por meio de fotos e localização por geoprocessamento, e uma equipe de endemias das prefeituras municipais será acionada para fazer a eliminação. O aplicativo oferece também informações sobre os cuidados para prevenção e sobre o serviço de referência para gestantes.

Risco para a eleição
lll
AMEAÇA | Se não houver dinheiro, a urna eletrônica não será utilizada em outubro.

Não está afastado o risco de faltar dinheiro para as eleições de outubro.

A se confirmar a tendência de queda da arrecadação, farão falta os 550 milhões de reais que seriam usados para o processo eleitoral.

Que foram retirados pelos parlamentares na mesma votação em que “acharam” 508 milhões de reais para turbinar o fundo partidário.

Uma boa noticia
llll
LIVRE DA FEBRE | Roraima vacinou todo o rebanho bovino e cumpriu a meta.

Após ter sido classificado como status de médio risco para febre aftosa, o rebanho do Estado de Roraima poderá ser considerado, em breve, livre da doença.

A informação não foi confirmada ainda, mas a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) já informou quase 100% do rebanho foi vacinado contra a febre aftosa.

Falta agora a certificação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para que a carne aqui produzida possa ser exportada, finamente.

Sede própria
lll
ESCOLA MILITAR | Chagas (no centro) é o autor do projeto que criou o Colégio.

O Colégio Militar de Roraima – modelo pedagógico no ensino público estadual – vai ganhar sede própria. Os recursos no valor de R$ 10,053 milhões estão assegurados por uma emenda ao Orçamento Geral deste ano, assinada pelos deputados Coronel Chagas (PRTB) e soldado Sampaio (PC do B).

Funcionando na Academia de Polícia Integrada, o Colégio foi criado pela Lei Complementar nº 192 de 30 de dezembro de 2011, de autoria do atual vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Coronel Chagas.

E com mais de 410 alunos a estrutura da Academia se tornou pequena para comportar as duas instituições. O Parque Anauá deve ser o local mais provável para abrigar a sede do Colégio Coronel Luiz Derly Vieira Borges.

lll
RADAR ELETRÔNICO | A Ville Roy passa a ser fiscalizada por radares móveis a partir de amanhã.

Olho eletrônico | A Superintendência Municipal de Trânsito de Boa Vista irá intensificar a fiscalização de velocidade dos veículos que trafegam pelas principais vias da capital com a utilização de radares móveis a partir de amanhã, 16. Os motoristas flagrados excedendo a velocidade permitida serão multados e poderão perder a CNH. A fiscalização pode acontecer pela manhã, tarde, noite ou madrugada. Os aparelhos serão usados nas vias da cidade que registram maiores números de acidentes, como Ville Roy, Equardo Gomes, Estrela Dalva e Getúlio Vargas e outras. A Prefeitura instalou placas de aviso na Ville Roy, anunciando que ali a velocidade máxima permitida é de 60 km. Mas que o alerta não existirá nos outros locais que serão monitorados, já que a legislação de trânsito não exige que o condutor seja avisado.

Eleito do Futuro
lllll
JUVENTUDE | O TRE mira o jovens para cadastrar o maior número de eleitores.

Cumprindo o cronograma do Eleitor do Futuro 2016, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE) irá executar o Programa, pela primeira vez, na área rural de Boa Vista.

Hoje, 15, professores e alunos da escola estadual Albino Tavares, localizada no P.A. Nova Amazônia, na região denominada Boa Vista Rural, a 30km da capital, participarão de uma oficina ministrada pela Escola Judiciária Eleitoral.

Todo esse esforço do TRE é para que Boa Vista alcance a marca de 201 mil eleitores e possa ter segundo tuno na eleição deste ano, pela primeira vez.

Guarda Municipal armada
lllll
GUARDA MUNICIPAL | O convênio foi assinado entre a Prefeitura e a Polícia Federal.

Boa Vista vai poder contar com mais um reforço na segurança pública e no combate à criminalidade. Isso porque a Prefeitura e a Polícia Federal assinaram um convênio que concede o porte de armas de fogo aos integrantes da Guarda Civil Municipal.

A assinatura do convênio teve a participação da prefeita Teresa Surita e do superintendente substituto regional da Polícia Federal em Roraima, Fernando Peres. Para Teresa a ação é um compromisso firmado com a Guarda Civil, como forma de valorizar a corporação e aumentar assim a segurança.

O prazo de validade para o porte de armas será de cinco anos. Os guardas civis aprovados nos exames psicológicas e físicos terão carteira de identidade funcional identificando o porte de armas.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts