Assessores ‘aspones’ do Governo tumultuam sessão na Assembleia Legisltiva.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h20

lekkk
CONFUSÃO | Os assessores do Governo – ai no meio – foram identificados e dai o motivo do tumulto na Sessão da ALE.

Um grupo de assessores desocupados do Governo do Povo, aqueles indivíduos parasitas que ganham para não fazer nada, foi escalado com a missão de confrontar os professores em greve, ontem no Plenário da Assembleia Legislativa. E o resultado não poderia ser outro: confusão, gritaria, bate-boca e muitas provocações. Os caras estavam lá infiltrados, quietinhos até que começaram com provocações imbecis, acabaram identificados. E os grevistas partiram para um acerto de contas. Não fossem contidos pelos policiais militares, a pancadaria seria inevitável.

Os incutidos cidadãos estavam ali a mando de um Governo medíocre que se vale de um expediente escuso e velho, coisa de província, com a função apenas de tumultuar, afrontar e depois festejar essa insanidade como um feito vultoso. Se querem frear a manifestação dos professores, a postura certamente não será o confronto muito menos a banalização do movimento. A greve dos professores é legítima e tem apoio popular. Se o Governo quer de alguma forma mostrar força, que cuide de fazer a coisa certa, tratando a Educação e os trabalhadores com o dever de ofício.

Durante o tumulto entre grevistas e assessores chapa-branca, os deputados discutiam na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o pedido do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para a suspensão de contratos fraudulentos na Educação. E os professores foram cobrar a instalação da CPI do Fundeb para apurar desvio de recursos do fundo constitucional da educação.

Roraima não é uma ‘Republiqueta de Bananas’, portanto não podemos nos intimidar diante dessas provocações vexaminosas. Infelizmente ainda testemunhamos essas incivilidades simplesmente porque os que comandam o Governo de Roraima o tratam como se fosse uma bodega de esquina. Chega de tanto mediocrismo. Que povo mediano!

Chumbo grosso

llll
CORRUPÇÃO | A tenda do MPC foi instalada na Praça do Centro Cívico.

O Ministério Público de Contas de Roraima aderiu à campanha ‘Dez medidas contra a corrupção’, do Ministério Público Federal, que pretende reunir 1,5 milhão de assinaturas em todo o país para pressionar pela votação de anteprojetos de lei, que já estão no Congresso. Entre eles, o que torna crime o enriquecimento ilícito de agentes públicos.

E não por acaso, mera coincidência também não é, o MPC montou sua tenda na Praça do Centro Cívico de frente para o Palácio Senador Hélio Campos.

E o procurador geral, Paulo Sérgio Oliveira de Souza estava lá, de corpo e alma, coordenando a coleta dos registros. E pelo entusiasmo do povo, a colheita será boa.

A ponta do ‘iceberg’ 

legenda
PAULO SÉRGIO | O Governo não tem responsabilidade com a coisa legal.

O procurador Paulo Sérgio não oculta de ninguém: a representação contra a governadora Suely Campos, pedindo seu afastamento do cargo, é o começo de uma ação coordenada do MPC para não deixar sob ocultação qualquer ato administrativo do Governo.

Segundo ele, trata-se apenas do princípio de tudo, ‘da ponta do iceberg’, porque um monte de provas já colhidas, resultará em mais representações. Tanto contra a ocupante do Palácio Real como, por associação, contra secretários e gestores dos recursos públicos.

Portanto que o governo cuide de andar nos trilhos, senão, sua locomotiva pode descarrilar com muitas baixas.

Nem um prego

Outra revelação do procurador de Contas, Paulo Sérgio: tirando as lagostas, as lulas, os polvos adquiridos de forma superfaturada para abastecer a cozinha do Palácio, o Governo não comprou um prego sequer desde que assumiu, por processo legal de tomada de preço ou licitação.

E há no MPC um estudo técnico em andamento – logo logo será desvendado – onde, ao final desse ano o Governo terá contabilizado R$ 1 bilhão de superávit em relação ao orçamento de 2014.

PRTB reforça Pacaraima

ledeee
INGRESSO | Instante em Simeão assina a filiação no PRTB na presença de Chagas.

O ex-secretário de Agricultura do Estado, Simeão Peixoto, filiou-se ontem ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – PRTB. Junto com o ingresso na sigla, veio o anuncio de sua pré-candidatura à prefeitura de Pacaraima.

Ao abonar a ficha de Simeão, o presidente regional do PRTB, deputado Coronel Chagas, disse que nova aquisição é parte do planejamento do Partido para reforçar suas bases no interior do Estado visando inicialmente às eleições municipais do ano que vem e também para consolidar sua proposta de atuar mais junto às comunidades.

Nossa finalidade é conquistar o maior número de filiados, atrair novas lideranças políticas e mostrar que temos uma proposta consistente de mobilização e organização partidária”, disse o deputado Chagas.

O Impeachment de Dilma

Os líderes de oposição ouviram todos os deputados federais, por meio de questionário preenchido sob garantia de anonimato, e constatou o crescimento do apoio ao impeachment de Dilma.

Há poucas semanas eram 255 os deputados que apoiavam, agora são 286. Faltam apenas 22 dos 308 votos necessários para abrir o processo. A pesquisa tem anuência, não a participação, do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Melhorar a Internet do Norte

legedn
INTERNET | Para Jucá, Roraima não pode ficar isolado do restante do Brasil.

A Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado aprovou ontem, relatório do senador Romero Jucá que obriga que 70% dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações – Fust – destinado a serviços de internet seja voltado às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Jucá lembrou que as desigualdades regionais no Brasil se refletem também no acesso aos meios de comunicação digital, o que justifica direcionar recursos do Fust para aplicação nas regiões brasileiras menos desenvolvidas.

Temos regiões, como Roraima, com muita dificuldade de internet de banda larga. Agora teremos uma obrigatoriedade dos recursos para financiar uma infraestrutura que é fundamental para dar a mesma oportunidade de qualidade de internet a quem está numa cidade grande”, disse Jucá.

A escuridão que irrita

Esses apagões corriqueiros, verificados a todo instante em Boa Vista, só reforça a nossa certeza de que falta liderança política de Roraima no cenário nacional.

Roraima existe legalmente como Estado ente da federação brasileira há 25 anos, completados no próximo dia 5 de outubro. Será que ninguém previu que isso aconteceria?

Ai enquanto nossas dirigentes políticos teimam em nutrir essa guerrinha de vaidades políticas, enfrentamentos pessoais, a população sofre. E como sofre. Irritante!

Subindo no ranling

legend
ALMIRO | A meta é alcançar o primeiro lugar entre os TJs.

O desembargador Almiro Padilha, tem motivos para festejar: é que o Tribunal de Justiça de Roraima saiu do 25º para o 7º lugar no ranking dos Tribunais de Justiça do País, conforme Relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça.

O Relatório, que traz os dados referentes a 2014, mostra o TJRR como um dos mais eficientes, alcançando 91,2% de desempenho no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus).

Na avaliação do presidente Almiro Padilha, este resultado representa o esforço de todos os setores e principalmente o envolvimento dos servidores e magistrados que integram a corte. 

llll
FELICIDADE | A prefeita Teresa entre servidores e gestores, na apresentação da Pesquisa do Clima.

Pesquisa de clima | sorrisos, descontração e aplausos sobraram no encontro com a prefeita Teresa Surita e a equipe do Braços Abertos – vinculado à Secretaria Municipal de Gestão Social. A reunião faz parte do Programa Servidor de Valor, idealizado pela Prefeitura de Boa Vista. Os secretários, coordenadores e diretores de outras secretarias também marcaram presença, promovendo uma verdadeira interação com os colegas de trabalho. Um dos momentos marcantes foi a apresentação do resultado da Pesquisa de Clima Organizacional, feita pela prefeita. A pesquisa é uma ferramenta inovadora que avalia o grau de satisfação dos servidores em relação ao ambiente de trabalho e a gestão dos superiores.  

Quando eu digo que tenho a melhor equipe do mundo, eu falo sério e provo com resultados. Hoje apresentamos a Pesquisa de Clima Organizacional feita com a equipe do Braços Abertos e o resultado não poderia me deixar mais feliz. Essa equipe mostrou que é apaixonada pelo que faz”, disse a prefeita.

 Lá vem o ponto biométrico 

geee
CONTROLE | Jalser vai instalar ponto o ponto biomérico na Assembleia.

A promessa do deputado Jalser Renier de implantar o controle de frequência dos servidores da Assembleia Legislativa através do Ponto Biométrico, está se consumando.

Foi assinado contrato com a empresa E.F.A. Thomé para a aquisição de relógio de controle biométrico, incluindo instalação, configuração e treinamento de pessoal. E a bobina de papel, claro, para a impressão do ponto na entrada e na saída do serviço.

Para consolidar o projeto Assembleia fará um investimento insignificante para a importância da iniciativa: vai gastar apenas R$ 50,820,00. 

Telmário festeja Ciro

ggg
FILIAÇÃO | Telmário deu às boas vindas a Ciro Gomes que ingressou no PDT.

O senador Telmário Mota festejou a filiação do ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, ao PDT. Lembrou que Ciro começou sua vida pública aos 25 anos como deputado e destacou o relevante papel prestado pelo político no Ceará, no Nordeste e a toda a nação.

Telmário deu boas vindas aos novos integrantes do PDT e desejou que todos juntos possam construir uma história e um projeto de governo para o futuro.

Ciro Gomes não veio para o PDT como uma candidatura construída, mas ele veio se somar a um projeto que o partido está preparando para o nosso país. Quero dar boas vindas ao Ciro, ao Cid e a todo seu grupo”, disse.

Dinheiro bom

Senado aprovou projeto de lei que prevê a transferência de R$ 1,95 bilhão da União para estados e municípios como forma de compensar a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos destinados à exportação. Os recursos são referentes a restos a pagar do Orçamento de 2014.

De acordo com o projeto, o pagamento dos R$ 1,95 bilhão será efetuado aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios em quatro parcelas iguais de R$ 487,5 milhões até o último dia útil dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2015.  O texto estabelece que, do montante dos recursos que cabe a cada estado, a União repassará 75% ao próprio estado e os 25% restantes vão para os municípios.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts