Baixas no Governo de Suely: Kalil Coelho (Saúde) e Kardec Jakson (Fazenda) são exonerados.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h17

llll
KALIL | Secretário pediu demissão em caráter irrevogável e postou decisão em grupo de WhatsApp, em redes sociais.

Eu não recebi a confirmação da Comunicação do Palácio, até o fechamento da coluna – embora tenha requerido – mas está decretada a exoneração de dois importantes secretários da equipe da governadora Suely Campos: Kalil Gibran Coelho (Saúde) e Kardec Jakson dos Santos (Fazenda). E há ainda a possibilidade de que a ex-secretária Selma Mullinari retorne ao primeiro escalão governista, agora na condição de secretária da Cultura. O Governo não se pronunciou sobre as exonerações, portanto, mais tarde aqui na coluna estaremos dando detalhes sobre o desdobramento desses fatos inespeardos.

As primeiras notícias sobre essas defecções no Governo foram publicadas pelo colega Marcelo Ribeiro, em seu espaço no Facebook – ‘Notícias do Quarto Poder’. Mais tarde fontes ligadas ao próprio Palácio Senador Hélio Campos me confirmaram que são verdadeiras. E logo em seguida Kalil fez a manifestação, em um grupo do Instagram, onde faz agradecimento à Suely e ao esposo da governadora, Neudo Campos, por terem confiado nele. E relata algumas realizações em sua gestão, mas não cita as razões do pedido de exoneração em caráter irrevogável.

Kalil diz que mesmo tendo saído de sua zona de conforto como médico bem sucedido e sem experiência em gestão pública, aceitou o desafio para não se omitir diante do seu povo, já que é roraimense de nascimento. O médico endocrinologista César Dias Pena, substituirá Kalil na Saúde. Quanto a Kardec, sua saída surpreende a todos pois além de sua capacidade técnica certificada, tinha boa relação com a equipe de Governo.

Enfim, Oleno na Casa Civil
lllll
OLENO | Desafio de tentar harmonizar relação do Governo com grupos políticos e o povo.

Como foi informado aqui na Coluna, em primeira mão, o deputado estadual Oleno Inácio de Matos (ainda no PDT de Telmário Mota) foi entronizado ontem na Casa Civil do Governo.

Na sua fala Oleno assumiu o compromisso de estreitar o relacionamento entre o governo e os demais poderes, atuando politicamente, inclusive junto aos municípios e entidades sociais. A cerimônia de posse ocorreu no final da tarde desta terça-feira, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

Estaremos em constante diálogo com a Assembleia, precisamos disso. Acredito que o Legislativo precisa de uma atenção especial do Executivo e, aqui na Casa Civil, exerceremos essa atribuição”, disse Oleno.

Danielle ocupará mansão de Brasília
lll
A MANSÃO | A Representação do Governo está alojada nesta casa em área nobre de Brasília.

Com a mudança na Casa Civil a primeira filha da governadora, Danielle Araújo, vai ocupar a mansão do Lago Sul de Brasília, alugada por R$ 35 mil mensais para abrigar a representação do Governo de Roraima na capital do País.

Danielle sai sem deixar sua marca, uma referência sequer. A única lembrança de sua atuação foi naquela desastrosa tentativa de invadir a Sede do Poder legislativo, quando os deputados discutiam um pedido de afastamento da Governadora, feito pelo Ministério Público de Contas.

Até ontem o Governo não havia informado o destino do ex-senador Mozarildo Cavalcante, desalojado do Escritório de Brasília. Quanto a vaga de Oleno, será ocupada hoje pelo suplente Chicão da Silveira, às 11 horas, no Plenarinho da Assembleia.

Boa Vista nas Olimpíadas Rio 2016
lll
TERESA | Boa Vista vai fazer a melhor recepção entre as capitais para receber a Tocha Olímpica.

Boa Vista entrou de vez no clima das Olimpíadas 2016. Ontem a prefeita Teresa Surita recebeu no Palácio 9 de Julho a equipe do Comitê Organizador dos Jogos, junto com o ministro do Esporte, George Hilton.

O grupo veio tratar da logística que será empregada na passagem da Tocha Olímpica que estará aqui o dia 18 de junho. O fogo simbólico percorrerá outras 330 cidades brasileiras até agosto, quando ascenderá a Pira Olímpica no Rio de Janeiro. Boa Vista será a 47ª cidade a receber a Tocha, com 155 condutores que percorrerão 32 km, passando pelos principais pontos turísticos da Capital.

Em seu discurso a prefeita Teresa Surita ressaltou que Boa Vista é a sexta capital que mais pratica esporte no país, de acordo com a última pesquisa do Ministério da Saúde e seu grande desafio e torna-la a melhor capital do Norte para se viver.

No comando dos jogos
lll
MARQUINHOS | Função importante no Ministério e no comando dos Jogos Olímpicos.

Na comitiva do ministro George Hilton, a presença destacável do roraimense Marcos Jorge, presidente regional do PRTB, atual Secretário Executivo do Ministério do Esporte.

É a segunda função mais importante na entidade e está sob os cuidados de ‘Marquinhos’ parte do programa de execução dos jogos olímpicos.

É dele também a responsabilidade de cuidar da política nacional de desportes do Ministério.

Shéridan cobra o que não deve
lllll
GRITARIA | Shéridan denuncia falta de compromisso do Governo e desvio de recursos.

A deputada federal Shéridan Esterfany Oliveira (PSDB) comandou o maior programa puramente assistencialista no Estado – disfarçado de social – no Governo de seu ex-marido Zé Anchieta.

Ações genuinamente eleitoreiras que só serviram ao seu projeto político. E de escada para sua campanha. Tanto que foi eleita a deputada mais votada na eleição passada.

Mas seus programas não tinham consistência. Sem base, ruíram. Não sobraram nem lembranças. Ai, agora, a Shéridan, em vídeos no Facebook e na propaganda política do seu Partido, vem cobrar moralidade e compromisso com o social. Num se enxerga não, deputada?!

Retorno ao trabalho 
lll
INÍCIO | Os vereadores retomaram os trabalhos ontem na Câmara, em Sessão Solene.

Os vereadores de Boa Vista retornaram ao trabalho legislativo ontem, em Sessão Solene. Na ausência da prefeita Teresa Surita coube ao vice-prefeito Marcelo Moreira ler a tradicional mensagem do governo municipal.

O presidente Edilberto Veras falou da importância de atender as necessidades da população e ressalvou que apesar de ser ano eleitoral, os trabalhos na Câmara não sofrerão nenhum tipo de prejuízo.

Veras destacou que a Mesa Diretora vai continuar com o modelo de gestão participativa, por meio do qual o Legislativo e Executivo conseguiram êxito nas ações que efetivamente garantiram mais qualidade de vida para as pessoas.

Paulinho, o cara de pau

Paulinho Linhares, secretário-adjunto de Saúde do Estado, vereador licenciado, representou a governadora Suely ontem na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal.

Deram-lhe o microfone. Ai soou os impropérios. Foi cobrar justamente atenção da Prefeitura para a Saúde Pública Municipal.

Mas logo você, Paulinho?! Todos lembram de sua desastrosa gestão como secretário de Iradilson. De tão ruim quase levou ao fechamento o Hospital Infantil Santo Antônio, que hoje passa por reformas e obras de expansão.

Estádio Canarinho: agora vai! 
llll
VISITA | O ministro esteve no Canarinho e prometeu liberar verbas para concluir a obra.

O esporte de Roraima terá de volta, em breve, sua mais tradicional arena de futebol. Mais de 75% das obras do Estádio Flamarion Vasconcelos, o Canarinho, já estão concluídas. A previsão de entrega à população é no início do segundo semestre deste ano.

Na manhã de ontem o ministro do Esporte, George Hilton, e o secretário-executivo do Ministério, Marcos Jorge, que estão em viagem oficial a Roraima, visitaram as obras do estádio acompanhados do secretário de Infraestrutura do Estado, Flamarion Portela.

A comitiva acompanhou o andamento da obra, que já está num estágio bem avançado. E o final da visita o ministro garantiu que dará celeridade para que os recursos federais alocados para a obra sejam liberados e a conclusão da reforma seja feita o quanto antes.

llll
SINALIZAÇÃO | A Prefeitura está utilizando tinta especial e tecnologia nova para sinalizar as avenidas da Capital.

Maior durabilidade | A Prefeitura de Boa Vista introduziu a pintura termoplástica, ou quente (como é popularmente conhecida), na sinalização horizontal das principais avenidas da capital, demarcando pistas, faixas e linhas divisórias de fluxo. Em três avenidas, além do Centro Cívico, o serviço foi concluído pelas empresas contratadas.  A obra começou pelo entorno da Praça do Centro Cívico. Concluídos os serviços, as equipes seguiram para as avenidas Ene Garcez, Ville Roy e, no último final de semana, a pintura foi implantada na Brigadeiro Eduardo Gomes. Com isso, as faixas de sinalização terão excelente durabilidade e elevado grau de retro-reflexão, o que contribui para que os condutores da capital trafeguem dentro das normas estabelecidas. A pintura quente é aplicada pelo método mecânico, formulada com resinas sintéticas de alta qualidade, micro esferas de vidro, pigmentos estáveis ao aquecimento e à luz ultravioleta. Outras características são: alta resistência à abrasão e boa estabilidade térmica, proporcionando excelente visibilidade noturna.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts