Batata na chapa: secretário de Saúde do Estado é denunciado por irregularidades.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Publicada 00h15

Boa Vista | RR

legenda
IRREGULARIDADES | Deputados apuraram e identificaram que uma empresa do secretário fez vendas para a Saúde. 

Deputados da Comissão Especial Externa, da Assembleia Legislativa, querem que o secretário de Saúde do Estado, Kalil Coelho, seja afastado de suas funções imediatamente. Uma apuração nas ações do secretário identificou uma série de irregularidades na execução dos planos emergenciais da Secretaria, como substituição de empresa sem licitação e pagamento sem notas de empenho.

Descobriu-se até – o que é gravíssimo – que uma empresa que pertence ao secretário Kalil tinha contrato com a pasta que ele comanda. O que é mais grave, segundo denunciou o deputado George Melo é que a empresa de Kalil fez venda diretas à Secretaria sem licitação.

Além do pedido de afastamento do secretário Kalil, os deputados vão encaminhar o relatório conclusivo aos órgãos de controle do estado, inclusive ao Ministério Público Federal (MPF), em razão da Sesau receber verbas federais, por meio de convênio. O relatório conclusivo será enviado à Mesa Diretora da ALE-RR, para votação em Plenário, onde será votado também o afastamento do secretário de Saúde.

Novos servidores na PMBV 

legenda
RODRIGO E TERESA | Posse a mais um grupo de servidores.

A saúde pública de Boa Vista ganhou um reforço ontem com a posse de 46 aprovados no concurso público realizado em 2012. São biomédicos, bioquímicos, cirurgiões-dentista, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutrição, dietética e laboratório que vão compor os quadros da Secretaria Municipal de Saúde. O ato de posse foi presidido pela prefeita Teres Surita,

Os novos servidores terão 15 dias para entrar em exercício. Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Jucá, eles vão suprir uma carência na rede de Atenção Básica e no Hospital da Criança Santo Antônio.

Nós estamos expandido a rede, estamos aumentando os serviços. Com certeza, cada um desses novos servidores vai nos ajudar de uma maneira muito especial a melhorar ainda mais a saúde do município”, contou Rodrigo

1.108 empregos firmes

legenda
MEU EMPREGO | Servidores tomando posse na Secretaria de Saúde.

Das 1.114 vagas abertas no concurso público de 2012, a prefeitura já chamou 1.108 profissionais. 

A prefeita Teresa Surita falou dos avanços na área de saúde do município nos últimos dois anos, dos desafios pela frente e da contribuição dos novos servidores. Segundo ela, a saúde é prioridade e o município está investindo mais do que a lei manda para melhora a qualidade do serviço

Existe o compromisso todos os dias, de olhar pra saúde, de estar preocupado com a condição de trabalho, e de que juntos, possamos cada dia crescer, diminuir o tempo de espera nas unidades de saúde, melhorar a qualidade do atendimento. O trabalho que precisamos apresentar, além de técnico, é um trabalho humano também”, ressaltou Teresa.

E Selma fugiu do embate 

legenda
MANIFESTANTES | Frustração total pela ausência de Selma na ALE.

Selma Mulinari foi convocada pelos deputados estaduais mas não compareceu para dar explicações de suas atitudes consideradas hostis, na sessão marcada para ontem na Assembleia Legislativa. Em vez disso, enviou ofício pedindo a prorrogação da convocação para o dia 18, terça-feira.

Plenário absolutamente lotado, todos aguardam pela presença de Selma. Pois havia uma grande possibilidade de que muitas questões fosse debatidas ali, uma vez que Selma não recebe o líderes grevistas em seu gabinete.

O ato de Selma, já que se trata de convocação, pode lhe render um processo por crime de responsabilidade e desobediência legal. Teve deputado defendendo que a secretária deva ser leva a depor na forma coercitiva, obrigada por via judicial.

Indignação coletiva

Quando os líderes grevistas – principalmente os indígenas – souberam que a secretária não compareceria os professores ficaram indignados e gritaram palavras de ordem pedindo a saída de Selma Mulinari do cargo.

O presidente do Sinter, professor Ornildo Roberto, lamentou o que disse ser desrespeito da secretária Selma Mulinari para com a categoria e disse que diante da sua omissão, fica claro que ela não tem compromisso nenhum com a Educação de Roraima muito menos com os professores, que clamam por melhorias.

Exoneração imediata

legenda
GANHANDO CORPO | O movimento Fora Selma ocupa todos os espaços.

 Exoneração imediata da secretária Selma. É esse o pedido feito pelo comando de greve dos professores indígenas e do Sinter que estiveram no final da arde reunidos com deputados da base governista.

Mário Nicásio, representante do Conselho Indígena de Roraima (CIR), garantiu que se as reivindicações não forem atendidas e a secretária não for exonerada da pasta, a greve deve prosseguir por tempo indeterminado.

O presidente do Sinter, professor Ornildo Roberto, também entende que a situação da secretária Selma Mulinari ficou insustentável e que o melhor para o governo e para os professores é que ela seja exonerada.

Fogueira das vaidades

legenda
SEM PRESSÃO | Neudo hesitará em demitir a cunhada Selma.

Mesmo acuado, é vidente que o Governo não vai promover a demissão de Selma Mulinari. Apesar de todos os apelos populares.  Porque estaria admitindo seu fracasso.

E o Neudo Campos, o Consultor, é vaidoso aos extremos, capaz de carregar o ego agarrado no próprio corpo, jamais aceitará pressões nem de dentro, tampouco de fora.

Mas fui informado que Selma não esquentará a cadeira na Educação por muito tempo: o governo já vislumbra três nomes para o cargo: a professora Ana Freitas, que já serviu ao governo de Neudo, o professor Raimundo Nonato Mesquita, que foi reitor da UNIVIRR e um professor importado do Amazonas.

Noção de organização 

legenda
FORA SELMA | Boneco da secretária no poste.

Impressionante a organização dos povos indígenas nessa manifestação de greve dos professores estaduais.

Aliás, os índios são a grande estrela da paralisação, porque além de dispostos, são participativos. Atendem ao chamamento do comando de greve, ocupam os espaços e deixam sua mensagem.

Ontem dependuraram um boneco de Selma em um poste na Praça do Centro Cívico e a noite promoveram o ‘enterro’ simbólico da secretária, com direito a cruz e velas acesas pelas calçadas. Eles aceitam por fim ao movimento. Desde que Selma seja exonerada.

Que apito que nada… 

legenda
UNIDOS E ORGANIZADOS | Os índios são as estrelas da paralisação.

E os índios não querem apito: eles querem a demissão de Selma Mulinari. Ontem, no Plenário da Assembleia, todos portavam cartazes com frases em que pedem a ‘cabeça’ da secretária.

“Nós não temos diálogo com ela. Vocês conhecem a arrogância dessa senhora”, disse Mizaque Souza, coordenador da Organização dos Professores Indígenas de Roraima.

Aliás, os índios também entraram na onda hitech: havia um monte deles curtindo o momento, fazendo selfies da paralisação e ao tempo todo no whatsapp teclando com os parentes.

Gastando saliva 

legeda
QUASE SEM FÔLEGO | O líder Brito defendendo o indefensável.

Chega a ser deprimente e doloroso o esforço do líder Brito Bezerra. Tá gastando saliva à toa em sua defesa do Governo do Povo. É a tal coisa, defendendo o indefensável. Percebe-se que o anteparo de Brito não surge tanto efeito, pois a cada vez que ele se profere, o eco de reprovação que vem das galerias é ensurdecedor. Embora compreensível, a choradeira do líder não surte efeito algum.

Deteriorando as raízes

legenda
PERDENDO AS ORIGENS | Sampaio abandonou a índole socialista.

O deputado Soldado Sampaio, cuja notoriedade política foi alcançada pela defesa dos interesses das minorias e pelo seu engajamento com os movimentos sociais, está irreconhecível agora que embarcou na nau governista.

Sentiu ontem a repulsa popular, justo daqueles que tanto defendeu no passado e que esteve ao lado deles em momentos de crise.

Tomou uma tremenda e sonora vaia quando foi argumentar e tentar contemporizar com discurso pegajoso e viscoso, a ausência da secretária Selma Mulinari, na Sessão de ontem. Desagradou e deixou dolentes seus antigos ‘camaradas’.

Jucá e o Agenda Brasil

legenda
AGENDA BRASIL | Reunião no Senado em busca de novas saídas.

O Senado Federal começou a discutir o projeto que reonera a folha de pagamento de vários setores da economia. O anúncio foi feito pelo senador Romero Jucá após reunião dos senadores com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Jucá também esteve no Palácio do Jaburu, com o vice-presidente Michel Temer. A reunião teve como objetivo apresentar a Agenda Brasil ao ex-presidente Lula. Ele disse disse que a Agenda Brasil é um projeto bicameral, que não começa nem termina somente no Senado.

Parque do Lavrado não!

legenda
ÂNGELA | Não podemos aceitar novas áreas de preservação.

A senadora Angela Portela reforçou apelo ao governo federal quanto à definição do Parque Nacional do Lavrado.

Segundo ela, os agricultores e a população em geral temem que áreas produtivas sejam destinadas à unidade de conservação.

– Não podemos mais ceder áreas produtivas, até porque mais de 80% das terras de RR já são protegidas. 

 

vivendadocamarao
DELÍCIAS DO MAR | Vivenda do Camarão põe à disposição do roraimense o que há de melhor em frutos do mar.

Vivenda do Camarão | Chega a Boa Vista, pelo esforço, determinação e força de vontade do coleguinha Rui Figueiredo, uma das mais tradicionais redes de frutos do mar do pais: a premiadíssima loja fast food Vivenda do Camarão. Rui, agora empreendedor, está finalizando sua abertura na praça de alimentação do Roraima Garden Shopping. E para juntar o útil ao agradável, será servido o geladíssimo Chopp da Brahma como acompanhamento. Portanto, apurem o paladar.

Pé de página

E ontem à noite, para agravar mais ainda o que já está desarranjado na Educação, a governadora Suely convocou ao Palácio o procurador Geral do Estado.

Quer encontrar uma fenda que permita a destituição do Conselho Estadual de Educação.

Se a ideia é essa, vai atrair ainda mais a fúria contra si e enfrentará problemas na Justiça.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

 

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts