Boa Vista vista de cima. Presidente Dilma esnobou o povo de Roraima.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Publicada 00h20

Boa Vista | RR

lehennda
BEM DE LONGE | Dilma não fez o menor esforço para ficar mais próxima da população boa-vistense.

A presidente encontrou em Boa Vista um pouco de afago e absorveu energia para resistir e enfrentar seu inferno austral, mas foi deselegante com a população local, ao visitar a única capital no extremo norte do Brasil, localizada acima da Linha do Equador, na última sexta-feira, dia 7. Boa Vista mesmo, Dilma só viu de cima.

A presidente chegou de avião e desembarcou na Base Aérea. Depois subiu num helicóptero da FAB e deslocou-se até o bairro da inauguração das casas, do programa social Minha Casa, Minha Vida. Terminou o protocolo, falou ofegante dos problemas que enfrenta atualmente, ai pegou o helicóptero de volta à Base Aérea, subiu no avião presidencial e se mandou de volta a Brasília.

Simplesmente esnobou o povo roraimense. Não teve a dignidade de pelo menos percorrer de carro o percurso que a levou ao evento. Ela esteve aqui pela primeira vez em 2009, quando ainda era Chefe da Casa Civil do Governo Lula. O discurso morrento de Dilma só ganhou aplausos de petistas que foram arrebanhados para a solenidade. A passagem da presidente por aqui certamente não deixou marcas nenhuma. Absolutamente nenhuma.

Aguenta pressão 

legenda
ACOMPANHADA | Em Boa Vista Dilma recebeu apoio e afagos.

Em meio a uma crise política no país e uma reprovação de 71%, segundo a última pesquisa do Instituto Datafolha, a presidente Dilma Rousseff disse, na visita relâmpago que fez a Boa Vita, que está no cargo pela legitimidade do voto e que ninguém vai tirar a legitimidade que o voto deu a ela.

“Voto é a fonte da minha legitimidade e ninguém vai tirar essa legitimidade que o voto me deu”, afirmou Dilma.

Ela fez mais um esforço para implementar a agenda positiva e tentar afastar a crise política – mas o fantasma do impeachment assombrou o discurso da petista Lembrando que já viveu na época da ditadura, Dilma disse que o Brasil hoje é uma democracia que respeita a eleição direta pelo voto popular. Ao dizer que aguenta ameaças, Dilma contou que já sofreu esse tipo de pressão contra a própria vida.

Fazer mais, com menos…

legenda
BOA VISTA FELIZ | Teresa destacou as qualidades da capital roraimense.

A prefeita Teresa Surita aproveitou a presença da presidente Dilma, na sexta, para fazer propaganda de Boa Vista, claro. Afinal é a única capital brasileira acima da Linha do Equador. Ela contextualizou Boa Vista e descreveu suas principais características, entre elas, o fato de sermos uma cidade-estado. Teresa ressaltou ainda que a cidade está entre as 50 melhores para se viver do Brasil.

 Nós aprendemos a fazer mais com menos, pois somos a cidade que menos recebe recursos no país, mesmo assim, conseguimos fazer aplicação de forma correta e com transparência. Queremos ser a melhor capital em qualidade de vida do país, porque este lugar aqui é abençoado”, disse Teresa.

Suely por ela mesma

legenda
SEM DESTAQUE | Governadora falou de problemas corriqueiros do Estado.

Antes de Dilma expressar suas magoas e aflições, a governadora Suely se pronunciou. Nenhuma surpresa. Fez aquilo que se espera dela. Leu um discurso mau montado, sem virgula, sem ponto final. Foi apenas Suely no estado natural.

Mas a governadora apelou à Dilma apoio do Governo Federal para garantir que criação do Parque Nacional do Lavrado não ocorra em áreas produtivas.

Além disso, ela solicitou intervenção da presidente na construção do Linhão do Tucuruí, que pode pôr fim da dependência de Roraima da energia da Venezuela. E por fim veio com aquela lorota de que Roraima necessita instalar uma aduana em Guanta, ai no pais vizinho. No final do discurso, Suely convidou Dilma Rousseff a voltar Roraima em breve, para entregar os 2.992 apartamentos do Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, em Boa Vista.

Quero lonjura

legenda
NEM AI | Jucá não foi receber a presidente Dilma na Base Aérea.

Romero Jucá não foi recepcionar a presidente na Base Aérea. Perguntado o motivo, respondeu na lata: “Ôxente, tú achas que eu vou me escorar em quem só tem 7% de aceitação? Eu quero é distância!”. Mas Jucá foi ao local da inauguração das casas do programa social do Governo. Afinal de contas, o dinheiro para erguer as casas é fruto de sua atuação parlamentar

Os micos de Telmário 

legenda
BRAÇO ERGUIDO | Telmário repetiu gesto dos petistas presos no Mensalão.

Novamente lamentosa, deplorável mesmo a postura do senador Telmário Mota por ocasião da visita de Dilma a Roraima.

Dentro do avião presidencial, sentado no encosto da poltrona e agarrado ao cangote de Dilma, Telmário gravou e postou um vídeo no Facebook com adulações ao extremo e falando um monte de asneiras. Percebe-se claramente o incômodo da presidente. Balançando a cabeça em sinal de protesto e constrangida, Dilma diz: “meu Deus, vou te falar viu…!”.

Mais tarde, na solenidade, Telmário ergueu o braço, copiando o reconhecido gesto dos petista José Genoíno e Zé Dirceu quando foram presos no rumoroso caso do Mensalão.

Candidato ao Governo

E o senador Telmário já espalhou entre pessoas mais próximas que está pavimentando sua candidatura ao Governo de Roraima em 2018. E um deputado estadual questionou: mas você num é aliado da governadora Suely? – Não importa. Eu vou romper com Neudo. Mas não abro mão de ser candidato, respondeu.

Vizinho falido

legnda
VENEZUELA FALIDA | Mesmo assim é a parceira preferida de Neudo.

A crise político-administrativa da Venezuela tirou da mesa dos ‘hermanos’ sua principal matéria prima: a farinha de trigo, ou harina pan.

E mais, um duro golpe do governo afetou as industrias Polar, maior produtora de alimentos e de cerveja do pais. Sem cerveja, o Venezuelano não vive.

Mas essa crise é ignorada pelo consultor do Governo, Neudo Campos, que insiste na teimosia de ter a Venezuela como principal parceiro comercial.

As batatas do Neudo

legnda
QUARTIEIRO | Roraima foi transformado em lugar para malfeitores. 

O vice-governador Pulo Cesar Quartieiro voltou a espicaçar o governo estadual. Desta vez voltou-se contra o marido da governadora Suely, Neudo Campos.

“Enquanto o Brasil pipoca em crises, com ameaças de impeachment da presidente, aqui em Roraima o consultor do governo quer plantar batatas no lavrado para produzir biocombustível. Isso só pode ser brincadeira de péssimo gosto”, disse.

Quartieiro afirmou que Roraima tem um déficit de lideranças e o governo perdeu completamente a credibilidade. “Isso aqui virou valhacouto (abrigo seguro) para malfeitores”.

legenda
COMUNICAÇÃO | O presidente Jalser oficializou as atividades da TV Assembleia, em solenidade ocorrida na última sexta-feira.

A TV ALE está no ar | Em solenidade grandiosa e com louros políticos para o presidente Jalser Renier, claro, a Assembleia Legislativa pôs no ar, na sexta-feira, dia 7, a TV Assembleia. Em canal aberto, será sintonizada em 57.2. Apoiado pelas mais expressivas lideranças políticas do Estado e respaldado por uma penca de autoridades, Jalser faz um discurso positivo. “É um momento histórico para o Parlamento e para a sociedade roraimense”, disse. E Jalser falou mais: “a TV ALE vai aproximar a população do trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo, uma vez que será possível acompanhar as sessões ao vivo, entrevistas e programas com temas de interesse da população roraimense”.

O cotidiano da sociedade, as demandas de saúde, segurança, educação e cultura, serão foco de matérias, documentários e entrevistas veiculadas pelo canal 57.2”, disse o parlamentar.

 Dia filiação no PRTB 

legda
MOBILIZAÇÃO | O PRTB recebeu novos filiados e se reforça para 2016.

Comandado pelo deputado estadual Coronel Chagas, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – PRTB – fez uma grande festa para receber novos filiados e lideranças estaduais. O encontro aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa, no último sábado, dia 8.

O objetivo do Partido é engordar suas fileiras. Mais, preparar a sigla para enfrentar as eleições municipais do ano que vem. E o deputado Chagas pensa alto: acredita que serão lançados candidaturas a prefeito e vereadores em Boa Vista e na maioria dos municípios roraimenses.

O evento atraiu lideranças expressivas de vários municípios e conquistou dezenas de novas filiações. O Plenarinho da ALE ficou lotado durante toda a mobilização.

praça revi
REVITALIZADA | Prefeitura iniciou no sábado as restauração da Praça.

Um novo Centro Cívico

A Prefeitura de Boa Vista deu iniciou as obras de revitalização da Praça do Centro Cívico. Por isso, o local vai ficar interditado. A obra consiste em: revitalização do piso, construção de uma guarita para a Guarda Municipal e de uma lanchonete. Além da implantação de um anfiteatro pequeno, que em nada vai atrapalhar e não precisará mexer na estrutura atual da praça e nem no Coreto. Nenhuma árvore do local será cortada, todas serão mantidas. Os R$ 988.081,07 para esta 1ª etapa virão do Ministério do Turismo.

Greve geral dos professores

lll
PARADA GERAL | Professores iniciam hoje a paralisação das aulas.

O aviso já está rodando nas emissoras de Rádio e TV de Roraima e nas redes sociais: os professores da rede estadual decretam greve geral, a partir de hoje, por tempo indeterminado, em protesto: primeiro pela falência da educação no Estado, depois pelo descumprimento de acordos firmados no primeiro semestre quando o governo prometeu uma penca de coisas e não cumpriu nada, inclusive o que motivou o fim da greve naquela época. Mas o caldou entornou e os trabalhadores em educação do Estado decidiram parar de novo.

O presidente do Sinter, Ornildo Roberto, informou que nenhum representante do governo havia dado sinal favorável às solicitações que foram encaminhadas e, não havendo alternativa, a necessidade obrigava a deflagração da greve.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts