Bolsonaro chega hoje a Roraima após defender campo de refugiados para venezuelanos.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h10

Venezuelanos continuam chegando a Roraima e pedindo refúgio na sede da Polícia Federal.

O pré-candidato do PSL à Presidência, deputado federal Jair Bolsonaro (PSJ), chega hoje a Boa Vista para visita política e para participar do lançamento da pré-candidatura do investidor Antônio Denariun ao Governo de Roraima.

Bolsonaro pretende visitar uma unidade militar em Boa Vista, a um encontro do partido para algumas filiações e, à noite, fará palestra com empresários. Antes participa de solenidade no CTG, às 19 horas.

Em 14 de março Bolsonaro defendeu em entrevista aos jornais do sul do país a construção de campos de refugiados para receber venezuelanos que chegam a Roraima, fugindo da crise e das perseguiçoes no país vizinho.

Na entrevista, Bolsonaro afirmou que “calculam” que Boa Vista tenha em torno de 40 mil venezuelanos e declarou que “nós já temos problemas demais aqui”.

“Se vamos incorporar àquele exército que recebe Bolsa Família, quem vai pagar isso aí? Vamos aumentar impostos?”, disse. O pré-candidato acrescentando que Roraima está fadado ao fracasso por causa da “política ambiental indigenista”.

Bolsonaro lidera pesquisas de intenção de voto em cenários sem a presença do ex-presidente Luiz Inácio da Silva.

Migração: deputados pedem informações

Deputados querem saber real situação dos venezuelanos que continuam refugiados em Roraima.

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar o movimento de imigração de venezuelanos para o estado de Roraima entregou ao diretor da Polícia Federal, Rogério Galloro, um ofício pedindo esclarecimentos sobre as medidas que têm sido tomadas para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade.

O documento, entregue pelo coordenador da comissão, deputado federal Carlos Andrade (PHS), questiona a instituição sobre o contingente de policiais que estão atuando no controle da fronteira; quais procedimentos são adotados para controlar a entrada de imigrantes no Brasil, e se há previsão de recursos extras para auxiliar a atuação da PF no estado.

A comissão também quer saber sobre a realização do censo dos imigrantes venezuelanos, prometido pelo governo federal no início do ano. E cobrou dados sobre o tráfico de armas, de drogas e a situação de violência na região, além de previsão de reforço ao sistema local de segurança.

A PF adiantou algumas informações aos membros da comissão, mas disse que vai responder o ofício formalmente. Estima-se que cerca de 40 mil venezuelanos tenham se instalado em Pacaraima.

A comissão externa da Câmara iniciou os trabalhos no início de março para avaliar o impacto negativo do fluxo migratório na região. Os oito membros do colegiado pretendem traçar um diagnóstico dos problemas enfrentados pela população local e pelos imigrantes, discutir ações de assistência emergenciais e verificar o cumprimento das garantias dos direitos humanos. Fonte | Agência Brasil

Mais interiorização

Venezuelanos foram levados em aviões da FAB para São Paulo e Cuiabá.

O secretário Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, Luiz Pontel de Souza, afirmou ontem que o Governo estuda a realização de um segundo programa de interiorização de migrantes venezuelanos.

De acordo com secretário, o comitê federal que trata sobre o assunto, presidido pela Casa Civil, já trabalha com a perspectiva da organização de novas viagens para deslocamento dos migrantes, atualmente concentrados em Roraima, para outras regiões do País. As datas para novas ações serão definidas de acordo com questões operacionais.

As informações foram dadas durante o lançamento da terceira edição do Refúgio em Números, preparado pelo Ministério da Justiça com dados sobre a chegada de estrangeiros que solicitam o registro no País.

O trabalho  mostra que 2017 foi o ano em que o Brasil mais recebeu pedidos de refúgio nos últimos sete anos. Foram 33.866. Desse total,  mais da metade (53%) era composta por venezuelanos. Em seguida, estavam cubanos (2.373) e haitianos (2.362).

A demanda de pedidos de venezuelanos explodiu em relação ao ano anterior. Em 2016, pessoas que vivem naquele país fizeram 3.375 solicitações de refúgio.

Enquadramento: falta pouco

O relatório aprovado de Jucá vai apressa o processo de enquadramento dos ex-servidores.

O relatório do senador Romero Jucá da Medida Provisória 817 foi aprovado por unanimidade na tarde de ontem na Comissão Mista do Congresso.

O relator apresentou três emendas que vão beneficiar ainda mais servidores, como os que atuaram na Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público e prefeituras.

Ao contrário do que muitos esperavam a sessão foi tranquila, a maioria dos parlamentares fez suas perguntas ao relator que respondeu a todas e tirou as dúvidas existentes.

Com essa aprovação a MP segue para o plenário da Câmara Federal e depois para o Senado. Depois dessas etapas, é só correr para o abraço.

Pedir desculpas, isso sim!

Suely anunciou com pompas o pagamento de salários, atrasados. E só para administração direta.

A governadora Suely Campos já se acostumou de viver de ostentação. E foi isso que ela fez ao anunciar o pagamento de salários, com atraso, dos servidores da administração direta.

Ora, isso é obrigação de um administrador de estado. Ela deveria pedir desculpa porque está atrasando o pagamento todos os meses.

O caso dos servidores das indiretas e das empresas de economia mista ainda é mais complicado, pois nunca sabem uma data certa para receber seus salários. Esse é o governo do barulho e nada mais.

Asfalto novo 

A avenida Mário Homem de Melo está recebendo asfalto novo em alguns trechos.

A avenida Mário Homem de Melo, uma das mais movimentadas da capital, está sendo recapeada. A recuperação do asfalto ocorre em um trecho de 850 metros que se estende da avenida Bandeirantes a Imigrantes, no bairro Buritis. Todo esse trecho irá receber 918 toneladas de asfalto.

A recuperação asfáltica é feita após a obra de drenagem executada na avenida. No total, o bairro Buritis está recebendo cerca de 5 km de rede de drenagem que vai facilitar o escoamento das águas das chuvas.

Os serviços executados na avenida trarão benefícios para motoristas e moradores da região. “Muitos veículos passam por essa avenida diariamente. É importante que o asfalto esteja em boas condições”, disse motorista Frank Magalhães.

Sarampo: prorrogada a vacinação

A campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada em todo o Estado até o dia 21.

A campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada por mais 10 dias, em Roraima, segundo confirmou a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau).

Entretanto, mesmo após o término da campanha, a imunização ficará disponível em todas as unidades de saúde do Estado, como preconiza o Ministério da Saúde (MS).

Até o momento, mais de 88 mil pessoas foram aos postos médicos da capital Boa Vista, segundo dados do executivo municipal.

Conforme dados atualizados do boletim epidemiológico, Roraima tem 244 casos notificados de sarampo, sendo 59 confirmados.

Boa Vista concentra a maior parte dos diagnósticos com 163 casos notificados e 46 confirmações. Em seguida aparece Pacaraima e Cantá. Após dois meses desde o primeiro caso confirmado, dez municípios têm casos notificados da doença.

Removendo o entulho | As equipes da Patrulha da Chuva seguem executando serviços de limpeza por toda cidade. As ações tiveram início em março e fecharam o primeiro mês com o quantitativo de 330 toneladas de resíduos removidos dos canais e valas. Os serviços estão sendo feitos antecedendo a chegada do inverno para evitar que os transtornos do período sejam os menores possíveis. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente e ocorrem durante todo o ano, mas os serviços de limpeza são intensificados antes, durante e depois do inverno. São serviços como: capina, roçagem, recolhimento de entulhos e galhadas, limpeza bocas de lobo, canais, valas e bueiros.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: