Bolsonaro diz que picaretas ‘protegem’ reserva Yanomami em Roraima e no Amazonas.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h10

Bolsonaro recebeu lideranças indígenas ontem no Planalto. Foto | Agencia Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem (17) que, se a Fundação Nacional do Índio (Funai) não fizer o que os índios querem, cortará “toda a diretoria” do órgão. Bolsonaro deu a declaração ao receber algumas lideranças indígenas no Palácio do Planalto. O encontro foi transmitido ao vivo em uma rede social.

“Assim como o povo brasileiro tem que dizer o que eu vou fazer como presidente, o povo indígena é que diz o que a Funai vai fazer. Se não for assim, eu corto toda a diretoria da Funai e botamos gente como vocês lá dentro para não atrapalhar quem quer o progresso, quem quer o desenvolvimento, quem quer o bem do Brasil”, declarou o presidente.

Em um momento do encontro no Planalto, Bolsonaro ouviu reclamações de uma liderança indígena Yanomami de Roraima, apresentada como Timóteo. Segundo essa liderança, “todo mundo está sofrendo” na região porque a Funai, conforme ele, “não observa os Yanomamis, ninguém visita, ninguém dá apoio para esporte ou educação”. “Tudo isso está faltando”, acrescentou o índio.

Ainda no encontro do Planalto, a líder indígena apresentada como Resineia, da Raposa Serra do Sol, também fez algumas reclamações. Disse, por exemplo, que o Exército e a Funai “machucam os índios e jogam o ouro” extraído pela população local e, por isso, eles querem o apoio do governo federal.

Bolsonaro, então, respondeu a ela afirmando que confia na PF e no Exército. Acrescentou que se reunirá com os ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Sérgio Moro (Justiça) nesta semana para discutir o que foi apresentado pelos índios.

“No nosso governo, tenha certeza que isso não vai acontecer mais. Mas é um alerta. Com toda certeza, isso acontecia anteriormente porque você está falando a verdade aqui. Isso tem que deixar de existir. Eles são os donos da terra. Ponto final. Terra demarcada, terra respeitada, sem problema nenhum”, disse Bolsonaro.

O presidente, então, voltou a dizer que os índios “têm condição de decidir o futuro, e ponto final”. Fonte | TV Globo/Brasília.

Interesse nas riquezas minerais

Bolsonaro quer que índios explorem as riquezas minerais.

Bolsonaro disse que a reserva Yanomami em Roraima é “riquíssima” e, por isso, “picaretas” afirmam querer proteger a região, mas estão interessados na riqueza que há na área.

“A reserva Yanomami é riquíssima, por isso que tem ONG dizendo que está defendendo índio lá. Se fossem umas terras pobres, não teria ninguém lá defendendo. Ninguém. Como é rica, estão esses picaretas internacionais, picaretas dentro do Brasil, alguns picaretas dentro do próprio governo dizendo que protegem vocês”, afirmou.

Segundo o presidente, os índios Yanomami precisam explorar a região de forma “racional”.
Apologia ao ditador

Telmário continua causando constrangimento no Governo Federal. Foto | Agência Senado

Telmário Mota classificou ontem, em pronunciamento no Senado, que considera equivocada a opção geopolítica do governo brasileiro em apoiar as sanções econômicas dos Estados Unidos contra a Venezuela.

A cada investida de Telmário em manifestar interesse na proximidade com Nicolás Maduro – inimigo público do Governo Brasileiro -, o senador roraimense atai a fúria de Jair Bolsonaro, que já declarou não reconhecer o ditador Maduro como governante do país vizinho.

As imagens de Telmário em reunião com Maduro no Palácio Miraflores, em Caracas, causou um tremendo mal-estar na diplomacia brasileira. Temário agiu por conta própria e ainda mandou um recado ao presidente Donald Trump para que esqueça a Venezuela ‘e vá cuidar do seu quintal’.

Nas suas redes sociais predominaram os comentários negativos. Teve internauta que até sugeriu a criação de uma campanha para que Telmário ficasse na Venezuela, sem necessidade de retomar ao território brasileiro.

Em Brasília muitos políticos graduados sugerem que Telmário deveria ser chamado às falas no conselho de ética por ter visitado e fazer mesuras ao tirano vagabundo Nicolás Maduro, que o Brasil e mais de sessenta países consideram usurpador.

Pagar salário é obrigação 

O Governo fez festa para entregar 4 ambulâncias aos municípios. Foto | Secom RR

Sem ter muito o que mostrar como realização do seu governo nesses quase 4 meses de gestão, Antônio Denarium vai se valendo de pequenos acontecimentos para se manter na mídia.

Ontem a comunicação usou espaços nas redes sociais e promoveu a distribuição de releases para anunciar que o pagamento dos salários de todos os servidores do Estado – diretos e indiretos – acontecerá no dia 29 deste mês.

Não deixa de ser uma notícia boa, evidentemente, mas o pagamento de salários de servidores é um dever do Estado, portanto, não tem necessidade de se promover o ato como propaganda de Governo.

E de tão inepto, ontem o Governo fez festa no Salão Nobre do Palácio para entregar 4 ambulâncias para municípios de Roraima.

A Comunicação de Denarium anunciou esse inexpressivo feito como um avanço para a saúde estadual. Como diria meu amigo Isaias Maia: “isso é brincadeira, meu patrão!”.

Procon-AL auxilia clientes

Servidores do Procon/ALE na agência do Banco do Brasil. Foto | SupCom/ALE

O Procon Assembleia realizou na manhã desta quarta-feira (16) uma ação educativa na agência do Banco do Brasil (BB), no bairro Liberdade, para alertar os clientes sobre seus direitos. A ação faz parte de uma parceria com a instituição financeira, que tem o intuito de melhorar a prestação de serviço aos consumidores.

Conforme o advogado do Procon Assembleia, Samuel Weber, a ação conjunta é resultado de uma reunião com a Superintendência-Geral do BB, que tratou das demandas recebidas pelo Procon Assembleia com relação ao atendimento. “O banco abriu as portas para o Procon Assembleia orientar os clientes, porque entende que a parceria vai melhorar o atendimento e o consumidor vai se sentir mais seguro”, explicou o advogado.

Essa parceria permitirá desmistificar a ideia errônea de que o Procon Assembleia está apenas para  penalizar os fornecedores. A meta do órgão, que busca o cumprimento dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), é divulgar os que amparam tanto quem recebe quanto quem presta serviços.

A saúde no ambiente de trabalho

Weber Negreiros coordena o programa Servidor de Valor. Foto | Secom PMBV

A Prefeitura de Boa Vista, por meio do programa Servidor de Valor, promoveu na manhã de ontem, 17, a palestra “Ergonomia e saúde no trabalho”. O evento aconteceu no Auditório do Palácio 9 de Julho.

Ergonomia trata de um conjunto de disciplinas que tratam da organização do trabalho onde existam interações entre seres humanos e máquinas. Isso envolve questões como postura corporal e o tempo de exercício de atividades.

O tema faz parte da campanha Abril Verde, criada para a implantação de uma nova cultura para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O objetivo é garantir segurança, tranquilidade e melhores condições de trabalhos para os servidores.

Weber Negreiros, coordenador do Programa Servidor de Valor, enfatizou a importância da palestra, destacando que esta é mais uma ação do programa voltado para a segurança e medicina do trabalho dos servidores municipais

Serviços esenciais na Páscoa | A Prefeitura de Boa Vista informa que neste feriado da Paixão de Cristo, 19, as repartições públicas municipais, incluindo as escolas e as unidades básicas de saúde não funcionarão. Serão mantidos apenas os serviços essenciais: coleta de lixo domiciliar, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio, serviços da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e a Central de Atendimento 156.Na quinta-feira, 18, não haverá aula nas escolas municipais. Conforme o Calendário Escolar 2019, o dia não é considerado letivo. Na sexta, 19: Feriado Nacional – Os ônibus circularão com 85% da frota e ostáxis lotação funcionarão às 8h às 12h. No sábado, 20/04: Os ônibus circularão com 85% da frota e os táxis lotação funcionarão normalmente das 6h às 14h. No domingo, 21/04: Os ônibus circularão com 75% da frota e os táxis lotação funcionarão das 08h às 12h.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: