Bolsonaro é um enganador: agora promete energia sem fio para Roraima. Acredite se quiser…

Compartilhe nosso conteúdo!

Ele vive a proclamar que morre de amores por Roraima. Chegou a dizer se fosse “Rei de Roraima” (que pilhérico) transformaria isso aqui num novo Japão. Mas não foi capaz de destravar um processo aparentemente simples para trazer energia de Manaus para abastecer Roraima, o único estado isolado do Sistema Integrado Nacional (SIN).

Ele atende pelo nome de Jair Messias Bolsonaro, o presidente da Nação Brasileira que já chegou a reunir o Conselho de Defesa Nacional para armar um teatrinho político e declarar a obra do Linhão de Tucuruí como de interesse nacional. Mas não passou disso.

Logo que assumiu o governo, em Janeiro, Bolsonaro vai tagarelando, aqui e acolá, que Roraima é a “Joia da Coroa”. Prometeu o licenciamento da obra par março, depois estendeu para junho, para outubro, foi cozinhando o galo e acaba que 2019 terminou e Tucuruí não saiu do papel.

Mas Bolsonaro continua encantado por Roraima e nos enganando. E para não deixar de ser o Boslonaro que todos conhecemos, veio com novo embuste logo nesse início de ano: uma ideia maluca de trazer energia para Roraima sem uso de elementos físicos de transmissão, ou seja, abastecer o Estado com energia sem fio.

O presidente disse que vai no próximo mês aos Estados Unidos para conhecer uma solução de “transmissão de energia elétrica sem meios físicos”, mas a tecnologia apontada por Bolsonaro como eventual solução para problemas de suprimento em Roraima é algo distante da realidade, improvável de ser aplicada atualmente, segundo especialistas.

A afirmação do presidente a jornalistas, no entanto, causou estranhamento entre especialistas, que apontaram que sistemas para transmissão de eletricidade sem fio, quando existem, são ainda experimentais e aplicáveis apenas em pequena escala e curtas distâncias.

“Em fevereiro vou estar nos Estados Unidos, vou lá visitar empresários, que são militares… vão me apresentar transmissão de energia elétrica sem meios físicos. Se for real, de acordo com a distância, que maravilha! Vamos resolver o problema de energia elétrica de Roraima passando por cima da floresta”, disse Bolsonaro.

Ou seja, o ano mal começou e o presidente que quer ser “Rei de Roraima” continua a nos iludir com esse sonho de energia confiável, e nos tirar do pesadelo das termelétricas.

Contatos – www.peronico.com.br– emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts