Bolsonaro vai propor pagamento de royalties para índios por mineração em reservas demarcadas de Roraima.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h13

Bolsonaro quer proporcionar meios para que os indígenas se integrem verdadeiramente à sociedade.

O presidente eleito Jair Bolsonaro voltou a criticar a atual política indigenista e afirmou que vai “proporcionar meios para os índios” se “integrarem à sociedade”.

Ele criticou a atual política de demarcação de terras indígenas. O presidente eleito disse que vai sugerir que índios de Roraima recebam royalties em troca da exploração de minério na terra deles.

“O grande problema que temos aqui é que as políticas indigenistas e ambientais não trabalham em prol do Brasil. Trabalham em prol de interesses extra-território brasileiro, devemos ter cuidado com isso. O Brasil é o país que mais preserva o Meio Ambiente”, afirmou.

Segundo o presidente eleito, o órgão indigenista impede que o índio tenha “um tratamento adequado”. “O índio quer médico, quer dentista, quer televisão, quer internet. Vamos proporcionar meios para que o índio seja igual a nós”, disse Bolsonaro.

“Cada vez que um governo do passado saía para fora do Brasil, ele recebia de forma passiva e servi, pressões por demarcações de terras indígenas. Eu quero o bem estar do índio. Quero integrá-lo à sociedade. O nosso projeto é fazê-lo igual a nós. Eles têm as mesmas necessidades. Ele quer médico, dentista, televisão, internet”, disse o futuro presidente.

Que vergonha hein Suely?

Os agentes penitenciários estão passando por necessidades por falta de salários. Foto | Facebook

O governo de Suely tem que ser lembrando como o pior entre todos os que ocuparam o Palácio Senador Hélio Campos desde a transformação de Roraima em Estado.

A coisa é tão vergonhosa que ontem o Sindicato dos Agentes Penitenciários – em greve por fata de pagamento de salários – informou que fará, a partir de hoje, uma campanha de arrecadação de alimentos e fraldas descartáveis, para socorrer os agentes penitenciários que estão passando por Grave necessidade.

As doações podem ser deixadas na cadeia pública masculina, Av. Benjamin Constant, Centro, onde os agentes estão concentrados em protesto.

O leilão do Mafir

O Matadouro Frigorífico está sendo leiloado para pagar dívidas junto a Eletrobrás.

O mais antigo e tradicional matadouro de Roraima, pertencente ao Estado, vai a leilão: O Mafir será vendido para pagar um débito milionário junto a Eletrobrás por não pagar conta de luz há anos.

Na semana passada juiz Jarbas Lacerda de Miranda, da 4ª Vara Civil, rejeitou um pedido da Codesaima, administradora do Mafir, para anular o leilão.

A batalha na justiça se dá entre a Eletrobrás e a Companhia há seis anos devido a uma dívida de aproximadamente R$ 5 milhões que o governo tem com a estatal.

Atraindo indústrias

Denarium reuniu-se com dirigentes da fabricantes de sucos Camp. Foto | Facebook

O governador eleito de Roraima, Antônio Denarium (PSL) publicou ontem em sua página no Facebook, a informação de que iniciou tratativas com os empresários Isael Pinto, da General Brands, fabricante do Suco Camp, e Bernardino Costa, da General Trade do Brasil, ambas sediadas em São Paulo, para instalação de uma fábrica de suco em Roraima.

Em sua postagem, Denarium lembra que os sucos Camp têm como principais mercados consumidores os estados da Região Norte e a Venezuela. Daí o seu entendimento de que Roraima pode ser um ponto estratégico para logística de produção e distribuição das empresas.

“Durante a campanha uma das minhas principais bandeiras foi a de trabalhar para desenvolver e mudar a nossa matriz econômica. E a aproximação com potenciais investidores será uma constante na minha gestão (…) Vou trabalhar incansavelmente para que esse e outros investimentos se tornem realidade no meu governo”, disse.

O interesse dos governadores

O Congresso vai votar o projeto de cessão onerosa que beneficia estados e municípios.

Os governadores das regiões Norte e Nordeste estão atentos às pautas da Câmara dos Deputados e do Senado desta semana.

Na terça-feira (4), por exemplo, deverão ser votados na Câmara o projeto que trata da securitização da dívida ativa e o da cessão onerosa do gás e petróleo. No Senado, há um projeto que complementa o projeto da cessão onerosa que tramita na Câmara.

Os governadores também deverão ter encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski para tratar das ações relativas aos repasses federais para os estados e municípios.

União europeia apoia migração

Mais de 85 mil venezuelanos já entraram no Brasil, utilizando a fronteira em Pacaraima.

Desde 2015 mais de 85 mil venezuelanos e venezuelanas procuraram a Polícia Federal para solicitar refúgio ou residência no Brasil. A maior parte dessas pessoas chega ao país por via terrestre, cruzando a fronteira em Roraima.

Para oferecer atendimento humanitário a essas milhares de pessoas, várias agências da ONU têm trabalhado na região junto com o Governo Federal.

E, desde julho de 2018, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) estão recebendo apoio da União Europeia para intensificar e aprimorar esses esforços.

O projeto é financiado pela União Europeia por meio do seu Instrumento de Contribuição para a Estabilidade e a Paz (IcSP, da sigla em inglês.

A magia do Natal | A noite desta sexta-feira, 30, foi marcada pelo acendimento da grande árvore de natal e da chegada do Papai Noel no Parque Germano Augusto Sampaio, localizado no bairro Pintolândia. Moradores do bairro e adjacências lotaram as dependências do parque para prestigiar a ação que já faz parte do calendário de eventos culturais da cidade desde 2013, na gestão da prefeita Teresa Surita, e tem como objetivo promover o renascimento do sentimento de amor, cuidado, de paz e o reencontro de famílias. A programação contou com a apresentação da banda Infanto-juvenil do Instituto Boa Vista de Música seguida pelo acendimento da árvore que possui 18m e lindos detalhes nas cores prata e azul, além de milhares de luzes em Led, um festival de magia que encantou a todos os presentes.

Natal da Paz 

Famílias se confraternizam na praça Germano Sampaio junto com o Papai Noel.

Como ocorre todos os anos, desde 2013, a Prefeitura de Boa Vista fez a instalação de luzes de natal em diversas partes da cidade. Ao todo, foram contemplados 18 bairros com iluminação e decoração natalina, sendo 1.100 árvores decoradas, 14.500 piscas-piscas e 1,4 milhão de lâmpadas de Led.

As programações de fim de ano vão culminar com o espetáculo Natal da Paz, marcado para acontecer no dia 15 de dezembro, na nova Praça de Eventos do Germano Sampaio, que será entregue especialmente para esta festa. Será um auto de Natal, contando de forma bastante diversificada a história do nascimento de Jesus.

Finalmente inaugurada

A Casa da Mulher Basileia finalmente será entregue hoje à população de Roraima.

O governo de Suely passou os quatro anos anunciando a conclusão do projeto da Casa da Mulher Brasileira. Mas nesta segunda-feira (03), finalmente será realizada a cerimônia de inauguração da CMB de Boa Vista.

O serviço permite a integração de instituições que atuam no processo de enfrentamento à violência contra a mulher e maior humanização no atendimento. A CMB, que foi projetada para atender até 200 pessoas por hora, se trata da principal ação do Programa Mulher, Viver sem Violência, desenvolvido pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM).

A Casa reúne Juizado Especial, Núcleo Especializado da Promotoria, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, alojamento de passagem, brinquedoteca, apoio psicossocial e capacitação para a sua autonomia econômica.

A unidade em Roraima está situada no bairro de São Vicente, em Boa Vista, e representa um investimento de R$ 10,5 milhões do Governo Federal para construção. Soma-se ao montante mais 8 milhões, a título de manutenção, que serão liberados por meio de convênio celebrado entre Governo Federal e Governo Estadual.

I, Robot”: CCTI é campeã

Equipe de Robótica do CCTI da Prefeitura foi a grande vencedora do “I, Robot”.

A equipe, “I, Robot” do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista, recebeu o 1º lugar do maior torneio de Robótica da região Norte, o First Lego League (FLL), realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em Manaus.

Formada por dez estudantes, que são eles: Luciano Sampaio, João Ribeiro, Reldson Souza, Matteus Andrade, Sophie Nascimento, Ereu Santana, Hugo Santos, João Henrique Dias, Lucas Costa e Karinny Feijó, a equipe vencedora levou a premiação principal do torneio “Champion’s Award”, que destaca a melhor avaliação de todos os quesitos da competição: no desafio/desafio do robô, no Projeto de Pesquisa e no Core Values.

Além do troféu e medalhas, o resultado garantiu a classificação para a etapa nacional do FLL, que acontecerá em março no Rio de Janeiro, reunindo as equipes de todo o Brasil. A instrutora, Keila Costa, ressaltou que foram três meses de preparação para alcançar o objetivo.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: