Caça aos donos de terrenos baldios: quem não limpar, vai pagar.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de hoje | Publicada 00h12

A Prefeitura de Boa Vista resolveu endurecer.  E demorou! Ordenou uma medida absolutamente dura e rigorosa, porém necessária, contra proprietários de terrenos baldios na capital, que por desleixo, desmazelo e má vontade, não cuidam devidamente do imóvel, abandonando-o em meio ao matagal e imundices, contribuindo seriamente para o espargimento de criadouros de insetos e mosquitos transmissores de doenças e animais peçonhentos.

Foram identificados ao todo 1.350 proprietários de terrenos baldios, localizados nos diversos bairros da capital que já receberam notificações da Secretaria Municipal de Finanças, sobre a infração que eles cometem quando não mantém os imóveis “limpos, capinados e isentos de qualquer matéria nociva à saúde da vizinhança e da coletividade”.

Essa infração está prevista na Lei nº 18, que trata do Código de Postura Municipal, em seu artigo 136. O código ainda ressalta que “quando o proprietário não cumprir as determinações deste artigo, o órgão municipal competente deverá notificá-lo a tomar as providências cabíveis dentro do prazo de 15 dias, contados da data da notificação. E se teimar em não promover a devida limpeza será multado em R$ 237,00 por autuação e mais R$ 23,70 por dia –  até que o terreno seja limpo. Conforme o balanço do primeiro trimestre apresentado pela secretaria, o bairro Paraviana é o campeão de denúncias na Central 156, com 98 registros. Em segundo lugar, está o bairro Cidade Satélite, com 61 ocorrências, seguido do bairro Centenário, com 45 vistorias realizadas.

A medida da Prefeitura é absolutamente necessária e já deveria ter sido imposta há mais tempo. É comum verificarmos em todos os bairros de Boa Vista verdadeiros lixões sobres terrenos que são abandonados pelos donos. E muitos deles se localizam em bairros nobres como Paraviava, River Park e Caçari, Parque Caçari, Aparecida, Bairro dos Estados e até no centro. Pior o matagal geralmente é queimado o que gera ainda mais transtornos para o moradores desses bairros,

Chá pra quê mesmo…?

O Salão Nobre do Palácio não estava lotado para o Chá com a Imprensa, onde suely falou dos 100 dias do seu governo.
O Salão Nobre do Palácio não estava lotado para o Chá com a Imprensa, onde Suely falou dos 100 dias do seu governo.

O Chá com a Imprensa, conforme o convite, deveria ser para reunir a imprensa em torno das comemorações pelos 100 dias do governo de Suely.

Mas o que se viu foi um Salão Nobre quase vazio. Tinha mais secretários, assessores e alguns poucos deputados do que jornalistas.

Dos quase 100 convites distribuídos para os coleguinhas menos da metade compareceu. E nem precisa aqui ficar especulando as razões. Afinal de contas Suely realizou o que mesmo nesses 3 meses e 10 dias de administração?

Ah, ouvi de um coleguinha que bom mesmo no chá só a xícara de chocolate quente que tomou…

cha impren
“Foram os piores dias de minha vida como politica”, disse a governadora.

‘Não estou satisfeita’ 

Para espanto de todos a governadora Suely cunhou duas frases que são bem emblemáticas para definir a ausência de ações que consolidem seu governo nesses três meses iniciais:

“Não estou satisfeita” e “A máquina já começou a funcionar”. Foi assim, melancolicamente, que se pronunciou a governadora. Mas perai, a máquina começou a funcionar…? quer dizer que estava estacionada até agora?

Mas Suely é otimistas. “Muitos passos foram dados e, claro, agora a população vai começar a visualizar”, garantiu. É, vamos ver.

Tempos de agonia

Mas num ponto temos que reconhecer: a governadora é sincera em reconhecer que enfrentou uma situação hidrófoba nesses primeiros dias do seu governo.

“Foram os dias mais difíceis da minha vida política. Os números sinalizam avanços, que são consideráveis, mas precisamos de mais. Encontramos um cenário arrasado que não deu para ser recuperado em cem dias”, desabafou.

E classificou o sistema prisional como o calo seco do seu governo. “o que há de mais desumano e traumático que já vi”.

Uma coisa aqui, outra acolá…

E Suely foi pontuando algo que acha que fez, Como reformar uma escola, comprar um saco de comida para a merenda escolar, adquirir alguns pacotes de remédios, nomeou alguns servidores concursados, mas não há nada de notabilidade que possa consagrá-la como uma administradora extraordinária.

Não há uma obra sequer que tenha sido iniciada em seu governo. Está tudo por ser iniciado na educação, infraestrutura abandonada, asfaltamento de estradas, recuperação da saúde decadente, segurança afundando, não há um programa social descente e nem nada, absolutamente nada em germinação para a geração de emprego.

Enfim, não há quase nada a mostrar. Essa é a verdade e não se trata de perseguição ou acossamento ao seu governo.

Oh, Pizzollati…

Pizzollati: o secretário queridinho da governadora Suely.
Pizzollati: o secretário queridinho da governadora Suely.

E como não poderia ficar escondido, o assunto Pizzollati foi apostilado no Chá com a Imprensa.

Sobre as críticas recebidas por ter nomeado o ex-deputado catarinense para uma Secretaria Extraordináriaela disse acreditar que ele vai ajudar no desenvolvimento do estado.

“Tudo que se manda para ele resolver em Brasília, ele resolve. Então, acredito que foi uma ‘aquisição’ muito boa”, concluiu.

Rede Cidadania

Mas para não dizer que não germinaram flores no jardim do Governo, podemos afirmar que há flores sim. A governadora Suely criou o programa Rede Cidadania de quem se espera algo considerável em defesa das famílias de pouca posse.

Vai atender vário segmentos da sociedade, em especial os jovens, os idosos, as pessoas especiais, as mulheres, além das áreas sociais, de segurança alimentar, emprego e renda, habitação e esporte.

O governo garante que vai alcançar 30 mil pessoas nessas áreas, promovendo capacitação, criando condições necessárias, estimulando-as, fazendo com que essas famílias possam se sustentar e sair do assistencialismo puro. A proposta é boa. Vamos torcer para que dê certo!

Cadê o Neudo?

Neudo, marido e mentor: ausente no encontro de ontem.
Neudo, marido e mentor: ausente no encontro de ontem.

Mas há algo de estranho, muito estranho no Reino dos Campos. No dia em que Suely mais precisou dele, seu principal mentor não estava lá.

Neudo Campos não foi ao Chá com a Imprensa. E ai não testemunhou a esposa anunciar o ressurgimento do Bem-Morar, programa bem sucedido do governo dele que foi sucesso absoluto como ação social com a construção de casas para famílias carentes.

A ausência do mentor dela, aliás, gerou muitos fuxicos. E cada um mais intricado e peludo eu outro.

Mais endividamento

O governo voltou a colocar à disposição dos servidores públicos efetivos estaduais a opção de empréstimo financeiro consignado em folha.

E anuncia isso como se fosse um acontecimento notável. Ai é que está o engano, pois quase 100% dos funcionários estaduais já estão pendurados nos bancos justamente por essa oferta enganosa de que tomar dinheiro emprestado com desconto em folha é uma coisa boa.

Seria mais razoável se a proibição de realizar novos endividamentos perdurasse por pelo menos mais um ano até que todo mundo equilibrasse suas finanças.

A porta foi fechada… agora! 

Agora só terá acesso ao Plenário os ver
Agora só vereadores e convidados terão acesso ao Plenário da Câmara.

Diz o adágio popular que o brasileiro só fecha a porta depois que tem a casa invadida e é roubado.

Exatamente isso que acontece na Câmara de Vereadores e Boa Vista. Veio por meio de nota que a partir de agora, depois que o território foi invadido por jornalistas atrevidos da Rede Globo, alguns procedimentos serão adotados para evitar acumulo de pessoas nas dependências do Plenário, inclusive privando o acesso de coleguinhas da imprensa.

A medida está absolutamente certa.Plenário é o recinto para debates entre parlamentares. E da forma que se encontrava, aquele furdunço todos os dias ali na beirada do Plenário, só gerava tumultos e alvoroços. Tá certo o presidente Edilbero Veras. Tem colocar ordem na Casa.

dedo verdeeeDEDO VERDE | Para celebrar os 22 anos de projeto Dedo Verde, comemorado nesta terça-feira, 14, a Prefeitura de Boa Vista preparou uma programação especial com blitz em vários pontos da cidade, com a entrega de sementes e panfletos sobre o programa. Os adolescentes estarão a partir das 9 horas, na Praça Barreto Leite. Serão distribuídas sementes de uma planta chamada Crotalaria. Ela ajuda no combate ao mosquito da dengue.

Cadê o meu dinheiro?

Professores temporários que dão aula na educação básica do município do Cantá, estão há quatro meses sem receber salários.

Segundo eles, estão atrasados os salários dos meses de novembro e dezembro de 2014, além das remunerações de fevereiro e março deste ano.

Segundo um professor lotado em uma creche na Vila São Raimundo, por várias vezes ele procurou a Secretaria Municipal de Educação do Cantá, mas a resposta sempre é a de que os salários serão pagos no mês subsequente. Que maldade. E a governadora ainda tem a coragem de dizer que houve avanços na educação.

melancia marcelo cabral
O deputado Marcelo Cabral participou do evento em Normandia.

Festa da melancia

Uma das maiores e mais tradicionais festas do interior de Roraima ocorreu no fim de semana em Normandia. O XIII Festival da Melancia – Feira de Agronegócios levou mais de cinco mil pessoas ao município que mais produz melancia no Estado.

Afeiçoado e apoiador do evento, o deputado Marcelo Cabral destacou que os produtores chegaram a uma produção de excelência com a colheita de frutos acima de 20 kg, mas alertou que ainda é necessário um maior incentivo para que a área cultivada seja ampliada e traga renda para outros produtores.

– É necessário trazer mais incentivos e assistência técnica para que pessoas possam iniciar o cultivo e obter lucros com a venda do produto.

foto burlescaA foto | Esta imagem distribuída pela Comunicação do Governo em que uma arte sacra é oclusa – ou coberta – pela metade com uma placa publicitária, durante solenidade no Salão Nobre do Palácio, deu o que falar… todas as opiniões foram adversas.  Contra a difusão da foto, claro.

 CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts