Câmara cria 11 mil cargos para a administração federal.

 Câmara cria 11 mil cargos para a administração federal.

Brasília- DF- Brasil- 26/02/2014- discussão do Projeto de Lei 7370/14, que discute mudanças na legislação para coibir o tráfico nacional ou internacional de pessoas. Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados

Compartilhe este artigo

There is no ads to display, Please add some

A Coluna de Hoje| Publicada 00h15

Sessão da Câmara dos Deputados de votação do PL 4330 sobre terceirização de mão de obra.  Brasília (DF) 08.04.2015 - Foto: José Paulo Lacerda
11 MIL: Sessão da Câmara dos Deputados de votação do PL 6244 criando milhares de empregos públicos.

Com impacto anual estimado em R$ 958 milhões, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados, aprovou a criação de 11.028 cargos para provimento na administração pública federal. Os postos estão divididos entre as áreas da saúde, educação e segurança pública. 

De autoria do Executivo e aprovado na última terça-feira (30/6), o Projeto de Lei 6244/2013 seguirá agora para análise do Senado, exceto se houver recurso para que seja analisado pelo Plenário da Câmara. O provimento dos novos cargos será gradual, com início ainda neste ano. 

A área de educação foi a que recebeu mais cargos. Apenas para professores do ensino superior foram 5.320 postos e 2.008 para técnicos administrativos em educação. O Executivo também pretende transformar 1.977 cargos vagos de técnico-administrativo em educação, das instituições federais de ensino superior, em número igual de cargos com perfis adequados às necessidades institucionais. 

CPI do Assassinato

fjj
TELMÁRIO: foi sua a idéia de trazer a CPI para o debate em Boa Vista.

A CPI do Assassinato de Jovens realizará audiência pública na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (3), a partir das 8h30, com o objetivo de discutir o problema da violência contra a juventude no estado. A sugestão de audiência foi do senador Telmário Mota .

Estão convidados para o evento os chefes dos três poderes estaduais: a governadora Suely Campos, o presidente da Assembleia, Jalser Renier, e a procuradora-geral de Justiça, Elba Christine Amarante de Moraes.

Também devem comparecer os secretários estaduais de Segurança Pública, João Batista Campelo, e de Educação, Selma, o presidente da seccional roraimense da Ordem do Advogados do Brasil, Jorge da Silva Fraxe, o juíz Parima Dias Veras, da Vara da Infância, e representantes religiosos.

Procura-se um vice 

hhh
JÁ ERA: Marcelo não vem em 2016.

O vice-prefeito de Boa Vista Marcelo Moreira – cunhado de Zé Anchieta – pode procurar outra ocupação a partir de janeiro de 2017.

Porque sentado na cadeira de vice no Palácio 9 de Julho, certamente não ficará. Teresa Surita, fortíssima candidata a morder o quinto mandato de prefeita na eleição do ano que vem está em processo de sondagem para localizar um novo parceiro de chapa. De preferência alguém sem ascendência na política de carreira.

Marcelo, figura anódina na política local, não agrega absolutamente nada na campanha da prefeita. Muito pelo contrário, embaraça.

Mecias outra vez 

fffff
BOM DE VOTO: Mecias está sendo sondado para ser o candidato do Governo.

Bem avaliado na eleição de 2012 – obteve à época a altissonante quantia de 42 mil 171 votos, 29,02% – o deputado estadual Mecias de Jesus está sendo açulado pela turma do Neudo para enfrentar a prefeita Teresa Surita novamente no embate do ano que vem.

E se for mesmo convidado, com resguardo e coberto com o manto do Palácio Senador Hélio Campos, Mecias não pensará duas vezes em acolher a oferta. Bom de voto, Mecias estará pleiteando a vaga de prefeito dessa vez como candidato oficial do Governo.

E todos dizem que não tem nada a perder. Depende. Pelos seus próprios recursos eleitorais Mecias não será bem sucedido. E se Suely continuar com o abalançamento do seu governo em baixa, o apoio oficial não convém.

Cenário novo 

gggggg
NA FRENTE: Teresa Surita a caminho do quinto mandato de prefeita.

As eleições municipais na capital tendem a um novo cenário no ano que vem. É provável que cheguemos aos 201 mil eleitorais, condição ‘sine qua non’ para termos dois turnos na escolha do prefeito.

Basta verificarmos o quadro de votantes do pleito de 2012. A prefeita Teresa obteve 57.066 votos – 39,26% do total. Somados, os votos de Mecias, Telmário e Robert Dagon – 88 mil 275 (60.74% dos votos válidos), foram bem superiores aos sufrágios da prefeita.

E é esse dado que será interessante de ser observado na eleição vindoura. Se os três unissem forças em um segundo turno naquela eleição, o quadro teria sido outro. Sem contar que 37 mil 832 votos não foram contabilizados na conta dos candidatos, entre nulos, brancos e abstenções.

Outros autores

fffff
AUTORIA: chagas é autor da iniciativa junto com Jorge e Marcelo.

O projeto que concede Carteira Nacional de Habilitação – CNH – gratuíta para pessoas de baixa renda, aprovado na Assembleia Legislativa, não tem apenas o deputado Jorge Everton com autor, como foi dito aqui na coluna de quarta-feira, dia 1.

O deputado coronel Chagas também é autor da iniciativa, junto com Marcelo Cabral. Visa à promoção de formação e qualificação profissional de condutores de veículos em Roraima de forma gratuita com a emissão da primeira CNH, nas categorias A, B e AB e é voltado às pessoas com baixo poder aquisitivo com até meio salário mínimo por membro da família.

Segundo Chagas o projeto foi construído com envolvimento de várias pessoas, visando instituir um programa que oportunizasse aqueles que não podem custear as despesas para frequentar um curso de formação de condutores.

Fico muito feliz de ter tido a oportunidade, de juntamente com os deputados Jorge Everton e Marcelo Cabral, ter ajudado na construção desse projeto”, disse Chagas.

Nós na menor idade

fff
DISSE NÃO: Maria Helena votou contra a diminuição da idade penal.

Sete dos oito deputados federais roraimenses votaram favorável ao projeto, aprovado na madrugada de ontem, que reduz a maior idade penal, de 18 para 16 anos em crimes hediondos.

Meteram o dedão no sim os seguintes deputados: Abel Mesquita, Carlos Andrade, Édio Lopes, Hiran Gonçalves, Remídio Monai, Jhonatan de Jesus e Shéridan: apenas Maria Helena disse não.

Por 323 votos (precisavam apenas 308) a favor e 155 contra, a Câmara aprovou texto dos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Andre Moura (PSC-SE) à proposta de emenda à Constituição da maioridade penal (PEC 171/93), que reduz de 18 para 16 anos a idade penal para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Mas, ainda há um longo caminho pela frente. Para virar lei, a PEC precisa ser votada mais uma vez pela Casa e, depois, ser apreciada em outros dois turnos pelo Senado Federal.

Servidor de valor

ffff
BOA VISTA JUNINA: servidores são reconhecidos pelo empenho. 

Sustentar nove dias de festa do Maior Arraial da Amazônia com qualidade exige muito trabalho, mas acima de tudo, paixão. Só uma equipe motivada e compromissada tem a força exigida para tornar o Boa Vista Junina tão grandioso. Foi por isso que a prefeita Teresa Surita fez questão de ir até a Fundação de Esporte, Turismo e Cultura – Fetec – para agradecer pessoalmente a cada servidor que tornou possível o sucesso da festa.

A visita da prefeita fez parte do programa Servidor de Valor, iniciativa que pretende aproximar os funcionários da Prefeitura da atual gestão municipal. Na ocasião, os presentes puderam também participar de uma palestra motivacional, ministrada pelo secretário de comunicação, Weber Negreiros.

Eu tenho muito orgulho da equipe Fetec.Vocês fizeram acontecer o Maior Arraial da Amazônia, estive presente nas noites da festa e pude ver o empenho de cada um. Sei que é muito trabalho, noites mal dormidas, mas sei também que vocês fazem tudo isso com amor e dedicação. E é por isso que todos os eventos que vocês realizam são um sucesso”, disse a prefeita Teresa.

Visão turva…

Tem chapa-branca por ai defendendo que o Governo de Suely Campos, apesar da pouca idade – completou 6 meses no último dia 30 – é melhor que o governo passado. Notadamente são beneficiários do fausto dinheiro do povo, atrelados às migalhas que são distribuídas como salário.

Evidente que qualquer administração, mesmo que perdulária e equivocada como essa que está ai, seria melhor que a de Zé Anchieta, o homem que sepultou Roraima debaixo de metros de fundura.

Mas são assentamentos como esses que acabam provocando uma visão distorcida do que venha a ser governança. Porque contamina o entendimento do gestor. E quando o gestor é ruim, piora mais ainda a situação.

iluminaçãomodernasILUMINAÇÃO MODERNA | As 547 famílias que serão beneficiadas com casas nos conjuntos Pérola VI e VII vão encontrar uma área residencial bastante iluminada com o que há de melhor em equipamentos. Desde o último dia 29, uma empresa contratada pela Prefeitura de Boa Vista iniciou a instalação de 126 luminárias eficientes, de maior durabilidade, que vão tornar o lugar ainda mais agradável de se viver. O trabalho faz parte do programa Cidade Luz, que tem como finalidade tornar a iluminação pública mais eficiente. No Pérola, as 126 luminárias tem potência de 100 w. Com maior durabilidade, elas vão garantir mais segurança e qualidade de vida à população. A previsão é de que em até dois dias o serviço seja finalizado.

Alencar interditado

çççç
INTERDITADO: supermercado Alencar não tem alvará sanitário.

Vejam bem. Um dos principais supermercados de Boa Vista, o Alencar VIP – que de VIP não tem nada -, foi fisgado pelo MP e pela Vigilância Sanitária porque não possui alvará sanitário de funcionamento nem permissão do Corpo de Bombeiros. Acabou interditado.

Resta saber se os proprietários agiam de má fé, inclusive colocando em risco a vida das pessoas. Foi descoberto que produtos congelados passavam por processo de descongelamento e resfriamento sem a observação de normas técnicas.

Ah, foi notada a presença de insetos como moscas e baratas junto à exposição de materiais à venda e produtos fora do prazo de validade. Por estas questões, a gerente do empreendimento recebeu voz de prisão no local e foi enquadrada pelo crime contra as relações de consumo, de acordo com o Art. 7º, da Lei nº 8137.

 

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: