Campanha chega ao fim: debate de amanhã na TV Roraima deverá consolidar favoritismo de Teresa.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Publicada 00h13
Estes são so candidatos relacionados para o deate da tv roraima amanha
Candidatos relacionados pela TV Roraima para o debate de encerramento de campanha, amanha à noite.

O bom desempenho nos debates, especialmente na TV, costuma ajudar os candidatos majoritários a ganhar pontos extras nas pesquisas de intenções de votos. Mas quando o “confronto” é realizado faltando apenas dois dias para as eleições e em um ambiente em que um candidato tem 58 pontos de vantagem em relação a todos os outros concorrentes, tem tudo para ser o debate de um candidato só, ou de todos contra o mais forte.

É isso que deve acontecer amanhã na TV Roraima no único debate de TV, reunindo seis dos nove concorrentes ao Palácio 9 de Julho. Ou seja, Teresa Surita (PMDB) – que disputa a reeleição, tem 74% de intenções de voto no Ibope – vai enfrentar adversários miúdos que juntos somam inexpressivos 16% aferidos na última pesquisa do Ibope, divulgada no dia 16 deste mês. Então estarão a desafiar Teresa o vereador Sandro Baré (6%), o deputado federal Abel Galinha (5%), o ex-deputado federal Márcio Junqueira (2%) além de Jeferson Alves, Kalil Coelho e Roberto Ramos, estes com magros 1% cada.

Com o eleitor já definido esses últimos três dias de campanha não mudará absolutamente nada, porque já está espelhada uma preferência esmagadora pró-Teresa. Além do mais não haverá nada de tão extraordinário no debate que possa mudar o pensamento da maioria. Ao contrário, como estão na cauda do processo eleitoral, os adversários de Teresa optarão certamente pela baixaria costumeira e pelo apego às agressões, como estão fazendo no curso da campanha. Reversivo, claro, em benefício do vitimado.

Mas o debate, num cenário onde só um candidato tem chance de ganhar a eleição no 1º turno, sem sobressaltos – a julgar pelos resultados das últimas pesquisas – poderá, de fato, ser decisivo. Mas apenas para consolidar ainda mais a vantagem da prefeita, que fez uma campanha bem alinhada, virtuosa, consagrando o óbvio da bem avaliada gestão e afiançando muitas outras realizações para o próximo mandato, principalmente na consolidação do projeto de mobilidade urbana – em execução – e a continuação do trabalho de construção de drenagem, asfaltamento de ruas, construção de calçadas, meio-fio, sargeta e iluminação pública nos demais bairros da capital.

As regras do debate
llll
A jornalista Lilian Teles, da Rede Globo, será a mediadora do debate de amanhã da TV Roraima.

O debate da TV Roraima tem início às 21 horas de amanhã, logo após a novela Velho Chico e será mediado pela jornalista da rede Globo Lilia Teles. Durante duas horas, os candidatos vão falar sobre temas sorteados, livres e fazer perguntas. A transmissão também será feita ao vivo através do G1 Roraima.

O debate terá quatro blocos e as perguntas serão feitas de candidato para candidato, apenas com a condução do apresentador que fará o papel de mediador. Na última parte, haverá espaço para as considerações finais dos candidatos. Ao todo, 15 temas estarão disponíveis e não poderão ser repetidos

Os candidatos selecionados para participar do debate são os de partidos com mais de nove cadeiras na Câmara dos Deputados ou que alcançaram pelo menos 5% na última pesquisa de intenção de voto do Ibope. Ficaram de fora apenas Alex Ladislau (PRP) e Luís Oca (PSOL). [Com informações do G1 Roraima].

Última pesquisa do Ibope: dia 30
lll
Na última pesquisa do Ibope, Teresa Surita apareceu bem na frente dos concorrentes com 74%.

Já está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima sob o protocolo RR- 09945/2016, a metodologia do Ibope Inteligência, Consultoria e Pesquisa para realização e divulgação da última pesquisa de intenção de voto na corrida sucessória em Boa Vista. A coleta de dados teve início no sábado, dia 24 – data que que a Pesquisa foi registrada – e será divulgada com o percentual de cada candidato e a respectiva rejeição na próxima sexta-feira, dia 30.

Contratado pela Rede Amazônica de Televisão, o Ibope divulgará os números finais da amostragem no Jornal de Roraima (o principal telejornal TV Roraima, afiliada da Rede Globo). Pela metodologia apresentada ao TRE serão ouvidos 602 eleitores entre os dias 24 e 30 – em vários bairros da capital – e custou R$ 55.350,00 ao canal de TV.

O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 4% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Como não aconteceu nada tão extraordinário entre a divulgação das outras duas pesquisas e o momento atual da campanha, a não ser a exasperação dos adversários tentando desconstruir a imagem da prefeita Teresa, é provável que a peemedebista apareça mais uma vez disparada na frente.

O blá, blá, blé do Baré
lll
Sandro Baré abraçado por eleitores em reunião de campanha realizada em bairro de Boa Vista.

Acabou o estoque de besteirol do candidato Sandro Baré (PP). Inesperadamente ele aparece no guia eleitoral fazendo proselitismo dos programas sociais da prefeita Teresa Surita – Meninos do Dedo Verde, Cabelos de Prata, Mais Creche, Família que Acolhe e tantos outros – e prometeu que os manterá se for eleito.

Meu caro Baré sua bondade certamente não reverterá o quadro já definido pró-Teresa. Aliás pegar carona nas realizações de Teresa só denota o vazio que há no seu discurso.

Pelo menos Baré está sendo verdadeiro na afirmação de que aquilo que é bom tem que ser mantido e melhorado. Mas a essa altura do jogo o galo já cozeu.

Sinceramente patético…
jeferson e sua pampa (ao fundo)
Jeferson em campanha nos bairros. Ao fundo a pampa velha usada para fazer barulho e incomodar.

Não pode existir cena mais patética do que ver na TV Roraima o gordo Jeferson Alves (PDT) sozinho pelos bairros em cima de uma pampa velha fazendo barulho e incomodando as pessoas.

Mais engraçado ainda é assistir o Márcio Junqueira (PRÓS) praticando off road nas ruas enlameadas da periferia de Boa Vista, sobre um jipe caindo aos pedaços.

Algo bem mais apreciável sinceramente há para ser feito mesmo quando o candidato não tem conteúdo tampouco o que apresentar como proposta.

Desempenho pífio
lll
A campanha de Roberto Ramos não despertou interesse da população de Boa Vista: um fracasso.

O desempenho do PT nas capitais, onde disputa as eleições é um fracasso. O partido só está bem nas pesquisas em Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).

Nas demais cidades, ao que tudo indica, acabou aquele tempo em que Lula chegava e fazia a diferença na reta final.

Aqui em Boa Vista a morte do PT foi decretada com Roberto Ramos, que não passa de 1% nas pesquisas do Ibope. E isso terá reflexos certeiros na campanha de 2018.

lll
Novos equipamentos de segurança foram entregues ontem ao efetivo da Guarda Civil Municipal.

Armamento não letal | A Guarda Civil Municipal está mais aparelhada para atuar na segurança pública da capital. Na manhã de ontem a corporação recebeu mais de 600 itens compostos por armamentos e munições de baixo potencial letal cuja finalidade é controle e contenção de grandes distúrbios públicos. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório do Palácio 9 de Julho. Entre os materiais recebidos pela GCM estão lançadores de munições menos letais, granadas de efeito moral, granadas de gás lacrimogêneo, projéteis de borracha, entre outros. De acordo com o superintendente da Guarda, inspetor Murilo Santos, todo o material foi adquirido com recursos próprios, tendo em vista a grande necessidade desse tipo de equipamento em situações de conflito.  


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts