Candidatos tatuados são excluídos do concurso da Polícia Militar de Roraima.

A Coluna de Hoje | Publicada 00:05

Foram excluídos 95 candidatos do concurso da PM. Foto | FolhaWeb

Embora tenha sido recomendado pela Justiça local para que o edital do concurso público da Polícia Militar fosse refeito para garantir a participação de candidatos com tatuados, a medida foi completamente ignorada pela Universidade Estadual de Roraima (UER), realizadora do certamente.

Ao divulgar o resultado preliminar dos Exames Médicos, Odontológicos e Toxicológico, na última sexta-feira (29), veio a surpresa: a UERR apresentou a lista de exclusões, onde 95 candidatos foram considerados inaptos por apresentarem tatuagens em partes visíveis do corpo.

Tendo em vista existir uma ação civil pública que ampara os candidatos que venham ser excluídos do certame pelo exclusivo motivo de uso de tatuagem visível na hipótese do uso do uniforme que comporte camisa de manga curta e bermuda, correspondente ao uniforme operacional de verão, os candidatos excluídos vão buscar amparo na justiça para reverter a situação. 

Além disso, existe uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibi que órgãos públicos excluam dos concursos seletivos, candidatos que possuam tatuagens. Pela decisão, só pode haver algum tipo de restrição caso o desenho expresse incitação à violência.

MP quer que UER anule o ato que inabilita tatuados.

MPE quer anulação | Assim que tomou conhecimento, ontem, (2) do resultado preliminar do concurso da PM, o Ministério Público acionou a Justiça para o que ato administrativo seja anulado.

O promotor de Justiça Adriano Ávila, disse que o Governo de Roraima e a UERR descumpriram a determinação judicial, de 20 de setembro deste ano, onde o juiz mandava retirar do edital a condicionante em que excluía os candidatos que usam tatuagem em locais visíveis.

Além de pedir a anulação do ato que excluiu os candidatos tatuados, o MPRR requer também que o Estado e a UERR sejam penalizados por litigância de má-fé, por descumprirem ordem judicial sem justificativa, além de responsabilização dos agentes públicos por crime de desobediência.  

A Band Roraima terá nova direção: grupo de Manaus.

A Band RR tem novo dono | A TV Caburai (Band Roraima), Canal 8, afiliada da Rede Bandeirantes, tem novo dono.

Foi vendida para o grupo de comunicação do empresário manauara Sérgio Bringel, dono do STB do Estado do Amazonas.

A especulação no meio local é que Bringel almeja expandir ainda mais seus tentáculos por aqui, comprando mais emissoras de TV e rádio.

Mozarildo se lançou pré-candidato a prefeito de Boa Vista.

Mozarildo quer ser prefeito | “Ora, ora, ora!”, como ele mesmo costumar se expressar, o ex-senador Mozarildo Cavalcanti lançou ontem sua pré-candidatura à Prefeitura de Boa Vista.

Em um “Comunicado ao Povo de Boa Vista”, o ex-deputado federal constituinte e senador da República por 16 anos, Mozarildo fez o anúncio de suas intenções em postagens no seu perfil oficial do Facebook.

“Há dois anos, fecharam-me às portas e impediram a minha candidatura ao Senado, nas eleições de 2018. Mesmo assim, lutei junto com um grupo de amigos para afastar corruptos e mentirosos do Poder, que queriam continuar assaltando nosso povo e o nosso amado Estado de Roraima”, escreveu ele.

No final ele diz que “atendendo aos apelos da consciência e do povo de Roraima resolvi me colocar à disposição para ser candidato a Prefeito de Boa Vista, em 2020”.

Resta saber se terá condições de viabilizar uma candidatura num universo povoado por tanta gente que quer suceder Teresa Surita.

Agentes da Força-Tarefa ficam aqui por mais 60 dias.

Intervenção por mais 60 dias | O ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, atendeu ao pedido do governador Antonio Denarium e manteve a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) no comando do sistema penitenciário em Roraima por mais 60 dias.

O grupo composto de agentes federais já atua na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, desde o ano passado, quando foi decretada a intervenção federal em Roraima.

Segundo nota do Ministério da Justiça, com mais esse período – a 4ª prorrogação em menos de um ano – as forças federais permanecerão em Roraima até o final de janeiro do ano que vem.

Guardas municiais realizando abordagem nas praças.

Mais segurança nas praças | Para garantir mais segurança as famílias que frequentam os espaços públicos aos finais de semana em Boa Vista, as equipes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito percorreram várias praças da capital durante a Operação “Praça Limpa”, final de semana.

A abordagem foi feita nos seguintes locais: Praça Mané Garrincha, Parque Germano Augusto Sampaio Praça do Cidade Satélite e Praça do Chefão (no bairro Paraviana). Na ocasião foram feitas mais de 200 abordagens e apreendidas 22 motocicletas.

O secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros, destacou que a intenção é que a população possa utilizar os espaços públicos para o lazer em família com segurança.

Ele ressaltou ainda que a população também pode ajudar a CGM fazendo denúncias pelo 153 ou pela Central de Atendimento 156.

Mozarildo reunido com servidores do Fórum de Mucajai.

TJRR: Melhorias no interior | O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, realizou ontem (2), no Fórum de Mucajaí, a entrega de sete caminhonetes zero quilômetro para as Comarcas do Interior.

Segundo ele, com a disponibilização dos novos veículos será possível transferir outros para a Assessoria Militar do Judiciário, visando melhorar a logística de atuação dos policiais que atendem às Comarcas.

Outra novidade apresentada aos magistrados foi a melhoria dos serviços na área de tecnologia para o trabalho nos municípios.

O presidente informou que já está em andamento o processo de licitação de um sistema que permitirá que mesmo com quedas na internet no interior os processos sigam tramitando “off-line” para serem registrados assim que a internet for normalizada, sem perder velocidade e qualidade.

Mozarildo anunciou ainda a contratação de um serviço de BI (Business Inteligence) para assegurar a confiabilidade das estatísticas de produtividade.

Nilton fez a solicitação para a realização da reunião de hoje.

Previdência em debate | Uma audiência pública discutirá dois projetos de lei de autoria do Governo do Estado, referentes ao Regime Previdenciário dos servidores públicos.

O evento será realizado nesta terça-feira (3), às 15h, no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima.

A solicitação foi do deputado Nilton Sindpol (Patri), que viu a necessidade de apresentar a discussão aos interessados no assunto.

Um dos textos trata sobre a criação de um Regime Previdenciário Complementar. A outra proposta refere-se à alteração da Lei Complementar nº 54.

Juntos pelo conhecimento | Roseane Guedes é moradora de Rorainópolis, Sul de Roraima, e junto com a família, resolveu participar de todos os cursos de informática oferecidos pela Escola do Legislativo. A vontade de aprender sobre o universo da computação e informática motivou a mulher a se matricular junto com os filhos de 17, 14 e 11 anos de idade. Os quatro passaram pelos primeiros níveis do curso, o básico e intermediário e estão na conclusão do curso de informática avançada. A chance de aprender em um curso gratuito era o que faltava para a região que, segundo ela, não oferece muitas opções aos moradores. A família foi uma das beneficiadas durante a entrega de aproximadamente 800 certificados pela Escola do Legislativo na noite de sexta-feira (29), em um evento de comemoração pelos dois anos do Núcleo em Rorainópolis. Em dois anos de implantação no município, o Núcleo da Assembleia Legislativa atendeu até mais de 5,3 mil cidadãos no prédio localizado na rua Ulysses Guimarães, Centro.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: