Cara a cara com o inimigo: Neudo enfrenta Helder Girão, o chama de ‘perseguidor implacável’ e revela ter câncer.

Compartilhe nosso conteúdo!
Coluna de quinta ||||| Publicada 00h15
lll
Neudo encara o juiz Helder Girão, na audiência de custódia, ontem: “o senhor me persegue”. Foto: Rodrigo Sales.

Frente a frente com o juiz federal Helder Girão Barreto, a quem acusa de ser seu “inimigo e perseguidor implacável”, o ex-governador Neudo Campos não perdeu a oportunidade, claro, de esboçar uma reação demasiada de fúria contra o homem que o mandou prender. Foi ontem durante Audiência de Custódia onde magistrado e condenado se encontraram pela primeira vez depois que Neudo resolver se entregar à Polícia federal na madrugada de terça, 24. Embora não haja evidências claras dessa repulsa reclamada, Neudo não se receou de acusar Helder de ‘algoz’ e que isso remonta desde quando o juiz ainda militava na magistratura estadual. E disse ali, cara a cara o que pensava. Leia transcrição do áudio:

Isso vem desde quando eu era governador e o senhor era juiz estadual. Ai começou uma perseguição pessoal e implacável de sua pessoa contra mim. E isso tornou-se mais acentuado, tanto que nos últimos dois meses o senhor já mandou me prender 4 vezes. Em 3 obtive um ‘habeas corpus’ e agora o senhor obteve sucesso. Tenho fé em deus e na justiça, que a injustiça que está sendo praticada contra mim, especificamente pelo senhor, que é um aliado político do senador Romero Jucá… Não, não há ninguém do lado do Jucá que esteja preso. Só eu. E por que só eu estou preso? Porque eu sou um líder político que com o apoio de apenas um município e com pouco tempo de TV, ganhei do seu senador Romero Jucá. Ele foi derrotado. E agora a máscara dele está caindo. E eu e o senhor havermos de vê-lo preso”.

Findado o excesso de fúria de Neudo, Girão Barreto o questionou sobre se ele tinha a mesma queixa da desembargadora federal Mônica Sefuentes, que o condenou em diversos processos do caso gafanhotos e ele respondeu mais colérico e ríspido ainda: “claro que sim!”. O ex-governador disse que Sefuentes não poderia ter julgado processos do “caso gafanhotos” e, mesmo assim, o fez.

Ao ser questionado pelo juiz sobre se sofria de algum problema de saúde, Neudo disse sofre de distúrbio transtorno de ansiedade e culpou Helder Girão pelo problema. Neudo disse que o distúrbio é decorrente da pressão e perseguição política que tem sofrido nos últimos anos em decorrência da sua condenação no “caso gafanhotos”. E disse na cara de Helder que o juiz não tem isenção para julgá-lo. Helder, no entanto, avisou que não se pronunciaria sobre as acusações.

Ainda na presença de Helder Girão Barreto, mirando bem dentro dos seus olhos, Neudo disse ter passado por uma cirurgia na coluna, tendo implantando três placas de platina, pois sofria de dores insuportáveis. Devido ao problema, precisou tomar doses de morfina para aliviar as dores e quando estas se tornam intensas, apesar da cirurgia, ainda precisa recorrer ao medicamento. Revelou também sofrer de forma recorrente de câncer de pele e afirmou também já ter passado por cirurgia para extirpar a doença.

Depois de ser questionado pelo advogado de defesa, Neudo afirmou que já teve câncer de pele ‘seguidas vezes’. “Nos braços, nariz, peito, ombro”, disse acrescentando que uma nova mancha em seu rosto precisava ser diagnosticada. O possível câncer somado a um problema de coluna, de pressão alta e a idade do ex-governador, quem tem 69 anos, foram as justificativas do pedido de prisão domiciliar.

Neudo se declara inocente

Após a audiência com Girão, Neudo deu entrevista, ainda na sala de audiências. Voltou a afirmar que é inocente. “Eu sou inocente de tudo que me acusam. Desafio alguém a provar o que eu roubei, que aumentei no meu patrimônio”. Perguntado porque estava fugindo da polícia, respondeu: “fugi da Polícia Federal por acredita que conseguiria o ‘habeas corpus’ estando preso seria mais difícil”.

E fez questão de inocentar servidores do governo e policiais militares, acusados de estarem tramando sua fuga para a Venezuela. “Foi tudo responsabilidade minha”, afirmou.

ll
Na sala de audiências Neudo reafirmou que é inocente e não cometeu crime algum.
Obsessão ou fixação doentia?

Sinceramente não entendo essa obsessão hipocondríaca de Neudo em acusar seus adversários, como se ele [Neudo] fosse um coitadinho. Ontem, ao sair da audiência de custódia na Justiça Federal, voltou-se novamente contra Romero Jucá que, pelas asseverações, tem o senador como seu carrasco impiedoso e cruel.

É a mesma cantilena de sempre, desvirtuando provavelmente a assertiva a fim de encobrir seu erro. Neudo insiste que a rixa de Girão é baseada na simpatia do magistrado em relação ao senador Romero Jucá, seu opositor.

E contou uma história espirituosa de que Jucá tornou-se o homem mais rico de Roraima, inclusive possuidor de um avião, um jatinho executivo.

Ora, sinceramente. Neudo. Nem Jucá nem outra pessoa qualquer tem o poder de manipular uma autoridade judicial do porte de Helder Girão Barreto.

Jucá foi chantageado
llllll
Jucá dando entrevista sobre a gravação que causou sua saída do Ministério do Planejamento.

Alguns ministros do STF, segundo a coluna Radar, da revista Veja, estão incomodados com as conversas gravadas por Sérgio Machado, sobretudo aquelas com Romero Jucá.

Dizem que um dos problemas na conversa é que Machado estava, na prática, ameaçando Jucá, fazendo uma espécie de chantagem.

E diante dos últimos acontecimentos, onde mais notáveis da política foram expostos por novas gravações clandestinas feita por Sérgio Machado, fica materializado que o ex-senador está serviço de alguém. Quem?

Suzete se entrega. E ganha liberdade
Instante em que a ex-deputada Suzete Macedo chega ao prédio da Polícia Federal.
Instante em que a ex-deputada Suzete Macedo chegava ao prédio da Polícia Federal.

A médica e ex-deputada Suzete Macedo, mulher do pitoresco senador Telmário Mota, entregou-se à PF ontem de manhã. Ela estava foragida havia seis dias, depois de ser condenada a sete anos e oito meses de prisão por envolvimento no escândalo dos Gafanhotos, que desviou 70 milhões de reais em convênios da União com estado de Roraima.

Mas a permanência de Suzete no cárcere foi brevíssima. Não deu nem tempo de esquentar a cela da Cadeia Feminina, para onde foi levada depois de passar por exames de corpo de delito.

É que ontem à tarde, uma ordem de ‘Habeas Corpus’ do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, expedito pela juíza Rosimayre Gonçalves de Carvalho, revogou a prisão de Suzete, decretada pelo juiz Helder Girão Barreto. De acordo com o advogado da médica, Davi Maia, o habeas corpus dá a Suzete o direito de ficar em liberdade até que o mérito do pedido seja julgado pelo Pleno do TRF 1.

Suely extingue secretaria
ll
A governadora Suely encaminhou a mensagem de extinção para ser apreciada na Assembleia.

A governadora Suely Campos (PP) encaminhou para a apreciação dos deputados, projeto de lei para acabar, extinguir a Secretaria Articulação Municipal e Política Urbana, com absorção de atribuições e incorporação de cargos pela Casa Civil e Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento.

Uma iniciativa acertada, porque esta Secretaria não tem importância nenhuma no funcionamento da administração estadual. O objetivo de sua existência é interessante. Mas as finalidades jamais foram postas em prática efetivamente.

Suely justifica que o pedido de extinção justifica-se pela necessidade de adoção de medidas urgentes para conter gastos e aprimorar a máquina pública.

Mais títulos definitivos
lll
Os títulos foram entregues ontem aos moradores de Boa Vista, pela prefeita Teresa Surita.

Ser dono de fato do seu próprio imóvel, essa foi a sensação que 35 moradores de Boa Vista experimentaram nesta quarta-feira, 25. Eles receberam das mãos da prefeita Teresa Surita o título definitivo de suas propriedades, em mais uma etapa da regularização fundiária urbana da capital.

Os proprietários entraram com o pedido de regularização na Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) e agora terão que registrar o documento no cartório de imóveis em um prazo de até 180 dias para a conclusão de todo o processo.

Boa Vista tem áreas que pertencem à União, Estado, imobiliárias, o que torna longo o nosso caminho para resolver a questão fundiária, mas isso é prioridade da prefeitura e a gente está conseguindo entregar os títulos definitivos, que garantem a segurança dos moradores de vários bairros da capital. Eu sei a importância de ter esse documento em mãos”, frisou a prefeita Teresa Surita.

Não, Adelino….
lllll
Adelino Neto tentou um novo recurso mas não conseguiu obter o seu mandato de volta.

Afastado da Câmara de Boa Vista sob acusação de desviar dinheiro do legislativo por meio de contratos fraudulentos de locação de veículos, o ex-vereador Adelino Neto teve mais uma derrota na Justiça.

Ele ajuizou mandado de segurança contra a decisão do desembargador Cristóvão Suter, em um agravo de instrumento, que manteve o seu afastamento, determinando apenas o prazo de 180 dias para que fique afastado do cargo de vereador.

Mas a petição foi negada pelo desembargador Jefferson Fernandes. Ele indeferiu o pedido de Neto, arquivamento a ação sem nem mesmo julgar o mérito.

llll
O Centro de Tecnologia abriu as portas para a comunidade e funcionará de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.

Acesso livre | Já pensou num espaço onde você pode acessar a internet, verificar e-mails, fazer pesquisa, acessar as redes sociais e, o melhor de tudo, gratuitamente? Pensou? Pois é, esse lugar já existe! E fica no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), localizado na avenida Glaycon de Paiva, no bairro Mecejana. Desde ontem, 25, toda população tem acesso a esse espaço, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18. No total, serão disponibilizados 30 computadores, destes, quatro serão exclusivos para cadeirantes. O Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação foi inaugurado na última quinta-feira, 19, pela prefeita Teresa Surita. Ele traz uma proposta moderna e inovadora. A iniciativa da Prefeitura de Boa Vista supre as demandas de educação tecnológica, gestão do conhecimento e inovação, visando o desenvolvimento econômico de Boa Vista, além de ser um importante instrumento de transformação na sociedade.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts