Cara de pau: ‘Não me culpem pela crise na Venezuela’, afirma Nicolás Maduro.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Publicada 00h12 
Maduro afirmou que é uma ‘simplificação estúpida’ culpá-lo pela crise que desestabilizou a Venezuela.

O recém-reeleito presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse ontem que responsabilizá-lo pelo colapso econômico da Venezuela é uma “simplificação estúpida”, mas prometeu aumentar a produção de petróleo e abrir diálogo com líderes empresariais.

Mas, sem entrar em detalhes e fazendo promessas repetidas, poucos esperam que Maduro fará mudanças significativas no modelo econômico liderado pelo Estado herdado de seu antecessor, o falecido Hugo Chávez.

Maduro venceu as eleições de domingo que críticos nacionais e estrangeiros apontaram como uma fraude cimentando sua autocracia, num momento em que a nação rica em petróleo está sofrendo com escassez cada vez maior de alimentos, crises de saúde e emigração em massa.

Apresentando suas credenciais na Assembleia Constituinte pró-governo nesta quinta-feira, Maduro rejeitou as críticas à sua legitimidade, disse que é plano dos EUA para sabotá-lo e que os oponentes estão errados em culpá-lo pela crise na Venezuela.

“É uma simplificação estúpida pensar que este problema é devido a Nicolás Maduro. É um problema de todo o país”, disse ele em um discurso, usando uma faixa nas cores amarela, azul e vermelha da bandeira venezuelana.

Maduro, ex-motorista de ônibus e líder sindical, também alertou que ele sozinho não seria capaz de reverter a economia.

“Só as pessoas podem salvar as pessoas … Quem vai nos salvar? Superman? Ou Super-Nico?”, perguntou ele, usando um apelido de seu primeiro nome. “Nenhum deles existe, mas nós temos Super-Pessoas.”

Os opositores de Maduro dizem que ele é um autocrata imprudente que não tem um plano real para recuperar a economia caótica da Venezuela, aumentando os riscos de mais desnutrição e uma crise imensa de refugiados. Com Agências Internacionais.

Tabuleiro em movimento
Abel (direita) em reunião política junto com o ex-governador Chico Rodrigues (candidato ao Senado).

O tabuleiro da política move-se em busca de encaixar suas peças nos seus devidos lugrares.

Depois de atrair Romero Jucá e Chico Rodrigues para sua aliança nas eleições deste ano, o ex-governador Anchieta Junior pode ganhar um candidato a vice bem antes dos seus concorrentes apesentarem os seus.

Está em vias de ser confirmado o fechamento da chapa de Anchieta com o deputado federal Abel Galinha, presidente local do DEM.

Abel aspira retornar à Câmara Federal, porém, disputar a eleição na condição de vice, também lhe interessa.

Alinhamento encaminhado
Anchieta e Jucá conversam sobre problemas estrutura de Roraima.  Foto | Instagram Romero Jucá

Já não se trata mas de boatos, mas algo que carece apenas de materialidade: a aliança do senador Romero Jucá (MDB) com José Anchieta (PSDB) paras as eleições de outubro, está bem encaminhada.

Tão avançada que ambos postaram nessa semana, sem cerimônias, registros de alguns encontros para definição de estratégia para a campanha.

Em sua conta no Instagram, Jucá escreveu: ‘Recebi o pré-candidato ao Governo do Estado, Ancheita Jr, para uma conversa sobre as necessidades de Roraima. Nesse período pré-eleitoral é necessário conhecer a proposta de trabalho dos candidatos pensando no que é melhor para nosso estado’.

E acrescentou: ‘estou conversando com os pré-candidatos para conhecer suas propostas de trabalho. É importante esse diálogo para definir a posição do MDB nessas eleições’.

A base está dissolvendo 
Suely quase sozinha em evento do Governo: desprezada pela base na Assembleia Legislativa.

Um evento promovido pelo ala assistencialista do Governo – leia-se Setrabes, pilotada por Emília Campos – na quinta-feira, viu-se um ambiente político desfavorável ao palanque de Suely.

Os sintomas de que sua base na Assembleia Legislativa está ruindo são evidenciados na mobilização que aconteceu no Residencial Vila Jardim, uma festa política disfarçada de ação social.

Alguns observadores estranharam a ausência da base – visto que só na assembleia são 12 deputados, o que configura o distanciamento de seus parceiros.

Na mesa principal apenas duas aliadas, assim mesmo sem muito peso político: as duas ângelas portelas, a senadora Ângela Maria Gomes Portela e deputada estadual Ângela Aguida Portela, somente.

Meirelles: vitória de Jucá
Meirelle teve a pé-candidatura lançada por Jucá, no meio da semana, em evento em Brasília.

O fortalecimento da pré-candidatura de Henrique Meirelles ao Palácio do Planalto, com a desistência de Michel Temer de tentar a reeleição, é resultado da insistência do presidente do MDB, o senador Romero Jucá.

Foi Jucá que – diante da dificuldade de Meirelles de firmar sua candidatura no antigo partido, o PSD – se esforçou para filiar o ex-ministro ao MDB.

Jucá também tem trabalhado para que os parlamentares da legenda deem uma força a Meirelles, que precisa crescer nas pesquisas eleitorais.

Brito ameaçado? Muito estranho…
Brito registrou B.O. na Polícia em virtude de mensagens estranhas recebidas no celular.

O deputado estadual Brito Bezerra registrou Boletim de ocorrência (B.O.) alegando uma estranha ameaça ‘intimidatória, via Whats APP.

A mensagem recebida no celular diz: “o desembargador Ricardo voltou e vai julgar nosso processo e já estamos na segunda instância que leva direto todos para a cadeia”.

A mensagem continua: “a única chance que temos no momento é delação. Bom, o que eu preciso é que vocês se movimentem para segurar o processo até virar o ano e sair essa governadora que armou tudo, junto com seu marido”.

No boletim de ocorrência, o deputado Brito Bezerra diz acreditar que a mensagem tenha, sim, ligação com a Operação Cartas Marcadas, desencadeada pelo ministério público, para apurar fraudes em licitações no Poder Legislativo estadual.

Praça turística no PérolaA Prefeitura de Boa Vista entregou um novo espaço de lazer e práticas esportivas para a população do município, a Praça Turística Genésio da Costa Aguiar, localizada no conjunto habitacional Pérola do Rio Branco 5, no bairro Dr. Airton Rocha. A praça é a terceira maior da capital, com cerca de 20 mil metros quadrados. O espaço de lazer possui uma quadra poliesportiva, playground, área com mesa de jogos, espaço para ginástica, pista de skate, duas quadras de vôlei de areia, bicicletário, quatro lanchonetes, banheiros com acessibilidade e estacionamento. Agora os moradores da região podem utilizar o espaço para praticar atividades físicas, esportivas, enquanto as crianças se divertem nos espaços preparados para elas.

Teresa destaca benefício social
Teresa (direita) entregou a praça Turística do Pérola do Rio Branco, na quinta-feira à noite.

A prefeita Teresa Surita destacou que o local tem potencial para que fique melhor a cada dia. A praça foi construída numa área ampla e beneficia todos os conjuntos habitacionais que compõe o bairro Dr. Airton Rocha.

“Nós estávamos muito ansiosos para entregar essa praça porque havia uma expectativa grande, principalmente por conta das crianças. Peço que a população cuide desse lugar, porque ele foi feito para as famílias, e com muito carinho. Se cada um cuidar daquilo que está recebendo vai durar muito tempo”, frisou a prefeita Teresa.

Ela ainda agradeceu a parceria do Senador Romero Jucá, que garantiu recursos para a construção da praça no local. “Esse é um trabalho que não é feito só por mim, mas por parcerias e meu maior parceiro nesse processo de construir Boa Vista é o senador Romero Jucá. Quero agradecer o empenho que ele tem, Boa Vista é o que é em função do trabalho que ele faz”, garantiu.

Cia Urbana no Teatro Municipal | A Companhia Urbana de Dança, da coreógrafa Sônia Destri Lie, apresenta pela primeira vez em Boa Vista os espetáculos “Cinco Passos Para Não Cair no Abismo” e “Na Pista”. Os espetáculos acontecem no sábado e domingo, 26 e 27 de maio, a partir das 20h. Além dos espetáculos, a Cia realiza no domingo, das 10h ás 12h no Teatro, um workshop direcionado aos profissionais de dança, bailarinos e companhias da cidade.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts