Cavalo-de-batalha: Governo radicaliza e fecha as portas para os professores em greve.

A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h12

kkkkk

REVOLTADOS | Os professores fizeram manifestação ontem em frente ao Palácio do Governo.

Pronto. Os mentores do Governo do Povo já classificaram que a greve dos professores tem motivação política. Ôxente mas qual movimento classista não tem motivação política? O que se entende por política, afinal!  Ai decretaram o óbvio: ‘como somos mais fortes, por que não atropelarmos os incautos’. E assim o fizeram, na base da força. E proclamaram que não aceitam mais conversa com os grevistas e cerraram as portas para qualquer possibilidade de diálogo.

Certamente não se pode aplaudir a decisão do Palácio Senador Hélio Campos, mesmo que haja intransigência da parte dos professores, como argumenta a nota do Governo. O pior é que tudo o que foi acordado nas longas e infrutíferas conversas anteriores está desfeito. O gestor que age amparado no ódio, no rancor e sobretudo no desequilíbrio emocional, não está qualificado para ocupar funções relevantes.

O confronto agora não é mais ideológico. É pessoal. Porque os aliados do Governo já rotularam os adversários políticos como inimigos e querem transferir para estes a culpa pelo fracasso das negociações. Porém essa demonstração de força, fechando as portas para o entendimento configura uma arrogância descabida e não combina com o estado democrático. O poder não se consuma pela força, mas pela coerência e sobretudo reconhecendo as virtudes do adversário.

Criou-se então o Cavalo-de-Batalha: por um lado o Governo acusa o Sinter de intransigência e de ter adotado uma postura radical, dai decidiu suspender o diálogo. Do outro, os professores culpam o Governo pela inabilidade e falta de vontade política em atender os pontos reivindicados. E nessa mistura de egos, os valores morais rompidos e a acentuada falta de comprometimento com o bem certamente mais violado nessa disputa: a Educação de um povo.

Punhos de aço

legends

VOZ DO GOVERNO |Rimet anuncia que o ponto dos faltosos será cortado.

O Governo deu ontem à tarde mais uma demonstração de rompante e presunção. Em entrevista no Palácio Real, o secretário adjunto da Educação, Jules Rimet – a titular Selma Mulinari, irmão da governadora Suely não compareceu porque está desacreditada – vociferou para reforçar a posição do Poder.

Não só reafirmou que as negociações estão suspensas, como cobra o cumprimento da decisão do Tribunal de Justiça que declarou ser ilegal a greve dos professores. Desta forma, a partir do próximo pagamento, os professores terão descontados os dias em que ficaram paralisados. Além disso, segundo o procurador-geral, deverá ser executada a multa estipulada pela Justiça ao Sinter, de R$ 10 mil por dia, contados a partir da decisão judicial, durante os dias paralisados

O Governo, na visão dos assessores chapa-branca, se esforçou para garantir um entendimento favorável aos professores, porém o Sinter manteve postura radical em não querer firmar acordos. Ou seja o caldo só vai engrossar.

Na porta do Palácio

legenda

ACAMPAMENTO | Grevistas sentados nas escadarias do Palácio.

Os professores estaduais em greve desde o dia 10 de agosto não gostaram da notícia acerca do rompimento do diálogo com o Governo.

Ai radicalizaram ontem: abandonaram a tenda armada bem ali em frente ao prédio da Assembleia e acamparam na porta do Palácio Hélio Campos.

Presidente do Sinter, o professor Ornildo Roberto, reafirmou ontem que a greve continua até que sejam atendidos os pontos fundamentais da pauta de reivindicação: a revisão da Lei 892/2013, o pagamento das progressões funcionais e a incorporação da GID aos salários.

Educação é coisa séria

BANALIZADA | Educação em Roraima não está sendo levada a sério.

BANALIZADA | Educação em Roraima não está sendo levada a sério.

Nesse cabo de guerra (Governo Vs. Professores), feito dois predadores, os pais e seus filhos são as partes mais afetadas. A corda arrebenta na disputa que deixou de ser ideológica e a Educação fica deslembrada.

A educação representa a voz do povo, redefine caminhos, questiona a realidade e a transforma. Povo educado não aceita as falcatruas do governo, a corrupção dos altos escalões, a fome, a miséria. Povo educado reclama, grita, interpreta a realidade, analisa a situação e propõe mudanças. Povo educado cobra atitudes pontuais das autoridades do governo!

É preciso sair da situação de resignação para a ação: transformar o sistema educacional em Roraima em um projeto de Estado, em um bem coletivo para promover o desenvolvimento do Estado.

Noro e Neudo

legend

PRISÃO | Noro depende o cumprimento da sentença de segunda instância.

Em debate na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o juiz Sérgio Moro defendeu a ampliação da possibilidade de prisão após sentença, ou seja, torna regra a prisão após condenação em segunda instância em crimes hediondos e crimes contra a administração pública.

Hoje entende-se que a prisão antes de uma decisão definitiva (transitada em julgado) só pode ocorrer de maneira provisória, quando há, por exemplo, risco de fuga ou tentativa de atrapalhar a apuração dos fatos.

Se a medida já vigesse os fichas suja do país, já condenados nas instâncias inferiores, não estariam por ai de flozô.

legenda

PARCERIA | O senador Jucá recebeu o vice Quartieiro que trataram de projetos de desenvolvimento para Roraima.

O VICE COM JUCÁ | O vice-presidente do Senado, Romero Jucá, recebeu ontem (9) a visita de cortesia do vice-governador de Roraima, Paulo César Quartiero. No encontro Quartiero tratou de questões políticas e econômicas do Estado, solicitando apoio do senador Jucá para concretização de projetos que ajudem no desenvolvimento da agricultura e aumento da produção em Roraima.

Só confusão

“Eu não vim aqui para explicar, eu vim aqui para confundir”, costumava dizer o velho guerreiro Chacrinha. É o que está fazendo o senador Telmário Mota.

Não entendeu nada do que foi aprovado na Reforma Política sobre uso de carros de sons nas campanhas. Ai foi dizer que o relator Romero Jucá havia proibido o som nas ruas e liberado o barulho em frente de escolas e hospitais. Não é verdade. Ele está desinformado.

A lei atual já proíbe o uso de sons próximo desses prédios públicos (escolas, hospitais, casas de saúde, sedes dos poderes, etc.), conforme o artigo 39 da Lei 9.504 de 1997. Viu Telmário!.

O título da felicidade

legenda

PROPRIETÁRIO | A prefeita Teresa faz a entrega dos títulos definitivos.

Mais 24 famílias boa-vistenses podem comemorar a titulação de seus terrenos. A boa nova foi anunciada ontem pela prefeita Teresa Surita que se reuniu com os beneficiados, ontem, no Palácio 9 de Julho.

A ação vem reiterar os objetivos propostos no Plano de Governo da nova gestão, possibilitar a legalização dos terrenos urbanos às famílias que já possuem suas casas, de fato. Em média a cada 20 dias são entregues de 25 a 30 títulos definitivos pela Prefeitura de Boa Vista, o que resolve processos antigos que estavam paralisados.

Um caso em especial chamou a atenção de todos: o aposentado José Moreira da Silva, de 71 anos, é cearense e mora há 38 anos em Boa Vista. A titulação do terreno que ganhou é o primeiro e único que possuiu desde quando chegou à cidade.

Escolhas adiada

leged

DESEMBARGADORES | O julgamento foi transferido para amanhã.

A escolha dos novos desembargadores do Tribunal de Justiça foi adiada para amanhã. A sessão de ontem foi suspensa. Das quatro vagas que precisam ser preenchidas, duas são por ordem de antiguidade e duas por merecimento.

O julgamento da vaga por critério de antiguidade está suspenso por sugestão do desembargador Mauro Campello. Na sessão, após uma longa discussão, a Corregedora-Geral, desembargadora Tânia Vasconcelos, afirmou que seu voto não estava pronto.

Quanto às vagas por merecimento, foram retiradas da pauta por decisão do vice-presidente Ricardo Oliveira. Ele deferiu recurso administrativo em que foram alegados que dois juízes que estão na disputa do cargo não se manifestaram.

A turma do barulho

ÂNIMOS EXALTADOS | A sessão de ontem

ÂNIMOS EXALTADOS | A sessão de ontem foi novamente na base do grito.

Se você quer desopilar, suavizar as ideias, sossegar um pouco do dia corrido, recomendo que dê uma passadinha na Câmara de Vereadores de Boa Vista nos dias de sessões, terças e quintas.

Com a exceção das mulheres, na maioria das vezes caladas porque são batidas pelo machismo reinante, os marmanjos soltam o verbo.

Aconselha-se que o visitante leve tampão para os ouvidos. Do contrário os tímpanos vão reclamar.

Projeto enxertado

Na sessão de ontem, não foi diferente: entre a gritaria dos vereadores e o bramido dos presentes – o plenário estava lotado – o vereador Júlio Cezar tentou ser esperto demais e seu mal.

Ele simplesmente enxertou o projeto inicial do loteamento Pedra Pintada e colocou hectares demais na planta oficial mas foi descoberto pelo vereador Renaro Queiroz que pediu vistas.

Por conta do atilamento de Júlio a matéria só volta ao debate para aprovação ou não, na sessão da próxima semana.

legenda

ORGANIZAÇÃO | A Prefeitura definiu o horário de armação das barracas para evitar transtornos nas feiras.

Feiras livres | Com produtos frescos e preços acessíveis, as feiras livres atraem muitos consumidores nos finais de semana em Boa Vista. Mas, para que esse tipo de comércio popular funcione da forma adequada, tanto para os clientes como para os feirantes, são necessárias regras. A prefeitura de Boa Vista reforça o horário de montagem das barracas e de funcionamento das feiras para evitar transtornos pra quem trabalha e circula por esses locais. O decreto que regulamenta as feiras livres no município determina que o horário de atendimento ao público é todos os sábados, das 6h às 13h, na feira livre da rua Pedro Aldemar Bantim, no bairro Dr. Sílvio Botelho. O mesmo horário deve ser cumprindo aos domingos na Feira do Garimpeiro, localizada na avenida Ataíde Teive, no bairro Asa Branca.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: