Cerco a João Pizzolatti pode resultar em prisão.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje |Publicada 00h12

pizzollatinova
PIZZOLATTI | Cada vez mais enredado na investigação da Operação Lavajato.

A ida da Polícia Federal aos imóveis de João Pizollati em Santa Catarina é prenúncio de que seu encarceramento está perto. Ou seja, a decretação de sua prisão está próxima, basta que o Ministério Público a requisite ao Suérior Tribunal de Justiça – STJ. Só não aconteceu ainda porque Pizzolatti goza de prerrogativas por ser secretário de estado em Roraima, mesmo que na condição de Extraordinário. Pizzolatti foi trazido para Roraima pelo amigo Neudo Campos justamente para ampará-lo de uma possível investida dos investigadores da Operação LavaJato em que é citado por ter recebido dinheiro desviado da Petrobrás.

Na semana passada agentes da PF invadiram o sítio da família de Pizzolatti, na cidade de Promerode, em busca de mais provas. A ordem do juiz Sérgio Moro desencadeou outra operação, a Politéia, para juntar mais evidências contra Pizzolatti que segundo o delator Paulo Roberto Costa, recebeu R$ 6 milhões de propinas, dinheiro que saiu dos cofres da estatal do Petróleo por meio de operações escusas. Mas Pizzolatti continua negando e ainda chama de criminosos os que o delataram no esquema. João Pizzolatti também é alvo de mais dois inquéritos encaminhados ao Supremo Tribunal Federal – STF -. Um por lavagem e ocultação de bens e o outro por corrupção passiva.

Mandados na mesa

E em Brasília há comentários fortes de que os pedidos de prisão de um jovem advogado da capital federal e do ex-deputado Joao Pizzolatti estão sobre a mesa de Sérgio Moro.

É uma questão de tempo.

Não, não e não… 

hhhhh
CONFRARIA | Neudo mantém Pizzolatti no cargo de secretário.

Feito jumento teimoso que empaca e não arreda os cascos nem empurrado por um D-8, o consultor Neudo Campos disse não a quem tentou persuadi-lo a demitir Pizzolatti, envolvido no esquema da Petrobrás e fisgado pela Operação LavaJato, mas que não pode ainda ser preso porque é secretário extraordinário em Roraima.

Neudo argumentou que não costuma deixar amigo esquecido na trincheira. Só que o governo de Roraima não é uma confraria de amigos. Que isso fique bem claro. Ai enquanto Pizzollati fica florejando o noticiário da corrupção na TV Globo, a imagem de Roraima sangra Brasil a fora por conta de mais um escândalo.

Casa de ferreiro

O PP – partido do casal de governadores de Roraima – citado como um dos maiores beneficiados pelo esquema de corrupção na Petrobras, anunciou que cobrará esclarecimentos ao deputado federal Eduardo da Fonte sobre seu envolvimento… na Lava Jato.

Sobre Pizzolatti, as mãos já foram lavadas. Os dirigentes querem distância do referido suplicante.

camaraanimos
CONFUSÕES | A Câmara de Boa Viste vive em constante ebulição.

Lá vem confrontos

O racha no relacionamento da prefeita Teresa Surita com a Câmara de Vereadores – dominada por adversários seus – tende a afrontar nesse segundo semestre.

Os vereadores reduziram a capacidade de investimentos da Prefeitura de Boa Vista e isso deixou a prefeita iracunda porque atrapalha os projetos já em andamento e os que ainda serão executados nesse ano.

Tanto que Teresa não esconde que vai recorrer da decisão na Justiça. E já deixou bem clara a sua posição, em postagem que fez em suas contas nas redes sociais.

A verdade é que enquanto o Executivo e o Legislativo ficarem medindo forças, nessa arenga pessoal, projetos importantes podem ficar prejudicados. E a população, claro, afetada.

Ao sabor das ondas

yyy
COADJUVANTE | Shéridan quer apenas ganhar fama na campanha de 2016.

Na marola da eleição vindoura, a deputada Shéridan quer surfar uma ondinha. Está espalhando por ai que vai ser candidata à Prefeitura de Boa Vista.

E não tem a menor intenção de entrar na disputa para ganhar.

Quer apenas improvisar uma oposição ao domínio da prefeita Teresa Surita. Zé Anchieta também alastra que vai se candidatar.

Repartir o bolo 

fffff
DECISÕES | Abel quer ter voz e vez na direção do PDT local.

O Partido Trabalhista Brasileiro – PDT – prepara-se para escolher uma nova comissão executiva em Roraima.

Atualmente sob domínio do senador Telmário Mota, o Partido terá mudanças na direção, porque o deputado federal Abel Mesquita quer mais participação nas decisões locais. Não aceita ser apenas coadjuvante.

Abel quer ser candidato na eleição do ano que vem e não aceita intromissão de Telmário em sua aspiração. Me contou que já tem aceno da Direção Nacional para enfrentar a prefeita Teresa.

Todos contra Teresa teresasuritahoje

Na eleição de 2016, a propósito, haverá uma campanha polarizada de todos contra uma. É que a prefeita é favorita incondicional. Teresa parte com uma margem considerável qualquer que seja o quadro. E, óbvio, terá uma penca de cinco ou seis candidatos pugnando contra ela.

Relações fronteiriças

Roraima e Bolívar são dois Estados fronteiriços. E a relação entre os dois pode ir muito além do seu posicionamento geográfico. E é para discutir políticas de benefício mútuo que representantes de Roraima e do Estado venezuelano participam hoje do 1º Encontro de Cooperação Internacional dos Estados de Roraima e Bolívar. A programação inicia hoje a partir das 14h30, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

A comissão venezuelana que chega a Boa Vista no início da tarde desta segunda é chefiada pelo governador de Bolívar, Francisco Rangel Gomez.

De Roraima, participarão secretários de Estado, representantes da Receita Federal e empresários de diversos segmentos.

Distribuindo as vagas

hhh
VAGAS | Romero esclarece que quer fortalecer os partidos.

 O Senado aprovou com 46 votos favoráveis e 9 contrários, o projeto que altera as regras da distribuição de cadeiras entre os partidos nas eleições proporcionais – para vereadores e deputados estaduais, federais e distritais.

O projeto determina que a distribuição de vagas deve ser feita respeitando o quociente eleitoral na votação obtida pelo partido, mesmo quando há coligações. Assim, as legendas que não alcançarem o quociente não podem disputar as sobras de vagas. As novas normas visam eliminar a figura do “puxador de voto”, quando candidatos muito bem votados acabam elegendo colegas de outros partidos coligados com baixo desempenho nas urnas.

O relator da comissão, Romero Jucá esclareceu que outro objetivo é fortalecer os partidos e inibir a proliferação de novas legendas. “Estamos fazendo com que cada partido procure se fortalecer para ter, efetivamente, um processo eleitoral que contribua com o país”, disse Jucá.

Diferente até demais 

pppp
DEDO APONTADO| Telmário levou um pito do senador Omar Aziz.

Para querer ser diferente demais, o senador Telmário tem feio aquilo que é dessemelhante. Por isso só tem contabilizado colisões com seus pares de Plenário.

Na última, tomou um pito – mais um – agora do colega amazonense Omar Aziz. Por sua fixação em insistir na batalha escusada com Romero Jucá, Aziz aconselhou Telmário a não trazer para o Senado as roupas sujas que costuma lavar em Roraima.

 – Não traga para cá essas questiúnculas porque isso não vai resolver os problemas do país, muito menos o problema de Roraima.

Telmário escutou tudo caladinho. E pianinho ficou…. Aliás, o senador roraimense é recordista em tomar dedada na cara.

iiiiii
NOVO VISUAL | Bairros, ruas e avenidas de Boa Vista estão ganhando placas novas de identificação.

Nova identificação | As dificuldades em torno da identificação de endereços e logradouros públicos estão com os dias contados. Um novo trabalho iniciado pela Prefeitura de Boa Vista vai por fim aos chamados “pontos de referência”. Os 54 bairros de Boa Vista vão receber novas placas para melhor indicar quais são os bairros, ruas e avenidas. Uma iniciativa, aliás, providencial. Pois as ruas da capital não recebe placas de identificação há décadas.

 

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts