‘Climão’ pesado na Assembleia: Deputados evitam sessão, fazem reunião secreta, mas não dão pista do que virá.

*** A Coluna de Hoje |||| Publicada 00h15 ***

Plenário completamente vazio ontem de manhã. Os deputados se trancaram em uma reunião secreta e não houve sessão.

O clima é nuvioso e sombrio entre deputados estaduais depois que foi autorizada que investigação contra quatro deles, pelo desembargador Leonardo Cupello, seja iniciada para averiguação de supostos gastos irregulares com passagens aéreas e diárias. Ontem era visível a atmosfera pesada no Plenário, que nem abriu para a sessão ordinária do dia, na hora regimental, por absoluta falta de quorum, embora 15 dos 24 deputados tenham registrado presenças no painel eletrônico da Casa.

Entre burburinhos, conversas ao pé do ouvido e ausência de informações, fica claro que há algo de muito grave acontecendo, porque não é comum esse tipo de registro. Raras vezes nesse tempo todo de sua existência, a Assembleia deixou de se reunir em Plenário para pronunciamentos, debates, discussões de matérias e votações.

O encontro secreto de ontem em que estavam presentes todos os deputados aliados e não aliados, é o reflexo de um relacionamento mal construído entre Executivo e Legislativo, agravado pela falta de maturidade de ambas as partes e empiorado pela ausência de diálogo entre a governadora Suely Campos e o presidente Jalser Renier. E inda há os ‘diabinhos’ que ficam atiçando a fogueira em ambos os lados sem ter a noção devida da desgraça que essas labaredas podem causar.

Pelo que ouvi ‘em off’ de alguns deputados após a reunião reservada, a guerra está para eclodir. E decorre de deduções naturais da maioria dos parlamentares sobre articulações nada republicanas arquitetadas no Palácio do Governo sobre o Parlamento. Como essa investigação que segundo a maioria partiu do desejo do Governo de ‘ferrar a vida’ de alguns adversários para enfraquecê-los.

Qualquer que seja o desfecho dessa batalha que se prenuncia, as baixas ocorrerão dos dois lados. E no meio desse tiroteio há aquele que deveria ter por herança os benefícios advindos da ação de cada deputado: o povo. Haverá muitos mutilados nessa guerra de interesses. E como em guerra não há empates, o ‘sangue’ derramado nessa batalha trará muito sofrimento e muitas avarias. Quem viver verá!

Prola vai precisar de muita reza

Prola vai precisar muito de bênçãos porque os colegas de farda o querem bem longe do Comando Geral da PM.

Aquilo que foi pressagiado nos últimos dias, aconteceu. Irresignados com a nomeação do coronel da reserva Edison Prola para o comando da PM, oficiais superiores ingressaram com mandando de segurança no Tribunal de Justiça a fim de que o ato seja revogado.

A nomeação pela governadora Suely Campos, que parecia natural, foi judicializada com a argumentação de que consiste incongruência, ou seja, trata-se de ato incoerente, a convocação de um oficial já fora de suas funções ativas para comandar a corporação.

E já que se agarrou com pastores e líderes religiosos na última segunda-feira, onde iniciou sua nova gestão no QCG sob as bênçãos de um culto ecumênico, o coronel Prola vai precisar de muita reza se quiser se manter no posto.

Os coronéis que subscreveram o mandado de segurança são: Wilson Nunes Pereira, Natanael Felipe de Oliveira Júnior, Evandro da Silva Dias, Eliabe de Souza Campos e Cledemar Félix da Silva. Eles alegam que a nomeação de um militar da reserva no comando da Polícia Militar é ilegal.

Delegado Francisco em alta

Dr. Francisco foio recebido por Suely em audiência no Palácio Senador Helio Campos.

O espevitado e folclórico delegado Francisco Evangelista dos Santos de Araújo (o dr. Francisco), que foi prefeito de Iracema por alguns dias e voltou a ocupar suas funções na delegacia de Caracarai, está bem próximo de assumir cargo de relevância no Governo.

‘Chegado’ da governadora Suely Campos, ‘Dr. Francisco’ pode assumir a Secretaria de Segurança Pública, em uma ‘costura’ que está se arranjando inclusive com a participação de deputados da base.

O encanto de ‘Dr. Francisco’ pela governadora é manifesto e notório. Ontem mesmo ele postou em sua página no Facebook uma foto com Suely, no gabinete do Palácio Hélio Campos, onde foi recebido em audiência, absolutamente satisfeito com o resultado do encontro. Né Juvenal?!.

O atual secretário Paulo César Silva Costa que se cuide. A sua batata está assando e gato subiu no telhado.

O procurador sem advogado

Ângelo Goullart está preso por seu envolvimento com o delator Wesley Batista, do grupo JBS.

O procurador da República Ângelo Goulart Villela, preso pela Lava-Jato por envolvimento com o delator Joesley Batista, tentou contratar o advogado Pierpaolo Bottini.

Mas Bottini não pode aceitar: as relações de Villela com um de seus clientes iriam lhe trazer conflitos. Villela ainda segue sem advogado.

Todos sabem, Ângelo Goulart foi chefe da Procuradoria da República em Roraima e por aqui fez e ainda tem uma legião de amigos.

Roraima ajusta transparência

Oleno Matos assinou ontem o acordo de cooperação que ajusta a transparência no governo.

O Governo de Roraima e a Controladoria Geral da União firmaram o Acordo de Cooperação Técnica da Lei de Acesso à Informação, que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas.  A lei possibilita, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

A principal finalidade do Acordo é ampliar e aprimorar a articulação de parcerias, a cooperação mútua e o intercâmbio de dados e informações, conhecimentos, e tecnologias, além da realização de ações conjuntas de fiscalização de auditoria, disponibilidade de vagas e/ou divisão de custos de treinamento e capacitações em áreas especializadas.

O chefe da Casa Civil, Oleno Matos, no ato, representando a governadora Suely Campos, enfatizou que o maior objetivo é juntar esforços no incremento da transparência pública e na adoção de medidas de governo aberto. “A grande responsabilidade desse governo é com a busca da transparência em todos os momentos. Trata-se da garantia de transparência dos atos públicos e, sobretudo, de segurança à população das práticas de governo”, disse.

Reforma trabalhista avança no Senado

Jucá e o relator Ricardo Ferraço acertam os detalhes dos próximos passos sobre a reforma trabalhista.

Em uma sessão tranquila, os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos começaram a discussão de mérito em torno do Projeto de Lei da Câmara dos Deputados (PLC) 38 de 2017, que moderniza a legislação trabalhista. “De maneira civilizada, em uma sessão calma, conseguimos começar e terminar a discussão da reforma trabalhista. Avançamos na matéria, que agora está pronta para ser votada. É uma vitória para o governo”, afirmou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB,

Ao início das discussões, Jucá apresentou o entendimento de procedimentos que foi feito com o senador Paulo Paim (PT-RS) para que houvesse as discussões e posteriormente a votação. Segundo Jucá, o governo está comprometido de honrar com o compromisso de fazer os vetos necessários ao projeto e editar uma Medida Provisória exclusiva sobre o chamado trabalho intermitente.

O relatório do senador Ricardo Ferraço registra posições importantes e identifica algumas necessidades de vetos. Quero reafirmar o compromisso do governo em relação aos vetos da reforma trabalhista e à MP para modular o trabalho intermitente”, explicou Jucá.

Cidade Inteligente: Boa Vista do futuro

O Fórum que define formas e indica ações de como planejar a Boa Vista do futuro foi encerrado ontem.

Promovido pela Prefeitura de Boa Vistam encerrou ontem Fórum Cidade Inteligente e Humana- 2020, em parceria com o Instituto Arnaiz, de Madri, na Espanha.  Foram dois dias de conversas, debates, conhecimento e discussões com profissionais renomados de diferentes áreas, em torno do conceito cidade inteligente e humana, para planejar Boa Vista para os próximos quatro anos.

Cidades Inteligentes são projetos nos quais um espaço é palco do uso de tecnologias, comunicação, informação, integrando todos os setores no planejamento e desenvolvimento urbano que visem à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita destacou que a elaboração do Plano Estratégico é mais um avanço para o município. “Temos o sonho de tornar Boa Vista a melhor cidade do Brasil em qualidade de vida e, para que isso seja possível, trabalhamos e investimos muito para melhorar todas as áreas”, disse Teresa.

Ela ressaltou que o planejamento de agora prospecta uma Boa Vista mais humana e inteligente até 2020. É um trabalho que exige tempo, por isso é importante sensibilizar a sociedade sobre a importância de juntos construirmos a cidade dos sonhos.

Capital da primeira infânciaAlunos da rede municipal de ensino (foto acima) também participaram do Fórum cidade Inteligente e Humana. Eles fazem parte dos Desbravadores Digitais, um projeto de inclusão social digital e cidadã, que reúne alunos do ensino fundamental para desbravar o território do município e construir propostas de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas, com a adoção de tecnologias. O projeto foi adaptado para ser trabalhado nas escolas, juntando a tecnologia com o ensino interdisciplinar. Durante o fórum os alunos participaram de atividades descreveram de forma lúdica e dentro do entendimento de cada um, o que é uma cidade inteligente e humana. Eles também construíram políticas públicas para a cidade elencando o que poderia ser feito a curto, médio e longo prazo. Como por exemplo: Curto prazo: asfalto, faixa de pedestre, wi-fi nos postos. Médio prazo: Praças com wi-fi nos bairros mais afastados. Longo prazo: Mais lazer na cidade, melhorar as praças.

TJ tem juizado de violência doméstica 

A juíza Aparecida Cury participa da inauguração junto com os desembargadores Mauro Campello e Alaine Bianchi.

O Tribunal de Justiça de Roraima inaugurou instalou ontem o 2º Juizado de Violência Doméstica, no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, no bairro Caranã. Na oportunidade foram implantadas as Secretarias Unificadas das 1ª, 2ª e 3ª Varas Criminais e dos 1º e 2º Juizados de Violência Doméstica da Comarca de Boa Vista.

A juíza Maria Aparecida Cury juíza responsável pelo 1º Juizado, no âmbito do Tribunal de Justiça, disse que é muito gratificante saber que o TJ teve a visão de implantar mais um para atender essa demanda. “A violência contra a mulher é um problema não das mulheres, mas de toda a sociedade”, disse a juíza.

Esta nova estrutura organizacional terá a função de efetivar os expedientes das cinco varas criminais dando vazão ao serviço em tempo menor do que o habitual e com a qualidade e a eficiência que se espera do Poder Judiciário

Dia do desafio é hoje | Nesta quarta-feira, 31, acontece a 23ª edição do Dia do Desafio. O evento que acontece anualmente na última quarta-feira de maio tem por objetivo fazer com que as pessoas destinem ao menos 15 minutos do dia para a prática de um esporte ou de exercícios físicos. Este ano, o Dia do Desafio tem como tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Em Boa Vista, o Dia do Desafio acontece através de uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista, por meio da FETEC e do SESC, incentivando os participantes do projeto Academia Aberta a participarem de um grande “Aulão de Ritmos” (foto acima) que consistirá numa grande aula de dança com o maior número de pessoas possíveis, das 19h30 às 20h30, na Vila Olímpica Roberto Marinho.

Migração: buscando saídas

O encontro de ontem reuniu representantes do Governo, da União e ONU no debate sobre a migração.

Representantes do Governo do Estado reuniram-se com membros da Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, agência da ONU para definir a criação de um grupo de trabalho para discutir, mensurar custos e propor soluções para a imigração e o acolhimento de venezuelanos em Roraima.

O grupo de trabalho volta a se reunir amanhã para mensurar detalhadamente os recursos necessários para enfrentar a situação de alto fluxo migratório no Estado que se intensificou há sete meses sem a perspectiva de que a crise no país vizinho seja minimizada.

A comitiva formada pela ONU e representantes do Governo Federal visitará ainda o município de Pacaraima nesta quarta-feira (31) e na quinta-feira (1º) estará em Boa Vista para discutir o plano de trabalho.

A secretária do Trabalho e Bem Estar Social, Emília Campos, explicou que a reunião foi uma primeira aproximação com as entidades para se chegar a uma solução mais concreta sobre o tema, pois conta com a presença de especialistas em migração que já atuaram em outros países.

É fato que vamos continuar enfrentando essa realidade por algum tempo. Fizemos o possível, enquanto Estado, nestes primeiros sete meses, e agora precisamos avançar principalmente no sentido de contar com o apoio de mais instituições”, disse Emília.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

 

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: