Com a folha inchada e dificuldades de caixa Governo do Povo vai demitir servidores em 2016.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h12
lll
DEMISSÕES | A governadora Suely com o economista Getúlio Cruz, no domingo: ‘temos que enxugar a máquina e ajustar o orçamento’.

O primeiro ano do governo de Suely Campos foi absolutamente improdutivo. Não tem uma obra sequer que possa ser exibida como referência. Um governo infecundo. O que existe na verdade são muitas denúncias de desvio de dinheiro, obras superfaturadas, muitos contratos sem licitação – a maioria deles com empresas sediadas no Estado do Amazonas – o que motivou uma avalanche de denúncias por improbidade, capaz inclusive de originar um pedido de afastamento da governadora, movido pelo Ministério Público de Contas. E como não é capaz de uniformizar suas receitas, as demissões de servidores serão inevitáveis a partir de janeiro.

Em uma entrevista ao economista Getúlio Cruz – na Rádio Folha, no último domingo – a governadora Suely sentenciou: vai iniciar o ano que vem promovendo uma reforma administrativa aguda e começando justamente com demissão em massa. “Temos que enxugar o custeio da máquina para poder honrar com todos os compromissos”, disse deixando claro que vai diminuir o tamanho do seu Governo pondo no olho da rua um punhado de servidores comissionados.

É notável reconhecer que Suely ganhou ‘uma herança maldita’, deixada pelo antecessor Zé Anchieta – um Estado endividado e dilacerado – mas se havia a ciência dessa enfermidade, por que ela não conteve a caneta no início de seu Governo, pois fez e faz até hoje, nomeações aos montes. As dificuldades de caixa são evidentes e nem os salários o Governo consegue pagar em dia. Preocupada com tantas despesas com pessoal, Suely pediu um levantamento sobre a capacidade de manter o quadro de servidores e o resultado foi catastrófico: ou demite ou entra em colapso. “Infelizmente, nós vamos ter que diminuir. Nós não podemos avançar e atravessar uma crise, como a que o País está encarando, sem enxugar a máquina”, asseverou a governadora.

Eleições de papel

lll
URNA ELETRÔNICA | Ameaçada na eleição do ano que vem por corte de verba.

O roraimense corre o risco de voltar ao tempo da cédula de papel para escolher prefeitos e vereadores nas eleições do ano que vem. É a primeira vez que isso acontecerá desde 2000, quando todo o eleitorado brasileiro começou a votar eletronicamente.

A ameaça decorre do contingenciamento do Governo Federal que cortou R$ 428,9 milhões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impactando o processo de aquisição de urnas eletrônicas, com licitação já em curso, logística e manutenção do sistema atual de votação.

Desde 1996, a Justiça Eleitoral usa majoritariamente urnas eletrônicas no Brasil – elas são substituídas por urnas manuais apenas em caso de pane. Os pleitos municipais, como os do ano que vem, movimentam mais candidatos a prefeituras e câmaras municipais do que as eleições gerais.

Novela dos desembargadores

lll
PADILHA | Se for mantida a eleição os desembargadores tomarão posse imediatamente.

A ‘novela’ sobre a eleição dos três novos desembargadores para o TJ de Roraima já tem um capítulo escrito e que vai ao ar hoje em Brasília.

É que o Conselho Nacional de Justiça – CNJ – vai anunciar a sentença sobre se é legal ou não as escolhas dos juízes Jefferson Fernandes, Cristóvão Súter e Mozarildo Cavalcante, eleitos desembargadores mas não empossados devido um embargo do CNJ que deu provimento a uma reclamação do juiz Érick Linhares. Segundo Almiro Padilha, presidente do TJ, se o CNJ liberar a posse se dará imediatamente.

Mas é impossível saber o que virá na sequência, pois novos recursos de juízes que se sintam prejudicados com a eleição podem abrolhar.

Desvio milionário no Cantá

llll
FEDERAIS | Delegado explica a operação que investiga desvio na Prefeitura do Cantá.

Tão pequenino e tão problemático. Assim é o município vizinho do Cantá, acudido ontem por uma operação da Polícia Federal que investiga um suposto de desvio de R$ 4,5 milhões dos cofres municipais.

A ação policial, denominada ‘operação Libertatem’, teve origem em denúncias da Controladoria Geral da União – CGU – que encontro indícios em esquela de licitação fraudulenta e peculato.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, sete de condução coercitiva e três de afastamento de cargo público. Segundo o delegado responsável pelo caso, Odon Dantas, um dos servidores afastados é secretário do município. Entretanto, a autoridade policial não deu mais detalhes.

Pagamento em pândegas

O Governo do Estado informou ontem que vai liberar o pagamento do servidor público nesta manhã de terça-feira, dia 1º. Mas só recebe hoje os aquinhoados da administração direta.

Os ‘primos pobres’ da administração indireta – institutos, empresas de economia mista, autarquias e fundações – só verão a cor do dinheiro depois do repasse do dia 10.

Ah, os ‘primos ricos’ da Secretaria de Saúde só recebem depois. Mas só os comissionados. A justificativa é de que está havendo ajustes orçamentários. Conversa, é falta de dinheiro mesmo!

lllll
PROGRAMA | A Prefeitura de Boa Vista distribuiu kits com leite para a complementação alimentar das crianças.

Leite da família | Cerca de 500 mães integrantes do Programa Família que Acolhe  – FQA – receberam na manhã de ontem um kit com três latas de leite para complementar a alimentação dos filhos. A entrega marcou o lançamento do Programa Leite da Família, que vai beneficiar mais de três mil crianças em Boa Vista. O programa vai atender crianças de um a dois anos de idade que participam, junto com as  mães, de todas as atividades do FQA, e os pequenos de dois a três anos e onze meses das casas mãe e creches Proinfância, com frequência igual ou superior a 75%. Cada criança receberá o kit com três latas de leite por mês.

Família que acolhe

teresaleitedafamilia
TERESA | Assistências às famílias carentes e estimulo a amamentação.

A prefeita Teresa Surita ressaltou que o programa Leite da Família é mais uma etapa concluída dentro do Família que Acolhe.

Durante o lançamento do programa, as mães receberam uma caderneta que deverá ser apresentada para retirar o kit com as três latas de leite. O Família Que Acolhe é um programa muito completo que envolve educação, social  e saúde.

Com entrega do leite, segundo Teresa, a Prefeitura poder complementar a alimentação das crianças a partir de um ano de idade, para não desestimular a amamentação, mas fornecer todas as vitaminas e proteínas necessárias para o desenvolvimento da criança.

Índios capitalistas

lllll
TELMÁRIO | Defesa da autonomia financeira das comunidades indígenas.

O senador Telmário Mota defende uma integração vagarosa das comunidades indígenas do país a atividades econômicas sustentáveis, que lhes propiciem uma vida mais digna, sem interferência do poder público.

Telmário sugere, por exemplo, o desenvolvimento do turismo e das atividades extrativistas nas aldeias, desde que não haja degradação do meio ambiente.

Mas ele continua atirando pedras na PEC 215 que transfere para o Legislativo o poder de demarcar as terras indígenas. Para ele, se aprovada, a PEC prejudicará muito as comunidades porque o poder econômico terá mais força e não permitirá a aprovação de demarcações.

Câmara de Boa Vista, 46 anos

llll
ANIVERSÁRIO | Adilberto Veras entre Lurdinha e Newton Tavares: 46 anos de Câmara.

A Câmara de Vereadores de Boa Vista festejou ontem seus 46 anos de existência. Uma solenidade foi realizada para homenagear personalidades da política atual e juntou também alguns vereadores do passado.

O presidente Adilberto Veras teve o cuidado de lembrar de figuras expoentes que deixaram suas marcas na gestão da Casa. Entre elas o primeiro presidente Newton Tavares e a mulher com o maior número de mandatos, a vareadora Lourdinha Pinheiro.

Veras destacou a importância do trabalho dos pioneiros e ressaltou que apesar das dificuldades, os 21 vereadores da atual legislatura têm se esmerado em cumprir o seu dever de lutar pela melhoria da qualidade de vida da sociedade boa-vistense.

A Expoferr ressuscita

ll
REVITALIZADO | O Parque Dandãezinho estará aberto ao público a partir de hoje.

Já está tudo pronto para a 39ª Exposição Feira Agropecuária de Roraima – Expoferr – o maior evento do setor agropecuário do estado que terá sua abertura hoje no Parque de Exposições Dandãezinho, local onde o tradicional festejo é celebrado.

O espaço – abandonado na administração de Zé Anchieta, quando inclusive chegou a ser vendido em leilão – foi completamente revitalizado, está completamente revitalizado e pronto para receber os visitantes durante os seis dias do evento, de hoje até o dia 6.

O principal objetivo da feira é fomentar a Agricultura e Pecuária em Roraima, e consequentemente a economia local.

cidadeluz2
ILUMINAÇÃO | A Prefeitura começou o programa ‘luzes do natal’ pelas áreas centrais e todos os bairros serão atendidos. 

 A cidade luz | Eram quase sete horas da noite de sábado, 28, quando os frequentadores da Orla Taumanan foram surpreendidos com o acendimento das luzes de natal. Da calçada da Igreja Matriz, a prefeita Teresa Surita comandou, com um controle remoto, o acender das luzes no ponto turístico e na rua Floriano Peixoto, no centro da capital.  A orla ganhou uma decoração especial para o mês de dezembro, com pisca-piscas, enfeites de anjos e árvores luminosas espalhados na entrada e nas duas plataformas do local. A prefeita também comandou o acendimento das luzes no Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Silvio Botelho, zona Oeste de Boa Vista. A iluminação também foi ligada em outras partes de Boa Vista. Para a prefeita Teresa Surita, a decoração é uma forma de fazer a cidade vivenciar o clima de natal.

 Nós trabalhamos buscando levar essa iluminação pra toda a cidade. Hoje, Boa Vista está toda iluminada, tanto no centro como nos bairros mais afastados. Essa iluminação é um gesto muito importante para as pessoas, elas gostam muito de ver a cidade decorada e preparada para receber o natal”, disse Teresa. Ela também fez um apelo para que as pessoas preservem a decoração. 

Luzes e tecnologia

lll
ORLA TAUMANAN | O cartão postal boa-vistense foi o primeiro a ser decorado.

A iluminação de natal combina tradição e tecnologia, com o uso de luzes de LED, e pode ser conferida na Orla Taumanan, Parque Germano Augusto Sampaio, Praça do Mirandinha, Praça Simon Bolivar, Complexo Ayrton Senna e em várias ruas e avenidas movimentadas de Boa Vista.

O acendimento das luzes marcou o início da programação de fim de ano da Prefeitura de Boa Vista que continua com o acendimento das luzes das árvores de natal na praça Fabio Paracat e no Parque Germano Augusto Sampaio, junto com a celebração da chegada do Papai Noel, no dia 5.

O Natal da Paz vai deixar o céu de Boa Vista mais iluminado no dia 19, com a queima de fogos de artifício no Parque Germano Sampaio.  A Prefeitura de Boa Vista vai reunir as melhores vozes da capital, valorizando a cultura e os talentos da nossa terra em um grande espetáculo musical natalino.


 CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts