OAB no combate à corrupção

CONFIDENCIAL              A Coluna de hoje | publicada 00h23
O presidente da OAB local, Jorge Fraxe, fala hoje sobre o manifesto de combate à corrupção.

O presidente da OAB local, Jorge Fraxe, fala hoje sobre o manifesto de combate à corrupção.

A corrupção grassa e assola o país, mas uma entidade que tem tanta representatividade para a manutenção da cidadania e consolidação da democracia, se insurge contra este mal que corrompe e destrói a sociedade. Trata-se da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – que, através de suas seccionais em todo o Brasil lança nesta segunda-feira, 23, um manifesto com um conjunto de propostas de combate à corrupção e o desvio do dinheiro público.

A entidade ouviu o clamor da população, que não aceita essa crise ética, esses desvios de recursos públicos que drenam o patrimônio do povo para a prática de crimes. A população quer que sejam adotadas providências reais, concretas e efetivas para que mude a estrutura do Estado brasileiro, que viabiliza essa corrupção impregnada em todos os entes da federação.

O plano de combate à corrupção da OAB, que será apresentado pela OAB Roraima, hoje de manhã, pelo presidente Jorge Fraxe, contempla a valorização da advocacia pública, por certo nela incluída, a advocacia em Estatais, Petrobrás, Caixa, BNDES, Correios, Banco do Brasil, Serpro e outros 130 entes públicos estatais, só no âmbito federal, para que a probidade seja estabelecida de modo a prevenir desvios no seu nascedouro.

Vigiar e punir: essas são as expressões que balizam a campanha da OAB. Vigiar significa controlar, dar mais autonomia e estrutura para as Controladorias e os órgãos responsáveis pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos. Punir é dar o exemplo, não permitir que pessoas que desviaram recursos públicos não sejam devidamente sancionadas, dentro do devido processo legal.

Entre as propostas da OAB está a criminalização do caixa 2 de campanha e o fim do investimento empresarial em campanhas e partidos políticos, além do fortalecimento da advocacia pública e o pagamento das contas públicas em ordem cronológica.

Industria da invasão

bb

Batalhão de Choque de Polícia Militar em ação durante uma desocupação de um terreno na periferia de Boa Vista.

A suspeita de que existem pessoas que não precisam de moradias e mesmo assim invadem ou incentivam as invasões terrenos na periferia de Boa Vista levou a Polícia Civil a abrir um inquérito para investigar o caso.

Uma moradora da zona Oeste da capital, que preferiu não se identificar por medo de represálias, é que está servindo de conselheiras dos investigadores.

Há invasões ocorrendo simultaneamente em diversos bairros da cidade, inclusive em áreas de proteção permanente e insalubres, como é o caso do terreno que fica atrás da usina de asfalto, no bairro São Bento.

Líderes de diferentes movimentos sociais confirmam que, em meio a famílias que lutam pelo direito à moradia, existem pessoas que só querem se aproveitar.

Investigação
Uma investigação está em andamento para descobrir se existe uma indústria da invasão em Roraima.

De acordo com a Polícia o ponto principal é identificar as pessoas e saber qual a participação de cada uma delas.

Há alguns grupos que, repetidamente, estão à frente desses movimentos ditos sociais. Aparentemente, existem alguns que usam uma grande maioria de pessoas necessitadas e de pouca instrução para poder fazer o que a gente chama de grilagem de terras.

Asfaltamento da BR-432

A BR-432 já tem uma parte asfaltada, saindo do Cantá em direção ao Sul do Estado.

A BR-432 já tem uma parte asfaltada, saindo do Cantá em direção ao Sul do Estado.

O ex-deputado federal Luciano Castro continua circulando bem nos corredores de Brasília.

Mesmo sem mandato, conseguiu intermediar, por meio de seu Partido, o PR, que o governo federal atenda a um pleito antigo que vai beneficiar os roraimenses que se deslocam com destino ao sul do Estado.

É que será lançado em breve o edital para a pavimentação da BR-432, que liga o município do Cantá ao Novo Paraiso, no KM-500. Quando concluído o asfaltamento, o percurso será encurtado em mais de 100 quilômetros.

Pé na estrada

Rodrigo e o pai Romero Jucá farão dobradinha para o Congresso Nacional, em 2018.

Rodrigo e o pai Romero Jucá farão dobradinha para o Congresso Nacional, em 2018.

É certo que até 2018 há muito chão pela frente. Mas amparado na premissa de que quem chega primeiro bebe a água mais limpa, o ex-deputado estadual Rodrigo Jucá iniciou sua caminhada em busca de um novo mandato. Agora para a Câmara Federal.

Nas incursões que faz aos municípios de Roraima, o discurso está bem definido.

E a campanha, claro, tem a bênção do pai, o senador Romero Jucá.

O DNIT aguarda Luciano

A presidência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, foi requerida pelo Partido da República – PR.

O Partido comanda todo o Ministério do Transportes e é considerado o Partido mais leal ao Palácio do Planalto, depois do PT, claro.

Se conseguir lograr êxito no pedido o PR já tem o nome para comandar o órgão:

Luciano Castro indicado com a aprovação de todos os políticos expoentes do PR e de outros partidos da base governista.

Atentado contra a Polícia

A ousadia dos bandidos não poupa nem a Polícia. A delegacia de Mucajai foi atacada na madrugada de ontem, onde todos os veículos apreendidos que estavam no pátio foram alvo de incêndio criminoso.

Conforme o delegado Márcio Amorim, o possível autor do crime já foi identificado, inclusive, o motorista contratado para retirá-lo do local do crime. As investigações estão avançadas e prisão de suspeitos pode ocorrer nas próximas horas.

Convocação

O não comparecimento de Adriano de Almeida Corinthi, que exercia o cargo de presidente da Comissão Setorial de Licitação, da Secretaria Estadual de Saúde na reunião de sexta-feira, 20, na Assembleia, fez com que os parlamentares marcassem nova convocação do ex-diretor, para 14h30, da próxima quarta-feira, 25.

Ficou decidido que os secretários estaduais da Saúde, Kalil Coelho, e de Justiça e Cidadania, Josué Filho, serão ouvidos também no mesmo dia entre 15 e 16 horas.

Sujeira:  o Rio Branco pede socorro

sujeira no rioNo Dia do Mundial da Água, comemorado ontem, um grupo de voluntários e defensores do meio ambiente, foi percorrer um trecho do Rio Branco e para a tristeza de todos muita sujeira foi encontrada no percurso na orla de Boa Vista.São dezenas de quilos de materiais poluentes removidos pela Associação dos Amigos do Rio Branco. A ação reuniu mais de 60 pessoas em 20 barcos e deu início à Semana da Água, evento realizado pelo governo estadual em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado ontem.

 Pedalando por Boa Vista

O cilista c

O ciclista Flávio Cipriano, pedalou com amigos pelas ruas de Boa Vista.

O melhor ciclista do país veio a Boa Vista para troca de experiência. Ser um dos melhores do Brasil e do mundo é uma tarefa que requer dedicação e disciplina. Para o penta campeão de ciclismo, Flávio Cipriano, 25, não foi diferente.

Ao escolher a bicicleta como ferramenta de trabalho, ele traçou metas e conquistou diversos títulos.

A experiência, as condições de treino e a trajetória foram os temas apresentados em uma palestra motivacional aos ciclistas de Boa Vista, promovida pela Prefeitura de Boa Vista, contou ainda com um passeio ciclístico.

 O voto dos indígenas

Preocupado com a socialização das comunidades indígenas a Justiça Eleitoral vai realizar os primeiros atendimentos aos moradores da comunidade Monte Muriat, em Uiramutã.

O TRE, presidido pelo desembargador Mauro Campello, estabeleceu o slogan “Cidadania ao alcance de Todos”, para incorporar o voto dos indígenas ao colégio eleitoral estadual.

Campello destaca a importância de realizar atendimento nos locais mais distantes do Estado, o que resulta na aproximação da Justiça Eleitoral com a população e viabiliza o exercício da cidadania.

Próximos atendimentos

Os próximos atendimentos do TRE serão realizados nas comunidades indígenas do Flexal, Pedra Branca, Maturuca e a sede do Uiramutã, respectivamente nos dias 24, 25, 26 e 27 de março.

No próximo dia 26 de março, às 11h, na escola estadual indígena José Alamano, em Maturuca, será a abertura oficial da Justiça Eleitoral Itinerante. 

cachoeirinha

PRAIA DA CACHOEIRINHA | A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental uma manhã de limpeza no balneário Praia da Cachoeirinha, no bairro Cidade Satélite. Cachoeirinha é uma das praias mais bonitas de Boa Vista, mas também a mais poluída. Do local foi retirada quase uma tonelada de resíduos e lixos diversos como vidros, latas, garrafas pet e sacolas plásticas. A ação foi em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado ontem.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito

 

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: