Concurseiros ‘peitam’ Denarium no Aeroporto e cobram manutenção dos concursos.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h12

Denarium é abordado por concurseiros ao desembarcar em Boa Vista. Fotos | Ascom RR

Desde que ocupou a cadeira principal do Palácio Senador Hélio Campos, o governador Antônio Denarium (PSL) só tem tido dessabores. É um problema atrás do outro. Mas ontem ele sentiu a efervescência de um protesto mais cáustico ao ser afrontado por centenas de manifestantes que foram ao seu encontro exigir a manutenção dos concursos públicos.

Mais de 300 ‘concurseiros’ madrugaram ontem no Aeroporto de Boa Vista e ‘peitaram’ Denarium, que saiu escoltado por seguranças, para cobrar a materialização de uma de suas mais contundentes promessas de campanha: ‘manter os concursos anunciados na gestão anterior e empossar todos os aprovados’.

No sábado (2), o vice-governador Frutuoso Lins anunciou o fim de todos os concursos em andamento sob um argumento já batido e do conhecimento de todos: o Estado está quebrado e sem dinheiro previsto no orçamento e nem para pagar contas, realizar concursos torna-se inviável.

Acontece que milhares de pessoas – de dentro e de fora de Roraima – acreditaram na probidade governamental e se inscreveram nos concursos, estudaram e de repente tudo é desfeito justamente por incapacidade de gestão.

Ainda no Aeroporto Denarium, sem muito a dizer, garantiu que vai reunir assessores para deliberar sobre uma avaliação mais profunda e anunciar se há ou não condições financeiras para a manutenção dos concursos, principalmente da PM e da Polícia Civil.

“Nós vamos nos reunir com toda a comissão dos concurseiros amanhã. Nosso governo é sério, honesto e transparente e não podemos infringir a lei. Estamos trabalhando para alocar recursos para Roraima e acabar com esse caos social e econômico que estamos vivendo”, disse limitou a dizer um govenador flagrantemente acuado.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra Antônio Denarium saindo da sala de embarque no Aeroporto Atlas Cantanhede, em meio aos candidatos e gritos de revolta. O governador não se absteve de falar com a imprensa.

Denarium fala de crise

Denarium prometeu avaliar a situação e se posicionar depois.

Ontem o governador Antônio Denarium (como tem feito com certa regularidade) usou seu perfil no Facebook para manifestar-se à cerca do encontro no Aeroporto.

Ele disse que ao retornar de Brasília foi recebido no aeroporto, por centenas de concurseiros e conversou com os manifestantes a respeito da atual situação dos concursos.

“Estamos fazendo a nossa parte para recuperar o Estado. E acima de tudo, estamos tratando os recursos públicos com responsabilidade, otimizando gastos. Sempre atuarei desta forma, com transparência, mantendo o diálogo e atenção às pessoas”, disse Denarium.

Mas até o fechamento da coluna não havia uma posição oficial de Denarium sobre a possibilidade de manter os concursos ou manter a decisão de não realizá-los.

Teresa em workshop da ONU | A prefeita Teresa Surita (MDB) participou ontem, em São Paulo, de workshop para apresentar o potencial de Boa Vista para investidores. Teresa foi convidada pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (ONU) para tratar de temas relacionados à geração de empregos e ao desenvolvimento para Boa Vista. “Foi muito importante pois apresentei um panorama do potencial de Boa Vista para empresários de São Paulo. A intenção foi despertar neles o interesse para investirem na nossa capital que mais cresce na região Norte: a nossa Boa Vista! Sigo em busca de investimentos para alavancar nossa economia.”, disse ela.

Teresa destacou viabilidades na área da tecnologia, o potencial no agronegócio, com a produção de soja, milho, bovinocultura, algodão e fruticultura e falou das cadeias produtivas que podem ser melhor exploradas no turismo de aventura, observação de pássaros, culinária. Enfatizou também a localização estratégica de Roraima, que faz tríplice fronteira com a Venezuelana, Guiana e Amazonas, facilitando o escoamento de produção e acesso mais rápido a portos rumo ao Caribe e Europa.

Muito importante sermos convidados para um debate promovido pela ONU, que possa estabelecer parcerias e contribuir no desenvolvimento da nossa cidade e nosso Estado. Viemos a São Paulo para mostrar nosso diferencial e nossas potencialidades econômicas e apresentar caminhos para enfrentar, de forma positiva, esse processo migratório e contribuir para o desenvolvimento de Roraima”, disse a prefeita.

Reforço pelo enquadramento

Alcolumbre é a favor do enquadramento dos ex-servidores.

Os servidores dos ex-territórios de Roraima e Amapá, que almejam o enquadramento na Folha da União, ganharam um reforço de peso: Davi Alcolumbre.

O senador amapaense elegeu-se presidente do Senado, no último sábado e garantiu que vai lutar para que o sonho de milhares de ex-servidores se realize.

Em vídeo que foi postado nas redes sociais Alcolumbre afirma que o Tribunal de Contas da União (TCU) não pode contrariar uma emenda que foi feita na Constituição Federal – a pretexto de denúncias inventadas – atrapalhar o enquadramento.

Para ele a manifestação do TCU – que determinou a paralisação dos enquadramentos – é ilegal, pois não é competência do Tribunal contestar uma lei que aprovada pelo Senado e Câmara Federal e sancionada pelo presidente da República.

Ai já é demais…

Suely deixou um rasto de destruição para o sucessor.

Diante das deficiências expostas no governo de Denarium nesses poucos dias de vida – sabe-se que muita coisa é remanescente da gestão anterior -, já havia gente ontem dizendo que estava com saudade de Suely.

Ai é sadismo demais, porque Suely Campos simplesmente destroçou a estrutura de Governo, deixando para o sucessor [Denarium] apenas os cacos.

As dificuldades de agora são em sua maior parte decorrentes do desastre que foi o Governo Suely.

Mas se Denarium não encontrar uma forma de agir e colocar Roraima nos tilhos, pagará pelo mesmo pecado de outrora. E levará Roraima para um abismo ainda mais profundo.

Miséria em praça pública

Mulher faz comida em fogão improvisado na Praça do Centro Cívico.

A cena é de partir o coração: o que sobrou de uma lata velha servia ontem de fogão improvisado para uma senhora que fazia o almoço da família, em pleno gramado da praça do Centro Cívico que fica bem em frente ao Palácio Senador Hélio Campos.

Dona Rafaela Gentil, funcionária da empresa Limponge – que não recebe dinheiro do governo há 7 meses – fazia frango frito para a família e servidores de outras terceirizadas. Há servidores que estão com sete, oito e até nove meses de salário atrasado, e, sem previsão para receber.

“Nós estamos vivendo de doações. Estamos aqui, acampados, vivendo de forma precária. O governador já disse que não vai pagar os meses atrasados e nós vamos continuar aqui cobrando os noves meses de salário atrasado, as nossas férias e o décimo terceiro”, disse dona Rafaela.

Yonny se manifesta

Yonny Pedroso disse que houve equívoco. Foto | Divulgação

Em nota encaminhada ao Blog, a defesa da deputada estadual Yonny Pedroso esclarece que houve engano na interpretação da decisão da Justiça Federal acerca do uso de tornozeleira eletrônica, por parte da Secretaria de Justiça e Cidadania.

Diz que tão logo foi detectado o equívoco, ela se dispôs a recolocar a tornozeleira, o que ocorreu, sendo este fato comunicado ao juiz. Esclarece ainda que está à disposição da justiça, prestando todas as informações necessárias, que resultarão na comprovação da sua inocência.

Tá feito o registo…

Jefferson assume o TRE

Jefferson tomou posse ontem na presidência do TRE.

Os desembargadores Jefferson Fernandes da Silva e Leonardo Pache de Faria Cupello tomaram posse na manhã de ontem nos cargos de presidente e vice-presidente/corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE), biênio 2019/2021, no plenário da instituição.

O novo presidente é baiano e está na magistratura roraimense desde 1993, tendo ascendido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Roraima em 2015.

Em um discurso emocionado Jefferson Fernandes lembrou de sua trajetória profissional e da importância da sua família, pais, esposa e filhos para sua vida e os desafios que nela se apresentam.

“Estou sentindo o peso do encargo. A vida nos impõe desafios e creio que esse é um dos grandes, pois não fui talhado para o exercício de cargos solenes (…). Não tenho nenhum objetivo pessoal no exercício da presidência do TRE de Roraima”, disse Jefferson.

Cuidado na volta às aulas | A rotina dos estudantes da rede municipal de ensino já voltou ao normal, e consequentemente, o trânsito fica mais intenso na capital. Por isso, a atenção deve ser redobrada. E para garantir a segurança das crianças, a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) está orientando os pais sobre os principais cuidados que devem ser tomados na hora de conduzir os filhos até a escola. As ações educativas são promovidas pela Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Depet), que nesta quarta-feira, 6, atendeu a Escola Municipal Pequeno Príncipe, no bairro Caranã. Os agentes estão distribuindo cartilha e recebendo informações sobre legislação de trânsito, como uso da cadeirinha, faixa de pedestre, limite de velocidade e cinto de segurança nos automóveis. Os motoristas que trafegam nas vias próximas as escolas, também estão sendo orientados.


www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: