Conselho de Ética aceita denúncia contra Ângela Portela e mais 5 senadoras por quebra de decoro.

*** A Coluna de Hoje ||| Pubicada 00h13 ***

A senadora Ângela Portela (a esquerda) ocupou a Mesa Diretora do Senado junto com mais cinco senadoras da oposição.

A senadora Ângela Portela (PDT), cuja atuação mediana no parlamento sequer lhe assegura uma candidatura confortável à reeleição no ano que vem, está no centro de uma polêmica ocasionada por atitudes nada convencionais e antidemocráticas, quando juntamente com outras colegas senadoras ocuparam a Mesa Diretora do Senado para impedir e tumultuar a votação da reforma trabalhista.

Por conta dessa gracinha juvenil e absolutamente irracional, Ângela e mais cinco senadoras da oposição vão responder a um processo no Conselho de Ética da Casa, que pode custar-lhe o mandato. É que ontem presidente do Conselho, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), aceitou a abertura de processo disciplinar contra elas. Inicialmente, se forem consideradas culpadas, as penas cabíveis para a denúncia são advertência e censura (verbal ou escrita).

Mas o Conselho de Ética pode entender que a acusação é mais grave do que uma denúncia e encaminhar a questão à Mesa para convertê-la em representação. No caso de representação, as penas podem ser a perda temporária do exercício do mandato ou a perda do mandato.

O senador João Alberto disse que o ato das senadoras foi antidemocrático e aconteceu à vista de todos. “Estavam, se não me falha a memória, 79 senadores assistindo àquele quadro horrível de quebra de ética e decoro parlamentar em pleno Plenário do Senado Federal. Assim sendo, eu tive que acolher a denúncia e estou fazendo as tratativas para encontrar um dia propício para a reunião do conselho”, disse.

A assessoria da senadora Ângela Portela disse que ela só vai se pronunciar sobre a aceitação da denúncia após conversar com as demais senadoras.

Gabinete emergencial pós-cheia

Suely anunciou ontem a criação de um gabinete emergencial para socorre desabrigados das chuvas.

Agora que as chuvas estão abrandando e o nível do Rio Branco começa a baixar, a governadora Suely Campos (PP) inventa de criar um gabinete integrado de gestão emergencial prometendo atender desabrigados na cidade e ribeirinhos. Deveria ser chamado de ‘comitê pós-cheia’.

Essa providência deveria ser regular e não emergencial, pois todos os anos essas ocorrências que se verificam no inverno, acontecem naturalmente.

Criar gabinete emergencial agora é pura demagogia, quando a ação, por suas consequências, deveria ser permanente e ativada todos os anos de forma preventiva, antes mesmo do período chuvoso.

Intrigas de bastidores 

A prefeita Teresa Surita agora está na alça de mira de Suely, sendo insultada e injuriada. 

E de repetente a governadora Suely passou um pano no passado, deixou no esquecimento seus antigos algozes [Zé Anchieta e Chico Rodrigues, donos da gestão anterior] e mirou seu estilingue na direção de Teresa Surita, agora seu alvo predileto.

A todo instante surge um depoimento da mandatária [nas redes sociais ou em blogs patrocinados pelo Palácio] a destratar a prefeita da Capital. Um sintoma claro de quem está acometida de alguma desesperança ou em desvantagem política.

Ai vem a orientação dos ‘marquetólogos’ de plantão com a única saída imaginável: o ataque. Pior, com argumentos tão desconexos quanto incoerentes e desarmônicos.

Tudo isso deve ser por conta da possibilidade cada vez mais evidente de que Teresa será a grande atração da campanha do ano que vem, na condição de candidata a ocupar o Palácio Senador Hélio Campos.

Édio disse sim a Temer 

O placar da Câmara (na cor verde) mostra os nomes dos deputados favoráveis ao presidente Michel Temer.

O deputado federal Édio Lopes (PR) que frequentou a lista dos indecisos havia dias, votou ontem contra a admissibilidade da acusação contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Inicialmente foi rejeitado o relatório do deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ). E em seguida foi votado um novo parecer, de Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), recomendando a rejeição da denúncia contra o presidente.

Édio seguiu a orientação da direção do seu partido, o PR, assim como PMDB, PP, PSD, DEM, PROS, PRB, PTB, Solidariedade e PSC fizeram o mesmo. Os partidos PT, PPS, PHS, PSOL e Rede se posicionaram contra o relatório do tucano. O PSDB liberou os deputados para votar como bem entendessem

O relatório de Abi-Ackel, aprovado 41 votos a 24, será submetido ao plenário da Câmara, a quem cabe a palavra final sobre autorizar ou não o STF a analisar a denúncia contra o presidente.

Reforma Trabalhista: Jucá anuncia MP de ajustes

Jucá negou que exista qualquer acordo para que restabeleça o retorno da contribuição sindical obrigatória.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB), reiterou ontem o compromisso do governo de editar a Medida Provisória para ajustar pontos da Reforma Trabalhista sancionada ontem pelo presidente Michel Temer e reafirmou que o retorno da contribuição sindical obrigatória não foi acordada com os senadores e não faz parte da minuta que foi entregue hoje aos parlamentares.

“Vamos construir coletivamente a melhoria do texto que veio da Câmara dos Deputados. É um trabalho de aprimoramento, não está se anulando nenhuma posição da Câmara dos Deputados”, disse Jucá, após evento no Palácio do Planalto.

Jucá disse que encaminhou a vários parlamentares a minuta da MP e também ao relator da matéria na Câmara, Rogério Marinho (PSDB-RN), para que a MP seja debatida e não há pressa já que há o prazo de 120 dias para a reforma entrar em vigor.

Não há nenhum acordo para colocar a contribuição sindical, eu não fiz esse acordo, não tenho texto sobre isso e o Senado se manifestou para não incluir isso na Medida Provisória. Portanto, não está na minha área esse tipo de discussão”, afirmou.

Enfrentando o mosquito

Equipes da Prefeitura estão preparadas para atacar os focos de mosquitos nos bairros da cidade.

E o Governo e Prefeitura decidiram (que bom) colocar seus exércitos nas ruas, na caça ao mosquito Aedes aegypti.

Tanto a governadora Suely Campos quanto a perfeita Teresa Surita anunciaram ontem ações efetivas e enérgicas no combate ao inseto assassino.

Ontem o Governo anunciou que no final de semana 400 servidores do Estado, 300 militares do Exército e outros 80 da Força Aérea irão atuar no combate e prevenção das doenças ocasionadas pelo Aedes.

E a Prefeitura anunciou que no mesmo período vai promover mais um grande mutirão de combate ao Aedes aegypti com a parceria de militares do Exército e Aeronáutica, secretarias municipais e voluntários. A previsão é visitar 30.515 imóveis nos bairros selecionados apenas no sábado.

Com tamanho exército nas ruas (Governo, Prefeitura e militares) a procura do bicho duvido que o Aedes aegypti sobreviva.

O beiral no centro do furacão

O Beiral será reestruturado com novo conceito de urbanizado. Projeto será anunciado hoje por Teresa.

A prefeita de Boa Vista, Teresa Jucá (PMDB), anuncia oficialmente hoje de manhã [em entrevista coletiva no Palácio 9 de Julho, às 10 horas], todo o esboço do projeto de Revitalização da área de interesse social Caetano Filho, mais conhecida com beiral.

Na ocasião, a prefeita Teresa Surita vai apresentar o projeto que será realizado no local e também o destino das famílias que atualmente residem nesta área.

Por outro lado, ontem de manhã, alguns moradores contrários a medida se reuniram com defensores púbicos em busca de uma saída que atenda a o interesse de todos.

Na Defensoria há o entendimento de que nenhuma demolição seja autorizada agora sem que todas as pendências entre moradores e Prefeitura sejam sanadas.

O protesto dos caminhoneiros

Abandonado pelo Governo o posto do Jundiá não oferece mais condições de atendimento aos caminhoneiros.

Com o fim da fiscalização de produtos no posto do Jundiá (e Rorainópolis), os caminhoneiros decidiram protestar pelo desleixo governamental, ocupando a praça do Centro Cívico, em frente ao Palácio o Governo.

O protesto ocorreu ontem de manhã quando parte dos motoristas deixaram seus veículos parados, carregados e lacrados para reivindicar melhor atenção e que as cargas sejam vistoriadas e liberadas.

Os caminhões com carga, que devem passar por fiscalização ao chegar no Jundiá, estão sendo lacrados e todo o processo deve ser feito em Boa Vista, porém, o horário da vistoria não foi informado.

De acordo com servidores do Posto de Fiscalização do Jundiá, a suspensão é devido as más condições físicas na estrutura do posto e a falta de pessoal que já dura mais de um ano.

Boa Vista absorve eleitores do interior 

O TRE está remanejando para Boa Vista todo o eleitorado de Bonfim, Cantá e Normandia.

A partir da próxima segunda-feira os eleitores dos municípios de Bonfim, Cantá e Normandia passam a ser atendidos exclusivamente pelo Cartório da 5ª Zona Eleitoral, localizado em Boa Vista, no Fórum Advogado Illo Augusto dos Santos – Av. Nazaré Filgueiras, 2077, próximo ao 4º DP, Pintolândia.

Em função do rezoneamento eleitoral esses três municípios deixam de pertencer à 3ª Zona Eleitoral, com sede em Alto Alegre e passam para a 5ª ZE, com sede em Boa Vista.

O rezoneamento tem o objetivo de aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais, que nas capitais terão no mínimo 100 mil e no máximo 200 mil eleitores. Nas zonas do interior esse número é de no mínimo 10.000 eleitores, com base em critérios de razoabilidade e proporcionalidade, conforme determinação do TSE.

A preocupação do TRE-RR é dar melhores condições de atendimento a esses eleitores e reduzir seus custos de deslocamento, quando necessitam dos serviços da Justiça Eleitoral”, garante a presidente do TRE, desembargadora Tânia Vasconcelos.

Chagas prepara posse no Parlamento

Chagas foi eleito presidente do Parlamento Amazônico e a posse acontece em Boa Vista em agosto.

A posse da nova diretoria do Parlamento Amazônico acontecerá dia 9 de agosto, em sessão solene na Assembleia Legislativa de Roraima. Os deputados Coronel Chagas (PRTB) foi eleito presidente da instituição, Lenir Rodrigues (PPS), eleita secretária geral, Gabriel Picanço (PRB), tesoureiro, e Jorge Everton (PMDB) secretário da Comissão de Minas e Energia, para o biênio 2017/2018.

Nesses dias que antecedem o evento, deputado Coronel Chagas explicou que foi enviado ofício para as nove assembleias legislativas que integram o Parlamento Amazônico, totalizando 251 parlamentares.

Nessa oportunidade, além de darmos a posse, serão ministradas palestras sobre assuntos de interesse dos estados que compõem o Parlamento Amazônico, e vamos definir a programação de atividades para essa nova gestão”, disse Chagas.

Fábio Stica aprovado para o CNMP

O procurador Fábio Stica foio aprovado para O CNMP em votação no Plenário do Senado.

O procurador do Ministério Público roraimenses Fábio Bastos Stica teme o nome aprovado no Plenário do Senado, ocupar lugar Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Fábio Stica ingressou no Ministério Público de Roraima em 1992, como promotor de Justiça substituto.

Sabatinado pela CCJ em maio, ele defendeu o fim do foro especial por prerrogativa de função, ponderando que o foro deveria ser mantido para o procurador-geral da República, governadores, prefeitos, procuradores-gerais de Justiça e presidentes de tribunal.

A Prefeitura anunciou o retorno do programa Academia Aberta já a partir desta semana.

Academia aberta | Acabou o recesso do Programa Academia Aberta, promovido pela Prefeitura de Boa Vista por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), os alunos dos sete pólos, a partir desta semana já podem retornar para as atividades físicas ministradas por profissionais capacitados da área. Mais de 800 participantes, de 10 a 60 anos, estão distribuídos nos sete polos: Orla Taumanan, Praça Velia Coutinho, Praça do Mirandinha, Vila Olímpica Roberto Marinho, Praça do Conjunto Cabos e Soldados, Praça do Cidade Satélite e Praça Mané Garrincha.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: