Conspiração: Deputada trama com Denarium a queda de Jalser da Presidência da Assembleia.

A Coluna de Hoje | Publicada 00:05

Catarina e Denarium: trama para derrubar Jalser. Foto | Facebook

Na era das conspirações cibernéticas, o fato marcante de ontem na política roraimense foi o vazamento no meio da noite, de um áudio de 53 segundos, que logo tomou conta das reses sociais, mostrando um diálogo conspiratório para derrubar o deputado Jalser Renier (Solidariedade) da presidência da Assembleia Legislativa.

As vozes dos personagens envolvidos na trama logo foram identificadas: trata-se de uma conversa da deputada estadual Catarina Guerra [que do mesmo Partido de Jalser, o Solidariedade] com o governador Antônio Denarium (PSL).

Na gravação é destacável a voz de Catarina sugerindo uma articulação para o afastamento de Jalser, inclusive com críticas ao Judiciário por não ter atendido aos pedidos de afastamento feito pelo Ministério Público.

Catarina é incisiva, diante de um Denarium aparentemente surpreso: “Só será possível de uma maneira só. Se a gente não sentir segurança que a gente vai conseguir isso, eu acho imprudente essa maneira que a gente tá querendo evoluir o passo nesse sentindo”. 

E continua: “E aí a gente fica naquele ponto, ele cai por si, ou a Justiça nunca vai afastar porque tá refém dele. Enfim a gente vai ficar nessa insegurança até quando?” 

No áudio é possível destacar a voz clara de Denarium afirmando: “a gente não consegue andar, não consegue evoluir”. E Catarina emenda:  “mas essa história de que a justiça não dá porque vocês não dão, não cola não… também não é de se convencer, tem gente boa lá tem… tem gente boa na Assembleia, tem gente boa e ruim em todo lugar”.

E a conversa é finalizada com uma expressão de Denarium:  “até na família da gente tem gente ruim pelo meio”. E por fim os dois parece acertados para que o que pretendem. Denarium pergunta: “tá combinado?”, e Catarina responde: “tá combinado”.

Veja a conversa na íntegra:

CatarinaMas isso só vai ser possível de uma maneira só. Se a gente não sentir segurança eu acho imprudente essa maneira que a gente tá querendo de querer articular, de evoluir o passe nesse sentido. Aí a gente fica naquele ponto, ele cai por si ou a Justiça nunca vai afastar porque está refém dele. Enfim, a gente vai viver nessa insegurança até quando também? Porque a gente não pode ficar refém dessa situação.

Denarium: O grande entrave é o seguinte, a gente não consegue andar, não consegue… passou oito meses…

CatarinaMas essa história que a Justiça vai dizer: ‘Não dou porque vocês não dão’, também não é de se convencer. Tem gente boa lá, tem. Na Assembleia tem gente boa e tem ruim em todo lugar.

Denarium: É, em toda sociedade tem os bons e os ruins, até em casa, até na família da gente.

CatarinaTem os danados… sempre tem um filho torto.

Denarium: Combinado?

CatarinaCombinado!

Dia D” contra o sarampo

A vacinação começa as 8 nos postos de saúde. Foto | Secom/PMBV

A Mobilização Nacional contra o Sarampo na capital da primeira infância será neste sábado (19) e vai acontecer das 8h às 17h – sem intervalo para o almoço. As vacinas serão aplicadas em 21 unidades básicas de saúde, três escolas municipais e dois pontos estratégicos, sendo um no Pedra Pintada e outro no João de Barro.

A vacinação é a única forma de prevenir o sarampo. O município de Boa Vista apresentou ano passado uma cobertura vacinal de 95,47%, alcançando a meta nacional, porém é necessário que as coberturas sejam homogêneas em todos os anos o que não vem acontecendo desde 2015.

Em Boa Vista, a campanha ocorre em uma única etapa devido a intensificação das ações de vacinação no ano passado para conter o surto da doença. Ainda assim, as doses da vacina estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina.

Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e também os adultos de 20 a 29 anos deverão ser vacinados. Será obrigatório a apresentação Cartão SUS e caderneta de vacinação, quem não tiver será emitida no ato da vacinação.

Mineração em terra indígena

Nabhan anunciou o projeto do Governo Federal. Foto | Secom/RR

Está em adiantado estado de discussão nas esferas do Governo Federal a proposta de que será transformada em projeto de lei para que seja permitido o uso de terras indígenas para fins de mineração, manejo florestal e produção agrícola.

A boa notícia foi revelada ontem em Boa Vista pelo secretário Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia.

“Esse processo será feito tudo dentro da legalidade, com aval do Congresso Nacional e a articulação do Governo Federal. Iremos discutir os procedimentos de participação de empresas privadas que poderão atuar nessas áreas”, disse Nabhan.

Garcia reafirmou que a soberania será respeitada e que a Amazônia será explorada de forma racional, trazendo benefícios para todos os brasileiros.

Terras da União para Roraima

Questão fundiária foi debatida em audiência pública. Foto | Secom/RR

Nabhan Garcia revelou ainda que o Governo Federal irá editar uma Medida Provisória para a próxima semana, para acelerar a transferência das terras da união para o Estado de Roraima.

“É com grande satisfação que anunciamos essa novidade para todos os produtores do Estado de Roraima. Queremos facilitar a regularização fundiária dos nove estados na Amazônia Legal e em todo o Brasil”, declarou o secretário.

Ele informou ainda que o Governo Federal está trabalhando em parceria com vários ministérios para apresentar outra Medida Provisória mais ampla, que deve ser editada no mês de dezembro, e que vai regularizar a situação fundiária em todo o Brasil.

“Essa outra Medida Provisória vai agilizar a regularização de terras em todo o Brasil, não apenas no âmbito da agricultura familiar, mas também daqueles que estão inseridos no processo de Reforma Agrária”, explicou.

300 títulos definitivos

Titulo definitivos foram entregues ontem. Foto |Secom/RR

Como parte da programação da vinda do secretário Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nabhan Garcia, o Incra entregou ontem (18) mais de 300 títulos definitivos e Contratos de Concessão de Uso.

O governador Antonio Denarium participou da solenidade, parabenizou a equipe do Instituto pelo trabalho e destacou a parceria com o Iteraima, pois é a primeira vez que as duas instituições trabalham junto.

Denarium disse que o título dá segurança aos produtores para que possam produzir cada vez mais.

Ele destacou que o Governo está comprando frutas e verduras da agricultura familiar desses produtores, gerando um investimento mensal de R$ 2,3 milhões.

Agência de Segurança Cibernética

Chico quer segurança contra ataques cibernéticos.

O senador Chico Rodrigues (DEM), um dos vice-líderes do Senado, apresentou à Presidência da República a sugestão de criação de uma agência especializada em segurança cibernética.

Chico é um dos senadores mais próximos da família Bolsonaro. Para ele, os órgãos existentes não conseguem atuar especificamente nessa área.

“Recentemente, fomos todos surpreendidos com notícias sobre invasões em série de dispositivos de comunicação de autoridades e servidores públicos. Como demonstraram as investigações, um grupo criminoso se utilizou de vulnerabilidades das redes de telefonia para conseguir acesso às senhas de aplicativos de mensagens usados por Ministros de Estado, parlamentares, juízes, procuradores, policiais e por diversos servidores públicos”, diz Rodrigues, na justificativa.

No início desta semana, o senador apresentou uma proposta para que buscas e apreensões no Congresso só possam ser realizadas com o aval da maioria dos membros ou turma do Supremo Tribunal Federal.

Três do MPC disputam vaga no TCE

Bismarck será um dos integrantes da lista tríplice.

O procurador-geral em exercício do Ministério Público de Contas, Bismarck Dias de Azevedo, convocou para a próxima segunda-feira, 21, reunião extraordinária do Conselho Superior para deliberação, formação e envio da lista tríplice com o nome dos procuradores que disputarão a vaga deixada de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Considerando que são três procuradores de contas apenas que atuam no MPC de Roraima, após a sessão, a lista com os nomes de Diogo Novaes Fortes, Bismarck Dias de Azevedo e Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, deve ser encaminhada ao governador do estado para livre escolha.

Em seguida o nome escolhido pelo chefe do Executivo Estadual, será sabatinado pela Assembleia Legislativa de Roraima e, posteriormente, empossado pelo Tribunal para o cargo de conselheiro.

Qual é a do Nicoletti?

Nicoletti: não se posicionou ainda de que lado ficará.

O deputado patrulheiro Antônio Carlos Nicoletti está agindo com absoluta dubiedade na questão do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro.

Ao mesmo tempo que passeava com Bolsonaro em curta viagem a Santa Catarina, Nicoletti deixou assinado a lista de deputados que apoiaram a permanência do delegado Waldir na liderança do PSL, causando o maior furdunço político da República.

Todos sabem, Jair Bolsonaro e os filhos abriram frente de batalha com a turma de Luciano Bivar, presidente do PSL, resultado em acha no Partido, mas Nicoletti ainda não se manifestou sobre de que lado ficará.

Se ficar com Bivar, perde a aliança com o Palácio e a família Bolsonao. Se ficar com Bolsonaro, será expulso do Partido.

Ou seja: se se ficar o bicho come, se correr o bico pega. Não tem saída…

Mutirão da Cidadania no Hélio Campos | Os moradores do bairro Senador Hélio Campos, localizado na zona Oeste da capital, terão um dia de ações voltadas para a educação, lazer e cidadania, durante a primeira edição do “Assembleia Tá Na Área”, ação desenvolvida pela Assembleia Legislativa de Roraima. Mais de 20 serviços serão ofertados neste sábado (19), a partir das 9h, no Campo do Cachorrão, localizado na rua Izídio Galdino da Silva. Durante a ação serão ofertadas oficinas educativas, atendimentos de saúde, workshops profissionalizantes, assistência jurídica, e momentos de lazer. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, explicou que a proposta da ação é uma grande mobilização de responsabilidade social. “É a nossa forma de mostrar o quanto a Assembleia Legislativa está comprometida em promover mudanças e proporcionar bons momentos para a nossa população”, explicou. Os moradores terão acesso a serviços médicos, como aferição de pressão, glicose e orientações de saúde, além de atendimento odontológico, com aplicação de flúor e orientações sobre saúde bucal. Um espaço de beleza também será montado para cortes de cabelo, maquiagem e designer de sobrancelha.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: