CORONAVÍRUS: Teresa flexibiliza funcionamento de atividades industriais em Boa Vista. VEJA DECRETO

Compartilhe nosso conteúdo!

A prefeita Teresa Surita (MDB) editou ontem (15) decreto com novas regras para o funcionamento de algumas atividades da indústria, comércio e serviços durante esse período de instabilidade na saúde pública por conta do novo coronavírus (Covid-19).

As normas de funcionamento serão publicadas no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 16.

“Hoje teremos a flexibilização de mais alguns serviços. É importante dizer que são serviços liberados pelo Ministério da Saúde, que garante não ter aglomeração, com normas de segurança obrigatórias e q podemos tomar esta decisão, pois estamos com leitos vagos e o hospital de campanha pronto”, disse a prefeita.

Para funcionar nesse período, as empresas devem seguir protocolos de proteção e segurança contra transmissão do vírus a funcionários e clientes. Não será permitida aglomerações no interior e no exterior do estabelecimento, assim como deve ser mantida a distância mínima de 2 metros entre as pessoas.

A flexibilização tem sido uma prática normal em todos os estados brasileiros, porém no caso de Boa Vista, alguns cuidados a mais estão sendo tomados pela prefeitura. A prefeita Teresa diz que só foi possível a flexibilização porque Boa Vista se preparou para esse momento.

“Houve tempo para que o sistema de saúde pudesse se munir de equipamentos e insumos que garantissem o atendimento à população. É o caso do hospital de campanha do exército, que já está com a estrutura montada e aguardando apenas a entrega de alguns insumos e das medidas preventivas adotadas pela prefeitura”, explicou Teresa.

Outro ponto levantado pela chefe do Executivo Municipal foi a de que todos os segmentos flexibilizados no novo decreto estão amparados pelas orientações vindas no Ministério da Saúde, mas que mesmo assim devem obedecer às regras de higienização e distanciamento correto para que se reverta a curva de contaminação e menos pessoas venham a óbito.

“Sei que nossas medidas nem sempre agradam a todos, mas estou fazendo as coisas com responsabilidade, dentro das nossas competências, consciente do difícil momento vivido por todos. Temos de ser responsáveis, cuidar das pessoas e, dentro das possibilidades, ir flexibilizando outros segmentos para que aos poucos possamos retomar nossa vida normal e Boa Vista voltar a ser uma cidade alegre como sempre foi”, destacou a prefeita.

Confira as atividades que poderão funcionar:

A) Cadeia da Construção Civil em Geral, tais como: Execução de obras de infraestrutura; obras residências em andamento; fabricação de tijolos e produtos cerâmicos e de cimento; fabricação de artefatos de concreto necessários às obras de infraestrutura e serviços públicos, tais como postes, meios-fios e pisos; fabricação de esquadrias de ferro, metal e alumínio; beneficiamento de vidros; extração e beneficiamento de brita, areia, barro, mármore, granito e pedras de revestimento;

B) Fabricação de confecções: Produção de uniformes e aventais hospitalares; de máscaras protetoras (em tecido ou em materiais descartáveis – TNT e outros sintéticos), fardamentos em geral ou de demais equipamentos de proteção individual;

C) Cadeia de gêneros alimentícios: produção de gêneros alimentícios, rações e preparos para a nutrição animal;

D) Indústria gráfica e de comunicação visual;

E) Estabelecimentos de beneficiamento e processamento de produtos agropecuários;

F) Serviços de transportadora de cargas e mercadorias;

G) Serviços relacionados à tecnologia da informação, de processamento de dados (data center) e para suporte de outras atividades essenciais, compreendendo serviços de manutenção e reparo de celulares e equipamentos de informática;

H) Lavanderias;

I) Hotéis e pousadas cujas hospedagens não possuem período inferior a 24 horas.

Outras áreas poderão ser flexibilizadas dependendo do avanço ou não da doença em Boa Vista.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts