CORRENTE CORTADA: Índios do norte protestam na Assembleia e prestam solidariedade aos Waimiri em meio a debates acalorados.

Compartilhe nosso conteúdo!

O debate ontem foi intenso na Assembleia Legislativa ainda como rescaldo da polemica atitude do deputado Jeferson Alves (PTB) que na semana passada cortou a corrente que impede o tráfego noturno de veículos na BR-174, dentro da reserva indígena dos índios Waimiri-Atroari.

Portando faixas de apoio aos Waimiri e enaltecendo o uso da corrente como forma de proteção da reserva, indígenas wapichana, ingarinkó e macuxi, das reservas São Marcos e Raposa Serra do Sol ocuparam no silêncio uma boa parte das galerias do Plenário.

Mas o clima elevou-se quando o deputado Gabriel Picanço (Republicanos) ocupou a Tribuna para elogiar a atitude de Jeferson e condenar veementemente o uso da corrente que segundo ele “só serve para atravancar o desenvolvimento de Roraima”.

“A colocação dessa corrente em uma rodovia federal, um bem público e que pertence aos brasileiros, é crime. Fere o artigo 5º da Constituição Federal que nos concede a garantia de vir a qualquer hora em todo o território nacional”, disse Picanço.

Enquanto Picanço se manifestava com apartes favoráveis e controvertidos sobre a atitude de Jeferson os índios começaram a gritar em protesto o que levou o presidente da Sessão, Chico Mozart, a ameaçar com a expulsão dos indígenas pela Polícia Legislativa.

“Nós viemos aqui para protestar contra essa atitude criminosa do deputado Jeferson e para reafirmar que a manutenção da corrente além de garantir a integridade dos irmãos Waimiri e da fauna na região, protege nossas florestas também”, disse o líder do grupo Márcio Magalhães.

Ainda no acalorado dos debates o deputado Jeferson Alves informou que as entidades indígenas ingressaram com um pedido para afastá-lo do mandato. A Mesa Diretora não se manifestou a esse respeito.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts