COVID-19: Ministério da Saúde envia 2.400 testes rápidos para Roraima.

Compartilhe nosso conteúdo!

O Ministério da Saúde enviou para Roraima 2,4 mil testes rápidos para o diagnóstico de COVID-19. Em uma primeira etapa, serão testados profissionais ativos da área da saúde e da segurança pública.

Nesta segunda-feira (13) a Secretaria de Saúde do Estadoiniciou uma capacitação com os profissionais que vão manusear e aplicar os testes, começando por representantes da Atenção Básica dos 15 municípios e do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima.

O treinamento ocorreu na Etsus-RR (Escola Técnica de Saúde do Sistema Único de Saúde de Roraima) e contou com demonstração prática de como realizar os diagnósticos, usando os testes para averiguar se os profissionais na capacitação estavam com o vírus, ninguém obteve resultado positivo.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, afirmou que neste primeiro momento, estão sendo trabalhadas as diretrizes e o fluxograma para realização dos testes.

De acordo com o secretário de saúde, Francisco Monteiro, essa prioridade segue diretriz do Ministério da Saúde, que visa garantir a saúde de quem está na linha de frente no combate ao novo coronavírus, e assim proteger quem está sendo atendido.

“É um procedimento simples. Primeiro, furamos um dos dedos, coletamos uma amostra de sangue, depois colocamos no dispositivo que temos e aí é só acrescentar o reagente. O resultado sai entre 10 e 15 minutos”, complementou.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts