CPI da Saúde inicia a verificação de documentação suspeita de ‘cambalacho’ na Sesau.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h08

Deputados da CPI, na Sesau, ontem. Foto | SupCom/ALE

Deputados estaduais da CPI da Saúde iniciaram ontem a busca por provas de supostos desmandos cometidos na Secretaria Estadual de Saúde – Sesau. Serão escarafunchados todos os contratos do atual governo e do período anterior, que corresponde ao desastroso governo de Suely Campos.

A CPI inicia a investigação com base nas denúncias do ex-secretário Ailton Wanderley, que ao publicar carta nas redes sociais – para anuncia sua exoneração do posto no mês de abril – denunciou a existência desvios por meio de contratos irregulares. “A Secretaria de Saúde está mergulhada num pântano da corrupção”, postou Aílton à época.

Os deputados recolheram cópias de processos licitatórios relacionadas à prestação de serviço e de aquisição de insumos para atender as unidades de saúde por meio a cooperativa.

O relator da CPI, Jorge Everton, afirmou que a CPI também vai investigar os chefes da Pasta que atuaram no governo de Suely Campos.

“Não é só essa gestão que está sendo investigada. Vamos avaliar os últimos cinco anos, e todos os últimos secretários serão investigados”, disse Everton.

Aílton será ouvido na segunda

Aílton Wanderley será ouvido na segunda, dia 16.

Pivô da CPI da Saúde, o ex-secretário Aílton Wanderley será ouvido na próxima segunda-feira, 16, a partir das 15 horas, na Assembleia Legislativa.

“Todos os depoimentos necessários para coleta de prova serão produzidos, as pessoas citadas e necessárias para que os deputados possam apurar e fundamentar a sua decisão de voto na CPI será feito”, afirmou o relator, Jorge Everton.

Ontem dezenas de volumes de processos começaram a ser fotocopiados, durante a primeira diligência da CPI.

Para não atrapalhar o andamento dos serviços essenciais, a equipe técnica levou quatro máquinas copiadoras e papéis, para que os processos não precisem ser retirados do local.

O relator da CPI, deputado Jorge Everton, frisou que os trabalhos deste grupo seguirão a mesma linha aplicada na CPI do Sistema Prisional, em 2018, da qual ele também foi relator.

Roraima: exportador de ouro…

Roraima está entre os maiores exportadores de ouro.

Roraima não tem um garimpo sequer legalizado, no entanto aparece em dados da Receita Federal como um dos maiores exportadores de ouro do país.

Segundo o volume apurado, de janeiro a junho deste ano, nosso Estado exportou mais de US$ 11,8 milhões em ouro [algo em torno de R$ 50 milhões], crescimento de 800% em relação ao que foi vendido no mesmo período de 2018.

Informações do portal G1 [do Grupo Globo], o Exército de Libertação Nacional (ELN), maior guerrilha em atuação na América Latina, têm atuado na exploração ilegal de ouro na região de Bolívar, estado que faz fronteira com Roraima.

Amas o Itamaraty e o Ministério da Defesa, apesar da relativa proximidade entre o estado de Bolívar e Roraima, os guerrilheiros ainda não chegaram a cruzar a fronteira entre Brasil e Venezuela.

Índios extorquidos por militares

Índios pemones em condições sub-humanas em Pacaraima.

Em seu relatório atualizado sobre violações de direitos humanos na Venezuela, a Alto Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, se disse preocupada com a presença de militares chavistas entre os índios.

Segundo Ricardo Delgado, ex-prefeito da cidade de Gran Sabana hoje refugiado aqui em Boa Vista, os militares estão extorquindo os índios que vivem na fronteira com o Brasil.

Bachelet falou de um aumento da presença das Forças Armadas nas comunidades indígenas. Entre os mencionados estão os índios pemones, que vivem na fronteira com o Brasil, e muitos deles estão refugiados na cidade de Pacaraima.

O carinho com a 1ª Infância

Professora abraça criança na porta da escola. Fotos | Secom/PMBV

Abraços, dancinha e muito carinho. É assim que os alunos são recebidos nas escolas municipais de Boa Vista, a capital da primeira infância. Alguns professores adotaram essa recepção calorosa para transformar a sala de aula em um ambiente ainda mais favorável ao aprendizado.

A interação funciona assim: antes de entrar na sala, cada aluno escolhe como quer cumprimentar os seus mestres, com um abraço, um toque de mão, ou uma dancinha animada. Os estudantes decidem o cumprimento a partir de desenhos colados na entrada da sala de aula como coração, mãos ou notas musicais.

A ideia dos professores foi inspirada em um vídeo norte-americano que repercutiu nas redes sociais e muitos no Brasil tem replicado a iniciativa. Aqui em Boa Vista a interação também “viralizou” na internet.

Por trás da cena fofa existe um trabalho pedagógico. A ação faz com que a criança se sinta mais acolhida em sala de aula e quando tratado com afeto o aluno tem mais chance de se desenvolver emocional e intelectualmente, o que melhora o processo de aprendizagem.

Tereza experimenta sensação

Teresa foi experimentar um abraço na porta da escola.

Responsável pelo programa de cuidados com a 1ª Infância, referência dentro e fora do Brasil, a prefeita Teresa Surita (MDB) foi experimentar ontem a sensação de receber as crianças na porta da escola, do jeito que cada uma delas escolhe: com abraço, dancinha ou toque de mãos.

Teresa postou vídeos de sua incursão nas escolas em suas redes sociais e logo viralizou pela forma carinhosa como as crianças se comportam na hora de entrarem nas salas. “Eu fui experimentar essa sensação maravilhosa. Fui pessoalmente dizer obrigado às professoras por fazerem de Boa Vista a capital da Primeira Infância”, disse Teresa.

Uma criança inserida em um ambiente de amor e carinho recebe mais estímulos e tem maior potencial de desenvolvimento. Estudos apontam para isso. Nas escolas não pode ser diferente, afinal, elas passam parte do dia em sala de aula. O afeto e a atenção que elas recebem na escola influenciam na vontade de estudar, de aprender”, disse a prefeita Teresa Surita.

Humanoide no TJRR

O robô será introduzido no TJ de Roraima. Foto | Secom/TJ

Será na próxima terça-feira, dia 17, o “Justiça 4.0 – Inteligência Artificial e Soluções Tecnológicas do Poder Judiciário de Roraima”.

O evento, programado para começar a partir das 18 horas, no Teatro Municipal, promoverá uma extensa programação com palestrantes de renome nacional nas áreas de inteligência artificial e inovações tecnológicas.

E para promover esse momento de discussões e apresentações de novidades em Roraima, o TJ está trazendo o primeiro robô humanoide do mundo, chamado de Ju, que utiliza IA (Inteligência Artificial), rede neural, tem pele sintética e hardwares exclusivos para simular perfeitamente um humano.

O protótipo foi desenvolvido por meio de parceria entre duas empresas americanas e uma brasileira.

Em busca do incerto

Everton com Denarium: em busca de soluções.

O deputado Jorge Everton (MDB) lidera uma cruzada em defesa de um grupo de mais de 80 servidores da Codesaima, demitidos em fevereiro, mesmo sendo concursados.

Ontem o parlamentar foi ao encontro do governador Antônio Denarium (PSL) em busca de uma solução. De início o governo anunciou a criação de um grupo de trabalho para analisar o caso.

No dia 27 de agosto, a Assembleia Legislativa anulou a demissão feita pelo governo ao aprovar o decreto legislativo de autoria do deputado Jorge Everton.

O deputado entendeu que a demissão foi ato administrativo ilegal, feito sem a devida motivação e Processo Administrativo Disciplinar (PAD), o que deveria acontecer previamente, já que são servidores admitidos por concurso público.

Denarium não prometeu nada, mas surgiu na reunião a sugestão de aproveitar a mão de obra dos servidores concursados em outra Secretaria Estadual, mas o assunto está sob análise.

Preparando para o vestibular

Alunos da Escolegis no preparatório para o Enem.

Com a proximidade das provas de vestibular e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Escola do Legislativo Cursos Preparatórios ampliou para os municípios de Alto Alegre, Mucajaí, Caracaraí e Rorainópolis, as turmas preparatórias já disponibilizadas gratuitamente na Capital.

No Interior, as inscrições iniciaram ontem (9), e nesta terça-feira (10) começam as aulas em Boa Vista. Ao todo, serão cerca de mil estudantes atendidos em todo o Estado.

Para o Interior, foram ofertadas 390 vagas, por meio dos Núcleos da Assembleia Legislativa de Roraima. As aulas começam no dia 21 deste mês, e serão realizadas aos sábados, das 14h30 às 17h30.   

Devido à temporada de provas, a intenção do Poder Legislativo foi levar educação para os municípios, para que os jovens possam estudar para o vestibular e Enem, sem precisarem se deslocar até a Capital. 

Vacinação continua | A Prefeitura de Boa Vista deu início no sábado, 7, a campanha de vacinação antirrábica em 15 bairros da capital. Cães e gatos a partir de três meses devem receber a vacina. As equipes vacinaram 4.868 animais entre cães e gatos, sendo 1.910 cães, 2.131 cadelas, 383 gatos, 344 gatas. A campanha vai até o dia 28 e será realizada aos sábados, em bairros diferentes, tanto em escolas, unidades básicas de saúde, praças e equipes volantes.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: