CRESCE 786% número de famílias endividadas em Roraima.

Compartilhe nosso conteúdo!

“O indicador que apresentou o pior resultado em abril foi o de famílias que não podem pagar suas contas, atingindo valor de 6,2% e crescendo 786% na comparação com o mesmo período do ano passado, o que representa 5,8 mil famílias”. A afirmação é economista da Fecomércio-RR, Fábio Martinez.

A análise tem com base a PEIC – Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC. O estudo mostra que em Roraima, no mês de abril deste ano 61,9% das famílias roraimenses estavam endividadas.

“O número de pessoas endividadas subiu 0,5% na comparação com março, sendo o segundo mês seguindo de aumento”, comentou o economista.

Em números absolutos existem 57,5 mil famílias endividadas em Roraima, que comprometem em média 29,9% da sua renda familiar com essas dívidas, que tem um prazo médio para acabar de 7,2 meses.

Dentre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito (43,8%); carnê de lojas (42,3%); crédito pessoal (13,0%); crédito consignado (9,5%); e financiamento de carro (7,4%).

Houve também aumento no número de famílias inadimplentes, saindo de 31,2% em março para 32,2% em abril, rompendo assim uma sequência de quatro meses seguidos de quedas. Ao todo existem 29,9 mil famílias inadimplentes em Roraima.

Para o Presidente do Sistema Fecomércio/RR, Ademir dos Santos, “vivemos um momento mundialmente difícil por conta do coronavírus. Os empresários já sentem os efeitos do isolamento social e o número de pessoas desempregadas deve aumentar. Solicitamos medidas emergenciais para ajudar nesse momento a saúde financeira das empresas e com isso evitar um número ainda maior de famílias endividadas e sem condições de pagar as contas básicas”.

Fonte: Fecomércio/RR

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts