Crianças são flagradas em estado de mendicância nas ruas de Boa Vista.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Publicada 00h03
Técnicos da Vara da Infância efetuaram vários flagrantes em Boa Vista. Foto | Secom/TJ

A Divisão de proteção da Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima flagrou 167 crianças em situações de vulnerabilidade e estado de mendicância pelas ruas de Boa Vista. A maioria é venezuelanas. O trabalho vem sendo feito desde o início de janeiro deste ano.

Só nos últimos dois meses foram realizadas mais de 160 visitas, cujos relatórios se transformaram em medidas de proteção. Grande parte das abordagens são relacionadas a crianças venezuelanas, residentes em lares improvisados, vilas ou invasões em situação precária de moradia.

As visitas verificam se a criança ou adolescente está inserida em algum programa social e se está matriculada na rede de ensino. No caso de verificação de situação de rua, desacompanhada dos pais, a criança ou adolescente é encaminhada para um abrigo.

A fiscalização consiste em abordar, recolher essas meninas e meninos, ou a família e levá-los até as residências para produção de relatório situacional, cujo intuito é a formalização de ações judiciais de medidas de proteção ou até mesmo, ações de apuração de infração às normas administrativas do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), sendo aplicada uma multa aos responsáveis ou pode ocorrer ainda, a perda do direito de guarda da criança ou adolescente.

As ações de medidas de proteção consistem em identificar e sanar as violações de direitos e garantias previstas no ECA, que em grande parte já há a constatação de que muitas estão fora de escola, sem documentação pessoal, com vacinas desatualizadas e principalmente, sendo usadas para comiseração social ao mendigarem em portas de comércio ou entre carros e motos nos semáforos de Boa Vista. Fonte | TJ/RR

Shéridan com Denarium
Shéridan foi ao Palácio ao encontro de Denarium. Foto | Facebook

No silêncio a deputada federal Shéridan (PSDB) foi se encontrar com o governador Antônio Denarium (PSL), no gabinete principal do Palácio Senador Hélio Campos.

Não colocava os pés no recinto desde que seu ex-marido, José de Anchieta (já morto) ocupava o lugar como governador de Roraima.

Ao postar uma foto sua com Denarium em seus perfis nas redes sociais, Shéidan justificou a visita:

“Reunião com o governador de Roraima, Antônio Denarium. Na pauta questões estruturantes de nosso Estado. Independente de questões políticas, fomos eleitos para trabalhar por nossa população. O Estado precisa somar forças para sair da crise em que se encontra”.

Entidades do Governo param
Servidores do Iteraima paralisaram as atividades ontem. Foto | Ednaldo Morais

O governo de Denarium amanheceu com problemas sérios ontem: servidores do Iteraima, Femarh, Adeer e Secretaria de Agricultura cruzaram os braços.

O prédio da Femarh foi reaberto pela Polícia Militar, tendo somente 30% dos serviços em funcionamento. Já os demais órgãos seguem fechados sem previsão para retorno dos trabalhos.

Os grevistas afirmaram que participaram de cinco reuniões com o governo do Estado, mas até o momento não chegaram a um acordo, uma vez que o Executivo alega não ter dinheiro para atender as demandas solicitadas pela classe.

Eles reivindicam a aplicação do reajuste salarial do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), previsto para este ano, mas que já foi descartado pelo governador Antônio Denarium (PSL), que alega crise financeira.

Teresa entrega playgrounds
Playgrounds modernos foram construídos nas escolas do Município.

No Dia Mundial da Infância, celebrado ontem, 21, a prefeita Teresa Surita entregou playgrounds modelos com pisos emborrachados em 52 escolas de Boa Vista.

Além da diversão, os brinquedos proporcionam inúmeros benefícios às crianças com o desenvolvimento da coordenação motora, autoconfiança, vínculos sociais e emocionais, a criatividade e promovem a interação.

Inicialmente, cerca de 32 mil alunos de Boa Vista estão sendo beneficiados com a novidade. A intenção é instalar os playgrounds em todas as demais unidades da rede municipal.

De acordo com Censo Escolar de 2017, apenas 28% das escolas públicas no Brasil possuem parquinhos e Boa Vista faz parte dessa estatística.

Os playgrounds com piso emborrachado já vêm sendo utilizados nas praças e locais públicos da cidade, como forma de lazer para o desenvolvimento da criança de maneira segura, uma vez que esse tipo de piso amortece o impacto, garantindo mais segurança na hora do brincar.

Hoje estamos marcando o Dia Mundial da Infância, mostrando nossos avanços em relação à temática na cidade de Boa Vista. Essa é apenas uma das inúmeras ações voltadas à primeira infância desenvolvidas em Boa Vista. Tenho certeza de que investir na infância garante uma sociedade melhor, com adultos mais responsáveis e prontos para enfrentar os problemas que certamente surgirão. Boa Vista, por meio da prefeitura, dá atenção com intencionalidade aos pequenos para seu desenvolvimento”, disse a prefeita.

Secretária presta contas
Leila Perussolo foi ouvida ontem por comissão da Assembleia. Foto | SupCom/ALE

Nove pontos relacionados a Educação Estadual foram abordados em reunião da Comissão de Educação, Desportos e Lazer, da Assembleia Legislativa, ocorrida ontem, com a titular da pasta, Leila Perussolo.

Durante mais de três horas de reunião, os participantes discutiram sobre calendário escolar, merenda, manutenção do transporte escolar, quantitativo de professores em sala de aula, contratação de profissionais por seletivo, situação de contratos, enquadramento de profissionais e estruturas de escolas.

Segundo o presidente da comissão, Evangelista Siqueira (PT), a reunião foi esclarecedora e importante para que os parlamentares conheçam com mais detalhes os problemas enfrentados pela atual gestão da pasta.

O próximo passo será ouvir os sindicatos dos profissionais da Educação. Com as informações coletadas nestas reuniões, a comissão elaborará um parecer que será entregue à Casa e aos órgãos competentes.

Captando recursos
Denarium assinará hoje protocolo de intenções com o Basa.

Nesta sexta-feira (22), o governador Antônio Denarium (PSL) assina protocolo de intenções junto ao Basa para a captação de recursos para investimentos.

Serão disponibilizados R$ 282,6 milhões ao Governo de Roraima, relativos ao Plano de Aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

Os recursos serão aplicados em ações de infraestrutura e educação, de acordo com a demanda do Governo do Estado.

A solenidade acontecerá às 9 horas no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

Parceria com a Nigéria
O embaixador Crristopher foi recebido ontem por Denarium. Foto | Secom RR

A tecnologia utilizada no setor produtivo em Roraima, tanto na agricultura, quanto na pecuária, chamou a atenção da Nigéria. O embaixador do país africano no Brasil, Christopher Nneke, se reuniu com o governador Antônio Denarium, ontem, dia 21, no Palácio Senador Hélio Campos, em busca de parceria para a transferência de tecnologia.

Nneke afirmou que historicamente, a Nigéria sempre dependeu de Países europeus no que se refere ao desenvolvimento da agricultura. Esses países sempre estiveram dispostos a oferecer a tecnologia que tinham à disposição, porém, devido às diferenças climáticas, não se adequavam à realidade nigeriana.

Para o governador Antônio Denarium, a parceria é de suma importância. Ele disse que pretende firmar uma parceria para que estudantes de cursos como Agronomia e Medicina Veterinária na Nigéria, possam fazer um intercâmbio nas Universidades de Roraima.

Terceirizadas: ALE quer informações 
Deputados reunidos: o tema foi as terceirizadas. Foto | SupCom ALE

A comissão criada na Assembleia Legislativa para cobrar o pagamento dos trabalhadores terceirizados solicitou do Governo do Estado informações detalhadas sobre os contratos com as empresas. Os deputados querem saber exatamente qual é o valor devido, para buscar uma solução para estes funcionários, que estão há até oito meses sem receber suas remunerações.

O deputado Nilton do Sindpol (Patri), que preside a Comissão Especial Externa, afirma que o Governo diz que está efetuando os repasses, e as empresas dizem que não estão recebendo. “No final os empregados são os grandes prejudicados.

Queremos saber quem está falando a verdade e intermediar uma solução para esse problema, porque existem pais e mães de famílias que têm contas para pagar.”

Nilton lembrou que a situação dos trabalhadores é tão crítica que diariamente as comissões formadas por esses empregados terceirizados vêm até a Assembleia Legislativa em busca de apoio. Como deputado eleito da base sindicalista, ele afirma que não pode se calar diante do clamor dos trabalhadores. “Somos originários de sindicato e não podemos nos omitir e sim colocar nosso mandato em prol do povo.”

PMBV: saúde presta contas
O secretário Cláudio Galvão prestou esclarecimentos na Câmara.

Foram apresentadas ontem na Câmara de Vereadores de Boa Vista as contas físico-financeiras e orçamentárias da Saúde municipal. Os principais destaques foram os avanços no terceiro quadrimestre do ano de 2018.

Entre os destaques dos últimos três meses do ano passado estão as ações de capacitação voltadas para os gestores de unidades da rede, com a finalidade de humanizar ainda mais os atendimentos nas unidades. O secretário municipal de saúde Claudio Galvão destacou que essas capacitações têm se tornado cada vez frequentes como estratégia para melhoria do acolhimento na rede municipal de saúde.

Outros destaques foram para os atendimentos realizados por meio do telediagnóstico nas unidades básicas de saúde com a realização de exame com aparelho de ecocardiograma (ECG), que contribui para agilizar os diagnósticos e desafogar a grande demanda de solicitação de exames fora da rede.

As conquistas da Saúde em meados de 2018 também incluem o fortalecimento das ações de saúde bucal que são realizadas nas escolas municipais, a implantação de novas hortas comunitárias nas unidades básicas e inauguração do bloco B no Hospital da Criança Santo Antônio – HCSA.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts