CRIMES ELEITORAIS: YONNI PEDROSO tem o mandato cassado por unanimidade pela Justiça Eleitoral.

Compartilhe nosso conteúdo!

Por unanimidade dos votos dos juízes presentes na Sessão Virtual desta terça-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato da deputada estadual Yonni Pedroso (Solidariedade), sob a acusação de ter cometido os crimes de desvio de finalidade, compra de votos e auso do poder econômico na eleição de 2018.

Os magistrados Leonardo Cupello, Bruno Hermes, Francisco Guimarães, Graciete Soto Maior, e Rozane Ignácio acompanharam o voto do relator, que foi o juiz Alexandre Magno.

Ao se manifestar o presidente do Tribunal, o desembargador Jefferson Fernandes, também acompanhou o voto do relator Alexandre Magno e anunciou o julgamento como cassado a unanimidade o diploma com a consequente perda do mandato de Yonni Pedroso da Silva por abuso do poder econômico, desvio de finalidades e compra de votos.

Yonni foi presa pela Polícia Federal, na Operação Zaragata, em dezembro de 2018, sob acusação de participar de um esquema vergonhoso de desvio de dinheiro do transporte escolar, algo em torno de R$ 50 milhões.

A defesa de Ione Pedroso alegou que o acusador, o ex-deputado George Melo, não conseguiu reunir provas cabais da captação ilícita de votos e de abuso de poder político e econômico e pediu, assim, a extinção da ação pelo TRE. Os argumentos da defesa foram refutados pela acusação e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

O advogado de acusação, Emerson delgado, lembrou o esquema criminoso que resultou no desvio de R$ 50 milhões dos recursos do transporte escolar e que parte do dinheiro irrigou a campanha de Ione Pedroso, que obteve 5.872 votos, ficando como a terceira mais votada entre os 24 deputados eleitos para a atual legislatura.

Ao final da Sessão o advogado de defesa da deputada avisou que recorrerá da decisão.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts