Denarium acerta transição com Suely: auditoria começa no dia 19.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h13

AUDITORIA | Denarium foi recebido por Suely Campos para tratar do processo de transição. Foto | Secom RR

Ao contrário de Suely que não demonstrou interesse algum em auditar as contas do Governo, quando assumiu o Palácio Senador Hélio Campos, o governador eleito Antônio Denarium quer sim promover a uma austera e implacável investigação sobre o que vai herdar a partir de janeiro.

Denarium reuniu-se ontem com Suely, no Palácio do Governo, para definir a chamada transição, determinando que duas equipes começarão a auditar tudo a partir do dia 19. Os dois grupos agirão em conjunto para traçar um raio-X geral da situação do Governo, que atualmente tem enfrentado problemas sérios de ordem financeira.

“Nós estamos nomeando essa semana a nossa comissão de transição. A governadora vai montar a equipe dela e dia 19 de novembro a transição começa de fato”, afirmou Denarium, na saída do Palácio.

Examinar as contas do Governo que está partindo é uma praxe elementar, porque fornece uma perspectiva do que será enfrentado no futuro, principalmente quando a situação é de penúria. Preocupação que Suely não teve, pois ocupou-se apenas de nomear parentes e inchar a folha de pessoal com cargos comissionados.

A situação é desagradável para quem está iniciando uma administração, sobretudo para quem nunca ocupou cargo público. Entre tantos entraves e limitações que terá pelo caminho, a questão financeira certamente será a mais emblemática. Denarium herdará um estado quebrado, com muitas contas para pagar e uma dívida que beira R% 1,8 bilhão.

Antônio Denarium avaliou a reunião ontem como positiva. “A reunião serviu para definir a melhor forma de direcionar e facilitar os trabalhos das equipes que farão parte da transição, que inicia em duas semanas”, comentou o futuro governador.

Bolsonaro e os governadores

ELO | Bolsonaro fará reunião com os governadores no próximo dia 14. 

O presidente eleito Jair Bolsonaro se reúne com os governadores eleitos na semana que vem, no dia 14.

Até lá, pretende evitar pedidos de encontros particulares, porque quer reunir informações sobre cada região e discutir pontualmente com cada governador na reunião.

Ele tem disso que “Roraima é a menina dos olhos” dele. Sorte de Antônio Deanrium, que é do mesmo partido de Bolsonaro e terá acesso livre ao presidente

‘Sacolão’ nos presídios

COMIDA | Famílias esperam na porta da PAMC para entrega sacolas para os detentos.

A vergonhosa situação financeira do Governo de Suely está submetendo grupos de pessoas a um verdadeiro martírio.

Como não tem dinheiro para pagar o fornecimento de comida para os presídios, as unidades estão sendo abastecidas por ‘sacolões’, pacotes contendo alimentação básica levada por familiares de detentos.

A empresa que fornecia alimentação para as prisões, a Quali Gourmet, não aguentou um tombo e parou de entregar a comida: o rombo ultrapassa R$ 5 milhões.

A ‘via crúcis’ dos sem salários 

AGONIA | Militares acampam em frente ao Palácio para exigir pagamento de salários. Foto | Divulgação

Outro grupo de servidores sem salários mantém a ‘via crúcis’, acampados no gramado que fica em frente ao Palácio do Governo.

Em pior situação estão agentes da Polícia Civil, militares e bombeiros militares.

O pior é que a manifestação não resultará em nada, apesar da pressão púbica e psicológica imposta com o movimento.

Simplesmente porque não há dinheiro em caixa, no montante necessário para pagar os salários desses servidores.

Pagamento prometido: dia 9

SALÁRIOS | Enoque avisou que o Governo planeja pagar setembro até sexta-feira,9.

Ontem o secretário da Fazenda Enoque Rosas prometeu que o Governo deve pagar os salários de setembro no próximo dia 9, sexta. Já o do mês de outubro será pago conforme a arrecadação.

Mas a pior notícia é que o vencimento de dezembro só deve sair em janeiro de 2019, sem um dia preciso. .

“O Governo procura minimizar ao máximo a folha até dezembro. Provavelmente alguma situação vai ter que ser equilibrada dentro da nova gestão. Mas, a gente quer pelo menos deixar o 13° em dia para não prejudicar ninguém”, disse Rosas.

Somente com salários não pagos, a divida do Governo de Suely passa dos R$ 22 milhões, com exceção da secretarias de educação e saúde, que possuem fundo próprio.

Mais 41 enquadrados

EMPREGO | Romero Jucá reunido com o ministro do Planejamento para cuidar do enquadramento.

Uma ata do enquadramento foi publicada ontem (5). O documento contém o resultado da análise de mais de 70 processos, sendo que 41 foram considerados deferidos.

O senador Romero Jucá (MDB) que acompanha esse processo e foi o autor da PEC 199, ampliando o direito do enquadramento para mais pessoas em Roraima, usou suas redes sociais para falar sobre a publicação.

“Parabéns aos novos aquinhoados com o enquadramento, isso é um ato de justiça. Nós estamos cobrando toda semana e ainda nesta sexta, deveremos ter uma nova lista”, informou.

O parlamentar também orientou aos que tiveram os processos indeferidos, a recorrer da decisão. “É importante recorrer para ver qual o foi o motivo e, se foi algum documento que faltou, poder participar novamente da análise”, disse.

Prestação de contas no TRE 

NO TRE | Quem não fez a prestação de contas na data determinada pode sofrer punições.

Termina hoje 6) o prazo para partidos políticos e candidatos apresentarem à Justiça Eleitoral a prestação de contas final referente ao primeiro turno das Eleições Gerais 2018. Até o momento, dos 647 candidatos que concorreram em Roraima, apenas 258 prestaram contas, o que representa 39,8% do total.

O TRE alerta aos candidatos e diretórios partidários que a prestação de contas é um dever, em virtude de ser uma medida que garante a transparência, a fiscalização e a legitimidade dentro do processo eleitoral.

Conforme explicou Alísio Macedo, coordenador de Controle Interno do TRE-RR, a elaboração da prestação de contas deve ser feita e transmitida por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), disponibilizado na página da Justiça Eleitoral, na internet.

Penalidades – O candidato que não prestar contas ficará impedido de obter a certidão de quitação eleitoral e o partido político perderá o direito ao recebimento da quota do Fundo Partidário. O partido estará sujeito também à suspensão do registro bem como a outras sanções cabíveis.

CUIDADO | Procon recomenda cuidados para as compras na última sexta-feira de novembro.

Cuidados com a Black Friday | O maior evento de vendas no varejo do mundo, a Black Friday, está se aproximando, marcada para o dia 23 deste mês. E aqueles que desejam aproveitar os descontos ou, ainda, antecipar a compra dos presentes de Natal, devem ter total atenção e cuidado. Por isso, o Procon Boa Vista traz mais algumas dicas importantes ao consumidor.  Antes de tudo, é necessário planejamento financeiro e pesquisas de preços antecipados para evitar as compras por impulso e alertar para os riscos do consumidor se deixar levar pelos “descontos”. A Black Friday atrai milhares de brasileiros e por isso, algumas empresas costumam pregar “peças” no cliente.  Por conta disso, os Procons de todo o país monitoram os preços dos produtos mais procurados nesse período, mas o consumidor deve fazer o mesmo para não ser pego de surpresa no dia do evento. Para a secretária executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista, Sabrina Tricot, o consumidor deve analisar e pesquisar os preços antes da Black Friday para, na data, obter o melhor preço dos produtos desejados.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: