Denarium expõe preocupação porque não consegue gerar emprego e renda no Estado.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h07

Publicidade postada na página de Denarium no Facebook.

Em postagem institucional do Governo na página de Antônio Denarium no Facebook – proibida por sinal, porque este tipo de publicidade é considerado promoção pessoal, portanto conduta vedada – o governador queixa-se que seu maior desafio é a geração de emprego e renda.

A publicidade traz foto do governador e logo do Governo [Cada Dia Melhor] e diz o seguinte: o maior problema do Estado está além da Saúde e da Segurança Pública. O desemprego é o maior desafio da minha gestão. Precisamos mudar a matriz econômica, gear riqueza e desenvolver Roraima. Só assim teremos mais oportunidades para a nossa população”. Vem com a assinatura do governador.

A frase acima foi extraída de um discurso que Denarium fez durante encontros para discutir o Plano Plurianual (PPA), com os prefeitos dos municípios, em todas as regiões de Roraima. Mostra flagrantemente uma preocupação do governador em gerar renda, coisa que não aconteceu ainda na gestão, embora tenha sido essa a principal promessa de campanha.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, mostram que no mês de junho Roraima criou 194 novas vagas de emprego, um aumento de apenas 0,35% em relação ao mês anterior.

Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revela que aproximadamente 99 mil pessoas em Boa Vista vivem na informalidade. A taxa de desocupação no interior de Roraima chega a 13,3% no primeiro trimestre do ano, enquanto na capital passa dos 15%. Com informações | Roraima em Tempo

Prefeitura terá novo concurso

Teresa fará o anuncio do novo concurso hoje, às 10h30.

O município de Boa Vista segue na contra-mão da crise do desemprego, que afeta o Estado de Roraima e o restante do país.

Visando ampliar e melhorar cada vez mais o atendimento na área social do município, a prefeita Teresa Surita (MDB) anunciará nesta quarta-feira, 31, o lançamento de mais um concurso público.

Agora ofertando 200 vagas para a Secretaria Municipal de Gestão Social, para a expansão do quadro de servidores efetivos.

A anuncio será feito às 10h30, no auditório da Prefeitura, no Palácio 9 de Julho.

ALE: Sessões só dia 13

O Plenário da ALE passa por reparos e sessões só dia 13.

Um comunicado da Superintendência de Comunicação (SupCom) informa que o retorno das sessões ordinárias na Assembleia Legislativa, que estava previsto para 1º de agosto, foi adiado para o dia 13.

“A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa informa que em virtude de reparos realizados na estrutura física da Casa, o retorno das sessões plenárias, previsto para esta quinta-feira (1), será adiado para o dia 13 de agosto”, diz a nota.

O recesso parlamentar iniciou após a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), no dia 27 de junho. 

Para os próximos dias haverá matérias do Poder Executivo para votação e que a Lei Orçamentária Anual (LOA) também começar a ser debatida.

A previsão é que, até o mês de setembro, o Governo do Estado encaminhe a LOA à Casa Legislativa. A Lei Orçamentária é considerada uma das mais importantes para o Estado, porque define os recursos destinados à área da saúde, educação, infraestrutura e outras demandas.

‘Educar melhor o trânsito’, diz Teresa

Para Teresa a intenção não é multar e si conscientizar.

Depois que retirada a aplicação de multas como critério da produtividade de agentes de trânsito de Boa Vista, a prefeita Teresa Surita manifestou-se em suas redes sociais para consubstanciar sua decisão.

– Quero deixar claro mais uma vez. A intenção não é multar e sim conscientizar. Nosso único objetivo é reforçar a educação no trânsito NUNCA foi arrecadar, ou incentivar a aplicação de multas, mas sempre educar.

Pela nova regra anunciada pela prefeita, as multas que valiam 1 ponto não constam mais e as ações educativas valem agora 4 pontos.“Fizemos isso, digo mais uma vez, porque nossa intenção nunca foi arrecadar, mas sim educar. E isso mostra que não incentivamos agentes a multarem! O que nós incentivamos é que o motorista seja consciente, tenha responsabilidade, respeite os radares, respeite as faixas de pedestres, respeite as leis de trânsito e que com isso nos ajude a termos menos acidentes e mortes no trânsito de Boa Vista. É isso que a gente incentiva: *UM TRÂNSITO COM VIDA!*”

Rigor contra maus estrangeiro

Sérgio Moro defende rigor contra mais imigrantes.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, defendeu ontem (30), a Portaria 666, publicada no último dia 26 de julho, em que regulamenta a deportação sumária de estrangeiros considerados perigosos, afirmando que os brasileiros não podem ser “generosos com criminosos”.

Moro destacou que o país é formado, em grande parte, por migrantes das mais diversas partes do mundo, mas que “podemos ser generosos com a imigração, generosos com estrangeiros, mas não devemos ser generosos com criminosos”.

A medida causará impacto na migração venezuelana, uma vez que dezenas deles estão recolhidos em presídios de Roraima por má conduta e envolvimento em crimes diversos.

Colocada em prática, a portaria pode afetar também um punhado de venezuelanos delinquentes perambulando pelas ruas de Boa Vista, já identificados por órgãos de segurança, porém, continuam soltos afrontando e amedrontando a população.

Prefeitura convoca mais 77

A felicidade estampada no rosto de quem ganhou um empego.

Para atender as necessidades básicas da população em saúde, a prefeita de Boa Vista Teresa Surita oficializou ontem, 30, a contratação de 77 servidores aprovados no último seletivo para a área. A cerimônia de assinatura do contrato de trabalho ocorreu no Palácio 9 de Julho. Os servidores devem entrar em exercício imediato já no dia 1º de agosto.

A prefeita Teresa frisou que o momento é difícil, porque houve uma grande perda de profissionais do Programa Mais Médicos. E para suprir a demanda, 15 médicos atenderia de imediato e em caráter de urgência as necessidades locais.

Segundo ela, foi solicitado esse reforço do Ministério da Saúde, mas Boa Vista foi classificada na categoria 3, não tendo prioridade no atendimento do pedido.

Esse é um seletivo de urgência. Pedimos 15 médicos em Brasília e não foi autorizado por que pela visão do Ministério, não precisamos de ajuda. Estamos vivendo um momento difícil, porque a realidade aqui com o aumento do atendimento, a imigração, o aumento de unidades e com toda a dificuldade que passamos, precisaríamos de mais 15 médicos”, declarou Teresa.

Conscientização no trânsito | Para reforçar ainda mais as ações de conscientização nas ruas de Boa Vista, a prefeitura deu início ontem, 30, a operação “Educação no Trânsito”. Os motoristas que trafegavam pelo Centro Cívico foram orientados sobre os principais cuidados ao dirigir, principalmente com relação a prevenção de embriaguez no volante e o excesso de velocidade. Durante a semana, a operação vai acontecer principalmente em semáforos. Já nos finais de semana, o foco das fiscalizações serão bares e restaurantes. Os agentes estão entregando panfletos educativos, cartilhas, além de testes do bafômetro sem fins de autuações. O chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Depet), Ney Brito, destacou que as ações vão ser reforçadas uma vez que a prefeitura tem feito sua parte nos investimentos para um trânsito seguro, no entanto os condutores precisam respeitar as leis.

Abrindo caminhos para mães

A oficina atendeu 25 mães que produzem chaveiros de feltro.

Na manhã de ontem (30), o programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, ofertou uma oficina de artesanato para 25 mães de alunos, que produziram chaveiros de feltro.

Além de preencherem o tempo enquanto aguardavam os filhos nas atividades do programa, as mulheres aprenderam uma nova habilidade que pode garantir renda extra.

As mães aprenderam a produzir chaveiros para o Dia dos Pais e receberam uma apostila. De acordo com a professora e artesã, Aline Félix, elas poderão iniciar um negócio próprio. “Ensinei o princípio básico de tudo; a partir disso, elas poderão sair daqui criando várias peças e trabalhando com esse artesanato”, frisou.

Para a coordenadora do Abrindo Caminhos, Viviane Lima, a oficina surgiu após uma pesquisa feita com as mães dos alunos, na qual elas demandavam alguma atividade para preencher o tempo de espera.

Parceria TJ/Prefeitura

Mozarildo e Teresa: parceria pelo “Berçário da Justiça”.

O fortalecimento da política de incentivo à participação feminina no judiciário é uma das principais metas do Tribunal de Justiça de Roraima, além da promoção de ações voltadas à atenção com a primeira infância. Por isso, a atual gestão criou o projeto “Berçário da Justiça”, que será implantado por meio da parceria com a Prefeitura de Boa Vista.

Para o presidente do TJ, desembargador Mozarildo Cavalcanti, essa iniciativa na verdade ultrapassa a meta estabelecida pela gestão no tocante ao estímulo à participação das mulheres na justiça estadual, pois busca a valorização da maternidade, a atenção com uma fase tão importante da vida, que é a primeira infância e, consequentemente, a valorização das pessoas.

Mozarildo lembrou que o termo prevê ainda a ampliação de mais 99 vagas para estagiários do programa Rumo Certo da Prefeitura, realizado em parceria também com o TJRR.

A prefeita Teresa Surita disse que essa parceria será uma oportunidade de adquirir mais experiência no atendimento à infância. “Estamos muito felizes com mais essa parceria. Para nós, será uma nova chance de aprendizado. Essa é uma ação que realmente valoriza o servidor. Esperamos que mais instituições se sintam motivadas a ter esse tipo de iniciativa também”, declarou.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: