Denarium tenta melhorar gestão com ‘modelo de governança’.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h:04

Denarium quer implantar modelo com metas e objetivos. Foto | Secom/RR

Ainda desacreditado e sem uma ideologia política definida – apesar do tempo, pois já está no comando ao Estado há quase 1 ano – o governador Antonio Denarium disse ontem que Roraima terá por meio de decreto, um modelo de governança com estratégias e metas a médio e longo prazo.

O anuncio foi feito durante o 2º Fórum de Prefeitos de Roraima, que teve a participação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes que apresentou o plano do Governo Federal que trata do ‘modelo de governança, que está sendo divulgado em todos os estados do país.

Denarium disse que Roraima vai ter um plano de governança para que as políticas adotadas sejam de ‘governo’ e não de ‘governador’. “Nós temos que deixar um modelo de governança registrado na forma de Lei para que os próximos governadores sigam o planejamento, disse.

Segundo o governador o plano busca conscientizar os gestores de que nada pode ser feito de forma improvisada tampouco na base do ‘jeitinho brasileiro’.

Denarium quer envolver no debate os demais poderes constituídos. E anunciou que nos próximos dias uma Comissão será formada com membros de todos do Legislativo, do Judiciário e do Ministério Público, onde será apresentada a situação do Estado que avaliará as metas e estratégias paro o Plano de Governança Estadual.

Bolsonaro esteve aqui na pré-campanha de 2018.

Bolsonaro ignora Roraima | Por mais que viva iludindo o povo daqui com as constantes lorotas de que é apaixonado por Roraima, Jair Bolsonaro não quer saber disso aqui não.

Vejam que o presidente visitará Manaus, amanhã, e até que poderia estender a viagem até Boa Vista, o local em que recebeu a maior votação do país.

Estará na capital amazonense para participar da abertura da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus.

Bem que poderia dar um pulinho em Boa Vista, né não! E o povo daqui ainda acredita nesse enganador.

Solenidade no Palácio para entrega de três ambulâncias.

Piegas em demasia | Parece que a filosofia político-administrativa em Roraima – em alguns casos – tende a retroceder ou empacar.

Onde já viu realiza solenidade espalhafatosa, na “Esplanada do Palácio”, … ai meu deus!, para a entrega de simples ambulâncias. Ontem foram três.

Essa rotina de perda de tempo com ações tão imperceptíveis e pequeninas tem sido praxe no marketing do Governo.

Noutro dia todo o aparato da segurança pública foi convocado para as formalidades de entrega três carros para a polícia.

Esse apelo excessivo à comoção é pilhérico e engraçado. E não produz ressonância positiva nenhuma na população. Só fotografias para o Facebook.

O Infothon acontece no Teatro Municipal. Fotos | Secom/PMBV

Começa o 1º Infothon | A 1ª edição do Infothon – Seminário de Comunicação e Maratona de Informações teve início ontem (25) no Teatro Municipal, onde o foco foi um dos temas mais difundidos pela atual gestão: a primeira infância.

Além disso, foi lançado oficialmente o Observatório da Gestão Municipal de Boa Vista, ferramenta que vai disponibilizar dados e indicadores sobre diversas áreas do município.

O primeiro dia do evento foi aberto a todo o público, em especial os profissionais da área de comunicação social.

Por meio de palestras e debates, o tema da primeira infância foi amplamente discutido, aliado à responsabilidade da mídia na divulgação dos fatos e dos dados da gestão pública.

O jornalista Sérgio Praça, da revista Exame, foi o primeiro palestrante, onde abordou sobre “Jornalismo em Tempo de Fake News”.

Em seguida, foi a vez do superintendente da Controladoria Geral da União em Roraima (CGU-RR), Emilson Coelho Pinheiro Neto, onde falou sobre “Transparência na Gestão Pública”.

Teresa destacou as ações da Primeira Infância.

Teresa destaca 1ª Infância | A prefeita Teresa Surita também participou do Infothon, na parte da tarde.

Ela apresentou as principais políticas de sua gestão na área de primeira infância que são nacional e mundialmente reconhecidas, inclusive por diversas organizações sociais, universidades, fundações, no Brasil e no exterior.

Para Teresa o evento é uma grande oportunidade para que os profissionais de imprensa passem a desenvolver pautas mais eficientes envolvendo a primeira infância, além de estabelecerem uma proximidade maior com os órgãos públicos a fim de obter as informações oficiais, evitando a difusão das chamadas “fake news”.  

Através do observatório, por exemplo, será possível obter informações que antes só seriam possíveis por meio de ofício. E hoje será abertamente, a toda a sociedade. E com isso, a gente mostra transparência, aquilo que Boa Vista é de fato, mostrando o que vai acontecer nos próximos anos. Ou seja, eu acredito que esse observatório é realmente uma maneira moderna de nós podermos mostrar com transparência o nosso trabalho”, disse Teresa.

Roraimenses fizeram intercâmbio com a Ilha de Malta.

Intercâmbio com Argentina | Aprender um idioma é uma experiência enriquecedora, mas vivenciar isso fora da sala de aula com falantes nativos é melhor ainda. Para quem deseja embarcar nessa aventura, a Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho abriu ontem (25), inscrições para um intercâmbio na Argentina em 2020. Serão ofertadas cinco vagas para alunos que concluíram ou estão cursando espanhol em nível avançado na Escola do Legislativo. A seleção para intercâmbio é dividida em duas etapas. A primeira será uma prova escrita com interpretação e regras gramaticais, no dia 9 de dezembro. Quem acertar mais de 70% passa para a segunda etapa, uma prova oral aplicada por um professor do curso de espanhol, no dia 16 de dezembro. O resultado da classificação dos cinco melhores candidatos será divulgado no dia 19 de dezembro. Os cinco classificados terão direito a viagem para Argentina, acompanhados por um professor, incluindo passagens aéreas de ida e volta, hospedagem e alimentação durante sete dias.

Mozarildo recebeu o prêmio CNJ ontem em Brasília. Foto | Secom/TJ

TJRR obtém 6º Selo Ouro | Levando em conta os critérios de transparência, informação, produtividade e governança, o Conselho Nacional de Justiça anunciou ontem (25) em Brasília os tribunais que alcançaram a excelência em gestão e planejamento, e com isso foram contemplados com o Prêmio de Qualidade 2019.

O Tribunal de Justiça de Roraima ficou entre os primeiros, recebendo pelo sexto ano consecutivo o Selo Outro, desta vez do Prêmio CNJ de Qualidade 2019, que apresentou critérios bem mais exigentes que em prêmios anteriores.

Para o presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, receber novamente esse reconhecimento é resultado de muito trabalho e empenho de magistrados e servidores do Tribunal, e investimentos no aperfeiçoamento profissional.

“Temos trabalhado muito, qualificando e aperfeiçoamento aos nossos magistrados e servidores, além de investir muito em tecnologia, em melhorias estruturais para oferecer serviços de qualidade aos jurisdicionados que buscam mais que rapidez e produtividade, mas também qualidade no atendimento”, disse Mozarildo.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: