Deputados mudam tom do discurso em relação ao afastamento da governadora Suely.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | 10/10 | Publicada 00h10

jjj
AFASTAMENTO | A Assembleia não estabeleceu uma data para a formação da Comissão Processante.

No princípio o verbo era pujança, força, vigor, potência. Passada a febre inicial os deputados emudeceram e mudaram o discurso em relação ao pedido de afastamento da governadora Suely Campos, perpetrado pelo Ministério Público de contas, com acusações de cometimento de crime de responsabilidade. Até mesmo o líder do G-14, bem afoito no começo, agora fala em governabilidade e praticamente calou-se.

Desde a leitura do requerimento, pela voz estridente do deputado Izaias Maia, no dia 16 de setembro, houve várias tentativas frustradas de instalação da Comissão Processante. Agora apareceu o veis da competência ou não do MPC em formular tal representação, já que se trata de órgão auxiliar do Tribunal de Contas, portanto, à luz do entendimento de alguns deputados, sem representatividade para tal feito.

Até mesmo a base governista afirma que não sabe ao certo o que está acontecendo para que os ventos mais fortes tenham deixado de soprar e mudado rapidamente de direção desde a confusão generalizada quando a turma do governo tentou invadir o Prédio do Poder Legislativo, justo no dia que seriam anunciados os sete deputados da Comissão Processante. O tom da vez é a conciliação. E como há outras obrigações importante em pauta, como o Orçamento de 2016, por exemplo, é provável que a matéria nem entre mais na ordem de discussões este ano.

Marcha pelo Pacto Federativo

pppp
DEPUTADO CHAGAS | A marcha é por mais autonomia pata legislarmos.

Deputados estaduais de Roraima vão se juntar a colegas de todo o pais – em torno de 400 deputados – no próximo dia 14, quarta-feira, na grande mobilização em Brasília pelo Pacto Federativo.

Todos em defesa em defesa da votação e aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 47/2012, que propõe mudanças no Pacto Federativo e dá autonomia para os estados legislarem sobre determinados temas que atualmente são privativos da União.

Segundo o 1º vice-presidente da Assembleia de Roraima, deputado Coronel Chagas, o relator da PEC, senador Antônio Anastasia (PSDB/MG) se mostrou favorável à proposição e aguarda apenas que a matéria entre na Ordem do Dia do Senado para apreciação. Os parlamentares roraimenses estarão presentes na manifestação. São esperados aproximadamente 400 deputados de todas as assembleias legislativas do país.

Nós nos uniremos aos deputados de todo o Brasil e buscaremos sensibilizar o presidente do Senado, Renan Calheiros, para que coloque a PEC em votação”, disse Chagas.

O HC de Neudo 

ll
NEUDO | Apesar das condenações, continua em liberdade.

Houve uma fervura danada porque foi dado um pequeno empurrão em um dos processos a que responde o ex-governador Neudo Campos no STF, por peculato, desvio de dinheiro e formação de quadrilha.

E aqueles que vivem em permanente estado de beligerância já se apressaram e anunciaram, ou deram como certa, a prisão de Neudo. Nada disso.

O ministro Gilmar Mendes negou liminar no HC – embora o réu esteja condenado na ação a 16 anos e 4 meses, mas não julgou o mérito, apenas fez relação a dosimetria da pena. Logo tudo permanece como dantes. E Neudo continua a gozar de liberdade. Pelo menos por enquanto.

Elementos detalhados

No caso, o ministro Gilmar Mendes sustentou que se discute a dosimetria da pena, e não a condenação em si. “Ou seja, não há qualquer justificativa, por ora, para o imediato reconhecimento de eventual ilegalidade em sua fixação”, disse.

Além disso, ressaltou que é necessária avaliação mais detalhada dos elementos de convicção trazidos aos autos, o que ocorrerá por ocasião do julgamento do mérito do habeas corpus, “até porque a motivação que dá suporte ao pleito de urgência confunde-se com o próprio mérito”.

Numa análise preliminar, o ministro verificou que o reexame pleiteado requer, necessariamente, o revolvimento aprofundado do conjunto fático-probatório contido nos autos de origem, o que é inviável em HC.

Fã-clube do Jucá

ll
MARTA | A entrevista de Romero Jucá deixa claro a autonomia do PMDB. 

A senadora e feminista Marta Suplicy (PMDB-SP) está entre os admiradores do senador Romero Jucá.

A senadora confessou que adorou a entrevista de Jucá na revista Veja – páginas amarelas – pedindo o rompimento do PMDB com Dilma e a devolução dos cargos.

Segundo Marta, as colocações do senador roraimense dosam bem a posição do PMDB em relação ao Palácio Planalto, de total autonomia, embora agrupado à base aliada.

Será verdade?

Me contaram ontem que o Governo tirou da Web a publicação diária do Diário Oficial do Estado – DOE.

Isso para não permitir que os ‘enxeridos’ adversários fiquem bisbilhotando seus atos.

A gazeta oficial não circula há 11 dias. Sua última edição foi a dia 29 de setembro.

O conforto da criança

lll
TERESA | Inauguração de um novo modelo de Casa Mãe em Boa Vista.

Salas climatizadas, refeitório amplo e cheiro de casa nova. As paredes coloridas combinavam com os sorrisos de mães e filhos durante a entrega das três Casas Mãe do bairro Centenário, ontem (9). As unidades Flor do Campo, Recanto do Amor e Lagoa Encantada, instaladas no mesmo terreno, foram completamente reformadas.

As novas estruturas são mais modernas e adequadas para a primeira fase do ensino infantil. Juntas, as três Casas Mãe atendem 80 crianças de 2 e 3 anos de idade, ampliando para 90 vagas no ano que vem. Para a prefeita Teresa Surita, o modelo das novas unidades oferecem um melhor o atendimento às crianças na fase mais importante de suas vidas. 

É um novo modelo da Casa Mãe, onde a gente pode atender as crianças que estão na primeira infância com uma maior qualidade. Não é só a estrutura. É o método, a forma como as crianças são tratadas, estimuladas, a participação dos pais que fazem a diferença”, disse Teresa

 Casas Mãe

ççç
CASAS MÃE | 600 crianças são atendidas em 22 unidades atualmente.

Hoje, Boa Vista atende 660 crianças em 22 casas mãe, todas localizadas na zona Oeste do município, onde foi detectada a maior necessidade. A previsão é inaugurar mais 11 até o ano que vem, totalizando 33 unidades. A atenção com o aprendizado na primeira infância contribui para que o município alcance bons resultados na educação.

No ranking nacional divulgado pelo Tribunal de Contas da União, Boa Vista aparece como a 19ª capital que mais atende crianças com até 3 anos nas creches. Quando a análise é feita por região, Boa Vista é a capital com mais crianças em creches da região Norte, a melhor. 

semanadacriança
CRIANÇADA | A festa ocorreu ontem em frente ao prédio da Assembleia.

Semana da criança

A deputada estadual Ângela Portela comandou ontem de manhã uma programação bem animada e divertida em frente ao prédio da Assembleia, em comemoração à Semana da Criança, cuja data será comemorada no próximo dia 12, segunda-feira.

O ato lembrou a necessidade de chamar a atenção da sociedade e dos meios de comunicação para a data. Para a deputada Ângela as crianças devem ser a prioridade absoluta.

Temos que pensar nas garantias, de direitos das crianças e dos adolescentes. E ter cuidado e zelo, saber que criança e adolescente necessita de cuidados especiais”, explicou a deputada.

 A turma o abafa

Os professores – logo eles – deram uma demonstração de como não se praticar a democracia.

Concentrados na tenda da greve, em frente ao prédio da Assembleia, avultaram o som no máximo justo para atrapalhar o pequeno espetáculo que os organizadores do evento para exaltar a semana da criança faziam. Não respeitaram nem na hora de entoar o Hino Nacional.

Um péssimo espetáculo de desconsideração ao próximo. Inconveniência ao extremo.

Escolas abandonadas

lllll
ABANDONO | Na Escola São Vicente de Paula não há nem água para beber.

O Governo do Povo estacionou no projeto reforma que estava fazendo nas escolas estaduais, depois que a Justiça brecou os contratos com as duas empresas contratadas para este fim.

Ai as queixas e reclamações pelas condições precárias das escolas se avolumam. Chegando-se ao cumulo do absurdo em que na escola São Vicente de Paula, em Boa Vista, não existir sequer água.

Os pais foram avisados para que seus filhos levassem, diariamente, uma garrafa de água congelada para que eles possam ter como beber água gelada, uma vez que a escola não tem energia há três semanas.

A greve continua

ççç
REUNIÃO | Mais um encontro que só serviu para agendar o próximo.

Em reunião no final da tarde ontem, na Sala de Reuniões do Palácio Senador Hélio Campos, a governadora Suely Campos recebeu representantes do comando de greve dos professores estaduais para tentar um entendimento para o fim do movimento e imediato retorno à sala de aula.

Ela reafirmou o compromisso de corrigir as inconsistências da Lei 892 e pagar as progressões deixadas atrasadas de 2011 a 2014.

Mas como tem aquele ditado que uma reunião só serve para marcar a próxima, representantes do Governo e do Sinter terão outra reunião às 16 horas da próxima quinta-feira, dia 15, quando será analisada nova proposta de conciliação.

ll
PIONEIROS | Festival da Prefeitura reúne pessoas de todos os Estados que escolheram Roraima para viver.

Caldeirão cultural | O Parque Germano Augusto Sampaio virou um verdadeiro caldeirão cultural com a realização do Festival dos Pioneiros.  reuniu cerca de duas mil pessoas, entre boa-vistenses natos e adotados. São roraimenses, maranhenses, cearenses, gaúchos, paraibanos, paraenses e pessoas de várias localidades do Brasil e fora dele, que se juntaram para festejar. O evento promovido pela Prefeitura de Boa Vista, foi aberto na quinta-feira pelo paraibano Chico Cezar e mostrou como é pequena a distância que separa Roraima do Pará, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão, Paraíba e todos os estados da Nação.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts