Deputados rejeitam prisão pela segunda vez e Renanzinho sai da cadeia.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h07

O deputado Renan Filho foi solto ontem no meio da tarde.

O que era previsto aconteceu: os deputados estaduais se reuniram ontem novamente em Sessão Extraordinária e fizeram valer uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) – que estendeu imunidade parlamentar a deputados estaduais – e por unanimidade decidiram desfazer o mandato de prisão do Tribunal Regional Eleitoral, pondo em liberdade o deputado Renan Filho, o Renanzinho, preso no dia anterior.

Ao contrário do que ocorrera na quinta – quando 18 deputados votaram pop rejeitar a medida do TRE, ontem estavam na Sessão 15 dos 24 deputados com assento no Parlamento. A sessão ocorreu a portas fechadas na sala da presidência e a imprensa não pôde acompanhar.

E depois de comunicado da Sessão na Assembleia, o TRE expediu alvará de soltura de Renanzinho que deixou a Cadeia Pública, onde estada recolhido, por volta das 16h30 de ontem.

Renan é investigado por crime eleitoral, no qual teria comprado votos nas eleições do ano passado. Ele é alvo de pelo menos quatro ações que pedem a cassação do diploma dele. A prisão de anteontem se deu por obstrução de Justiça, por suposta coação de testemunha.

No fim do ano passado, antes de tomar posse como deputado, Renan Filho foi preso pela Polícia Federal junto com o filho da ex-governadora Suely Campos, Guilherme Campos, por envolvimento em um desvio milionário no sistema prisional.

Conseguiu ser diplomado e empossado porque conseguiu um habeas-corpus, mas o inquérito em que ele é acusado por desvio de mais de R$ 70 milhões no fornecimento de comida para os presídios corre normalmente, mas amparado pelo famigerado segredo de justiça.

ALE acusa ilegalidade na prisão em Nota

A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima informa que a Casa foi comunicada no dia 5 de setembro (quinta-feira), por meio do Ofício 1594/2019, do Tribunal Regional Eleitoral, da decisão de prisão do deputado, a qual fora suspensa pelo Decreto Legislativo 12/2019.

Na data de hoje, dia 6, a Casa foi surpreendida pelo Ofício 1607/2019, daquele Tribunal, que comunicou a realização da prisão, mediante mandado assinado as 16h16 do dia 5, depois da deliberação do Poder Legislativo.

Diante da flagrante ilegalidade e arbitrariedade do ato de determinar a prisão de parlamentar, mesmo após a deliberação da Assembleia pela suspensão da decisão, bem como do constrangimento a que está passando o deputado em função de decisão nula, a Assembleia Legislativa decidiu em sessão extraordinária realizada na data de hoje pela imediata suspensão do ato.  

Martelo batido no MDB

Baleia Rossi está quase garantido na presidência do MDB.

Romero Jucá não titubeia quando lhe perguntam quem irá sucedê-lo no comando do MDB: vai ser o deputado paulista Baleia Rossi.

Os diretórios do Sul ainda tentam encontrar outras possibilidades, mas a escolha do líder da Câmara parece definida para quem realmente manda no partido.

Depois de anos a fio nas mãos de Michel Temer e, por alguns meses, com Romero Jucá, partido vai novamente ser liderado por um político de São Paulo.

Liberados para exportações

Produção de manda em Roraima está liberada para exportação.

O Ministério da Agricultura publicou ontem no Diário Oficial da União uma nova resolução para controle e liberação de áreas onde há produção de fruticultura.

Com isso os produtores e frutas de Roraima poderão exportar sua produção para outros mercados, mediante apenas a emissão pela Agência de Defesa Agropecuária, do Certificado Fitossanitário de Origem.

Os municípios do sul do Estado estão livres para exportar os frutos, conforme informou o diretor de Defesa Vegetal da Aderr, Marcelo Parisi. Ele ressaltou que 12 mil toneladas de citrus já estão sendo preparadas para serem exportadas para Manaus (AM).

Os municípios de Alto Alegre, Amajari, Normandia, Pacaraima e Uiramutã, além do norte de Boa Vista (acima do igarapé Murupu) e norte de Bonfim, de acordo com a resolução nº 8, estarão em quarentena da mosca da carambola.

Técnicos da Aderr vão intensificar o controle do trânsito de frutas dessas localidades para evitar que a praga chegue a locais onde não há ocorrência.

Prefeitura chama concursados

Novos servidores serão chamados pela Prefeitura.

A Prefeitura de Boa Vista publicou no Diário Oficial do Município de ontem, 6, a convocação mais 60 cuidadores, seis professores licenciados em pedagogia, três licenciados em educação física do Concurso Público de 2018 para o quadro da Educação.

Os candidatos devem apresentar toda a documentação necessária para a posse até o dia 13 deste mês, das 08h às 14h na Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, que fica no Palácio 9 de Julho que fica na Rua General Penha Brasil n° 1011 – São Francisco.  

Vacinação antirrábica é hoje

Vacinação antirrábica acontece hoje em Boa Vista.

A prefeitura inicia no próximo sábado, 7, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos em Boa Vista. As ações vão acontecer por quatro sábados, em diferentes bairros da cidade.

A meta é vacinar mais de 30 mil animais entre cães e gatos. A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) já recebeu mais de 40 mil doses da vacina antirrábica que devem ser utilizadas no período de 7 a 28 de setembro.

Além das ações itinerantes da campanha aos sábados, os animais podem ser vacinados durante a semana na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), em horário comercial, de segunda a sexta. 

Relaxamento no baby spa | O encontro de puericultura da Unidade Básica de Saúde Aygara Motta, do bairro Cidade Satélite, foi marcado ontem, 6, por uma sessão especial e descontraída, onde mamães, pais de bebês participaram das atividades de massagem relaxante (shantala) e hidroterapia. A ação faz parte das atividades do novo projeto Baby Spa. Lançado no mês de agosto, a ideia é incentivar e proporcionar o cuidado e o desenvolvimento das crianças, logo nos primeiros meses de vida, fase da primeira infância. Relaxar nunca é demais. E para os pequeninos que acabaram de chegar ao mundo, é muito importante a interação com os pais. Mas antes de cair na banheira só deles, os bebês foram massageados pelas mães ao som de uma suave música. O espaço é um ambiente inovador, que oferece um serviço diferenciado para as crianças de até seis meses de idade que fazem atendimento de puericultura, que é o acompanhamento do bebê nas unidades básicas desde os primeiros dias de vida.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: