Derrota do Governo: Juiz determina manutenção do concurso da Polícia Civil.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h12

Centenas de ‘concurseiros’ protestaram em frente a sede do MP.

Ao anunciar o cancelamento de todos os concursos lançados no ano passado [o da PM inclusive já se encontra em fase adiantada], o governo de Antônio Denarium parece não ter avaliado as consequências dessa medida. A sentença foi proferida nesta segunda-feira, 04/02, pelo juízo da 2ª Vara da Fazenda e ainda cabe recurso.

O aviso foi feito no sábado mas ontem já veio o primeiro choque com o pedido do Ministério Público sendo acatado pela Justiça Estadual para que o Concurso da Polícia Civil [que será realizado este mês] seja mantido. Certamente os demais certames serão igualmente autorizados.

O pedido da Promotoria de Justiça de Execução Penal e Controle da Atividade Policial foi protocolado ontem e ontem mesmo veio a decisão favorável aos ‘concurseiros’. A medida adotada pelo MPRR para assegurar a manutenção do concurso e a realização das provas agendadas para os dias 16 e 17 deste mês foi motivada em razão de execução de acordo firmado entre o Estado de Roraima e MP, o qual estava em fase de cumprimento.

Para o promotor de Justiça de Execução Penal e Controle da Atividade Policial, Valmir Costa, ao cancelar as provas o Estado incorre em ato de improbidade administrativa, uma vez que a organizadora do certame foi contratada pelo estado por R$ 5,5 milhões e mais de 30 mil candidatos se inscreveram para as provas.

O estado contratou uma empresa para realizar um serviço, mais de 30 mil candidatos se inscreveram e agora se anuncia o cancelamento do concurso a duas semanas de realização da prova, daí vem a constatação: o dano ao erário advindo dessa medida precisa e deve ser apurado e ressarcido em atos de improbidade administrativa autônomo”, destaca o promotor.

Sob pressão Denarium recua

Pressionado Denarium prometeu avaliar cada caso.

Constatada a repercussão negativa e vexatória, o governador Antônio Denarium (PSL) se utilizou de suas contas nas redes sociais para afirmar que vai avaliar cada certame para “fazer um posicionamento definitivo”.

O cancelamento dos concursos, cujo anuncio foi feito elo vice-governador Frutuoso Lins, contrasta o discurso de campanha de Denarium onde prometeu não apenas manter como realizar os concursos. já anunciados pela gestão anterior.

Vídeos com os depoimentos do então candidato sustentaram os protestos dos concurseiros nas redes sociais desde o anuncio, feito no sábado.

De Brasília o governador gravou um vídeo divulgado na sua página do Facebook dizendo que não sabia da real situação financeira do estado quando prometeu em campanha que daria continuidade a realização de concursos.

“Sabemos do anseio de todos os concurseiros, inclusive foi compromisso nosso de campanha a manutenção de concursos, mas não tínhamos o conhecimento real da situação financeira do estado. Estarei em Roraima na quarta-feira [6] e vamos analisar cada concurso para fazer um posicionamento definitivo”, afirmou.

‘Fake News’: Teresa protesta em vídeos

Teresa confessa indignação com tanta notícia falsa nas redes sociais.

Preocupada com repercussão negativa sobe as notícias falsas relacionadas à possível matança de animais no centro de zoonose (por eutanásia), a prefeita Teresa Surita (MDB) postou vídeos em suas páginas nas redes sociais para repudiar.

Parece inacreditável o que a mentira provoca… desde que um jornal e uma página publicaram a ‘fake news’ envolvendo animais, muitos compartilhamentos da notícia falsa nas redes sociais tiveram vários comentários. Também tenho recebido isso nas minhas próprias redes. Vejam só o estrago que uma ‘fake news’ pode fazer e a ENORME IRRESPONSABILIDADE de quem joga baixo deste jeito. Estamos na era da tecnologia e existe quem use este espaço para cometer crimes… Infelizmente isso pode atingir qualquer um. Peço mais uma vez clareza e bom senso de vocês, o que quiserem saber, me perguntem aqui. Nunca deixei de prestar esclarecimentos, mas não confiem em tudo que vocês vêem por aí”, postou a prefeita.

Prefeita desabafa: ‘ me deixem trabalhar

Teresa: “por favor, me deixem trabalhar, eu não sou candidata”.

Em outra postagem a prefeita atribuiu a disseminação de ‘fake news’ aos adversários políticos que já estão promovendo toda essa campanha de difamação pensando nas eleições municipais de 2020.

“As eleições são só ano que vem, mas 2019 já mostrou como será daqui pra frente. Nos últimos dias, jornais e perfis ligados a adversários políticos disseminaram uma série de informações incompletas e falsas sobre o trabalho que fazemos na Zoonoses. Algo que tomou uma proporção grande. Podem me cobrar por apresentar um trabalho de qualidade e saibam que eu cobro compromisso e respeito à lei de quem trabalha na Prefeitura de Boa Vista. Mas, eu peço a vocês que chequem as informações e não acreditem neste sensacionalismo de quem não tem interesse em solucionar as coisas. De mim, vocês podem esperar e ter certeza comprometimento com todo trabalho na nossa cidade, dos humanos aos animais”, disse Teresa

E continua: “Uma coisa importante a dizer no dia de hoje, dia de esclarecimentos, é que eu não serei candidata no próximo ano. Meu mandato termina e eu saio do meu trabalho com o sentimento do dever cumprido, de quem fez o certo e o máximo que podemos fazer por nossa querida Boa Vista. Portanto meus queridos adversários não percam seu tempo em me atacar. Eu não faço mal a ninguém, não falo mal de ninguém e não concorrerei as eleições no próximo ano, peço que me deixem trabalhar em paz, por favor! Tenho muito que fazer. Me deixem trabalhar!”

Mozarildo assume o TJ

Mozarildo comandará o Tribunal de Justiça pelos próximos 2 anos.

O desembargador Mozarildo Monteiro Cavalcanti assumiu ontem a presidência do Tribunal de Justiça. A solenidade de posse aconteceu no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto.

Foi a segunda vez que o judiciário roraimense escolheu seus dirigentes por meio de eleições diretas. Entre todos os tribunais do país, o TJ local é único que escolhe sua diretoria pelo voto direto.

Além dele Ricardo de Aguiar Oliveira assumiu como vice-presidente, Almiro Padilha como corregedor geral de Justiça e Cristóvão José Suter Correia da Silva no cargo de diretor da Escola do Judiciário.

Mozarildo Monteiro Cavalcanti tem 22 anos de carreira na magistratura de Roraima. O magistrado vai ficar no comando do Poder Judiciário pelos próximos dois anos.

Queimando o filme 

Mecias e Chico: posar com Telmário não é bom. Foto | Facebook

Talvez os senadores novatos Mecias de Jesus (PRB) e Chico Rodrigues (DEM) não tenham dado conta, mas se deixar fotografar ao lado de Telmário Mota (PRÓS) é ‘queimação de filme’.

O senador das melancias é desacreditado e motivo de pilhéria no Senado da República. Além do que é tido em Brasília como ‘um zero’ à esquerda. Mecias e Chico, raposas velhas da nossa política, deveriam saber que fazer alianças com Telmário gera repulsa e indignação no povo roraimense.

Parlamentar mediano a reputação de Telmário não é boa e sua atuação como senador foi julgada e reprovada na eleição passada quando obteve míseros 9.495 (5,54) perdendo até para Fábio Almeida.

Denarium esteve com Moro

Denarium com Moro, em Brasília: Lei Anticrime.

O governador Antônio Denarium participou ontem de um encontro com o ministro da Justiça, Sérgio Moro e demais governadores para apresentação do Projeto de Lei Anticrime.

A proposta prevê modificações no Código Penal, no Código de Processo Penal e na Lei de Crimes Hediondos. O texto estabelece ainda, prisão após segunda instância.

O pacote de medidas tenta trazer avanços (entenda-se por isso endurecimento) na punição de crimes e no cumprimento de penas de crimes de corrupção e contra a pessoa.

O espírito do projeto, que busca abarcar desde o Código Penal à Lei de Execução Penal, está afinado com as promessas de campanha do presidente Jair Bolsonaro.

Europeus apoiam Guaidó

Guaidó tem o apoio de grandes potências europeias.

Vários países europeus, entre eles França, Espanha, Alemanha e Reino Unido, anunciaram ontem (4) que reconhecem o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, como presidente interino do país, encarregado de convocar novas eleições.

“Consideramos que o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, cuja legitimidade é perfeitamente reconhecida, está habilitado para convocar eleições presidenciais”, indicou o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, em entrevista à emissora France Inter.

“Nicolás Maduro não organizou eleições presidenciais no prazo de oito dias que nós fixamos. Por isso, o Reino Unido e os seus aliados reconhecem a partir de agora, Guaidó como presidente constitucional interino até que possam ser organizadas eleições credíveis”, escreveu o ministro do Exterior britânico, Jeremy Hunt, no Twitter.

Holanda, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Áustria e Bélgica, além dos Estados bálticos Letônia e Lituânia, também declararam apoio a Guaidó, e espera-se que outros países, ao longo do dia, sigam o exemplo.

Aulas só em março | Programadas para iniciarem ontem (4) as aulas na rede estadual foram adiadas para o dia 7 de março, gerando revolta em alunos de todo o Estado que já estavam preparados para o início do ano letivo. O anúncio foi feito no sábado (2) pela secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, em entrevista coletiva no Palácio Senador Hélio Campos. “Fazemos [Governo do Estado] tudo com transparência e ética, principalmente aos nossos alunos que merecem respeito, e estar em uma escola organizada, limpa e revitalizada, com merenda e transporte escolar de qualidade”, justificou a secretária. Segundo Leila, ainda na Intervenção Federal, a nova equipe de gestão constatou que não havia ainda o planejamento para o ano de 2019. “Além disso, hoje, precisamos ajustar questões como transporte escolar e merenda escolar, que todos sabem foram alvo de operação da Polícia Federal no final do ano passado por problemas da gestão anterior. Precisamos regularizar isso para os nossos alunos voltarem às aulas com tranquilidade”, disse.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: