Detentos escavaram dois túneis e planejavam fuga em massa da Penitenciária Agrícola.

*** A Coluna de Hoje /// publicada 00h27 *** 

Os túneis descobertos pela Polícia já estavam quase concluídos. Foto | Facebook

A calmaria até então aparente no sistema prisional foi interrompida ontem com a notícia de que a Polícia Militar encontrou dois túneis no interior da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo – a PAMC, que seriam utilizados pelos detentos para uma fuga em massa. As passagens quase concluídas tinham entre 25 metros de extensão e sua origem se dava na ala 14. A PM calcula que pelo menos 200 detentos planejam escapar.

Os túneis foram encontrados por agentes do Grupo de intervenção Tática (GIT), Polícia Militar e inteligência da PM. O secretário de Justiça e Cidadania, Ronan Marinho, informou os túneis, que estavam em processo de escavação, na área conhecida como ‘Cadeião’, onde ficam presos provisórios. Marinho garantiu que os presos responsáveis pelas passagens subterrâneas serão identificados e responsabilizados.

Há a possibilidade de outras escavações serem descobertas ainda nesta quarta porque buscas continuam sendo feitas no presídio, segundo disse Marinho. “Estamos procurando mais túneis. Tem uma retroescavadeira lá dentro auxiliando nessa busca”, disse Marinho.

Segundo o comandante da Polícia Militar coronel Edson Prola, mais de 300 presos estavam na escavação de um túnel de 4 metros de profundidade por 25 metros de cumprimento que saia da ala 14. A localização dos túneis se deu por acaso. Os agentes investigavam na verdade o sumiço de 400 metros de fios que haviam sido furtados. O material seria utilizado na parte elétrica das alas 1 e 11.

Jalser ‘dribla’ a concorrência

No estúdio da Tropical-FM Jalser foi entrevistado pelo apresentador Marcelo Ribeiro.

Pode ser apenas dissimulação ou um a tática para driblar a concorrência, o fato é que Jalser Reier, presidente da Assembleia Legislativa e cotado na disputa pelo Governo de Roraima em 2018, disse ontem que vai disputar mesmo é a reeleição no ano que vem.

Ontem Jalser foi o entrevistado do programa ‘Acorda Roraima’, na Rádio Tropical – comandado por Marcelo Ribeiro – e foi lá que fez ponderações sobre o processo sucessório.

Como estratégia Jalser não tem sustentado em público que pretende concorrer ao governo. Diz sempre que vai tentar mais um mandato de deputado e quem sabe, continuar presidente do Poder Legislativo.

Mas só para incluir-se nos debates sobre sucessão, Jalser enquadra-se perfeitamente como candidato ao Governo e essa possibilidade já é aventada com constância nos bastidores da política.

Rota de colisão na base

Brito foi categórico em defender o novo empreendimento, o Frigo-10 e seus respectivos donos.

Está claro o desalinhamento de pensamento e de discurso também entre deputados da base governistas. Brito Bezerra – o líder oficial – e Jânio Xingu – o cristão novo – expuseram suas divergências no Plenário da Assembleia.

Ontem em sessão de nenhuma produtividade, Brito ocupou o tempo de liderança e foi defender dos ataques de Xingu – feitos na sessão de terça – os donos do Frigo-10, empreendimento recentemente inaugurado em Roraima, com a finalidade de processar carne bovina para exportação.

É que o no dia anterior Xingu, desbocado, tascou: “o Frigo-10 pertence a dez pessoas que se dizem do setor produtivo do Estado e que querem criar o monopólio da carne em Roraima. São exploradores que vão aumentar o preço da carne de 30% para 40%”.

Brito defendeu os empresários e ainda evocou o termo ‘mentiroso’ para rebater Xingu e seu destempero. Só para constar, Brito é chegado do empresário Antônio Parima, um dos donos do Frigo-10.

Aliás, Brito e Xingu nunca se ‘bicaram’ e parece que mesmo sendo passageiros da nau governista, as diferenças não foram rescindidas. E pelo que ouvi ontem na Sala Vip, a brincadeira de Xingu também não contentou Suely Campos.

SIF gera novo ‘pega’ na ALE

George Melo e Brito Bezerra protagonizaram ontem novo duelo por conta com cancelamento do SIF do Mafir. 

O pedido de cancelamento do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Mafir feito pelo Governo do Estado ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento rendeu ontem mais um capítulo nos debates sobre a pecuária local.

O deputado Brito Bezerra (PP), líder do governo, negou que a medida tenha como objetivo principal impedir que os grandes pecuaristas exportem carne para outros Estados e países, em detrimento dos produtores roraimenses.

Brito disse que o pedido de cancelamento foi feito após a Superintendência Federal de Agricultura interditar o Mafir já que o governo não tem condições de atender os 50 pontos determinados pelo Ministério, para se adequar à legislação estadual e reabrir o Matadouro Frigorífico.

O líder do ‘Blocão’, George Melo, rebateu Brito e garantiu que Suely Campos teria feito isso para penalizar os pecuaristas, pois em março será liberado o alvará para Roraima vender carne para qualquer lugar do mundo, depois que o Estado ganhou o atestado de livre da febre aftosa.

Ela traiu os pecuaristas e agora vem com a cara de pau de fazer uma Expoferr Fazer festa para quê? Depois de apunhalá-los! Ela tem que fazer é um velório para enterrar os pecuaristas”, complementou ao recomendar que a chefe do Executivo procure os três senadores de Roraima para “tentar reverter a bobagem que fez”, disse Melo.

4 anos do Família Que Acolhe | A primeira infância é uma prioridade em Boa Vista, a atenção à criança desde a gestação até os seis anos de idade está em ações e políticas públicas que visam potencializar o desenvolvimento infantil. Os cuidados com a criança são destaque na Semana do Bebê que foi aberta oficialmente ontem na sede do programa Família que Acolhe (foto acima). O objetivo do evento é proporcionar atividades para que mães, pais e filhos fortaleçam ainda mais o vínculo familiar. A abertura oficial do evento reuniu diversas famílias. As crianças se divertiram com as brincadeiras, puderam fazer um novo corte de cabelo e provar algumas delícias saudáveis.  Durante a Semana do Bebê ocorrem diversas atividades na sede do FQA, nas unidades básicas de saúde, casas mãe e Centros de Referência da Assistência Social. A programação inclui palestras sobre a importância da convivência familiar, os benefícios da alimentação saudável para a gestação, vacinação entre outros temas. Mães e filhos também participam de oficinas de shantala, minichef de cozinha, primeiros socorros, teatro, corrida baby, piquenique.

Para Teresa, uma grande conquista

A prefeita Teresa Surita esteve na cerimônia e falou das conquistas do programa Família que Acolhe para a primeira infância nos quatro anos de existência. Desde 2013, quando foi criado, o FQA beneficiou mais de dez mil famílias.

Atualmente são atendidos pelo programa cerca de quatro mil gestantes, mães, pais e crianças que contam com diversos serviços nas áreas: social, de educação e saúde. O objetivo é criar um ambiente acolhedor para o desenvolvimento das crianças de Boa Vista.

A nossa intenção com esse trabalho é despertar a consciência na família quanto à importância do fortalecimento do vínculo com a criança e com a primeira infância. A Semana do Bebê simboliza um trabalho que é feito pela Prefeitura de Boa Vista e que hoje, depois de muitos estudos, mostra que o olhar para a primeira infância faz com que essas crianças quando adultas tenham uma condição melhor de vida. Esse trabalho é feito durante todo o ano no Família Que Acolhe, mas intensificado durante essa semana para que as pessoas possam entender realmente a importância de se trabalhar a primeira infância”, disse Teresa.

As conquistas do FQA

O Família Que Acolhe tem o objetivo de garantir a integração da criança com a família.

O FQA já atendeu mais de 10.300 famílias em Boa Vista. Seu principal objetivo é garantir a promoção do desenvolvimento integral da criança, desde a gestação até os seis anos de idade. O programa também foi apontado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como modelo de política pública integrada voltada ao desenvolvimento infantil.

O programa foi criado em setembro de 2013, por meio de lei municipal. Hoje é reconhecido nacional e internacionalmente como uma política pública inovadora de cuidado com a primeira infância. Entre os prêmios recebidos está o de Boas Práticas – Fundação Abrinq, que também concedeu à prefeita Teresa Surita o prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Em julho de 2016, a Universidade de Nova York apresentou, durante o seminário, o resultado das pesquisas realizadas com a implantação do Programa Leitura Desde o Berço (vertente do FQA). O resultado provou a eficiência do projeto adotado em Boa Vista. As crianças que receberam o estímulo dos pais apresentaram um avanço de 14% no vocabulário e 27% na memória.

Prefeitura no Pacto Global

A prefeita Teresa Surita conseguiu consolidar um dos principais programas sociais do país.

Também através do programa Familia Que Acolhe, Boa Vista foi escolhida para fazer parte do Pacto Global para o Desenvolvimento da Primeira Infância (GCECD, sigla em inglês). O Pacto reúne um seleto grupo de 14 cidades-membros ao redor do Mundo e Boa Vista é a única cidade brasileira participante.

Tem como objetivo o reconhecimento das práticas que visam fortalecer programas de saúde materna, nutrição, parentalidade [o conjunto de fatores biológicos, psicológicos e jurídicos que tornam um indivíduo pai ou mãe de um outro], bem como criar centros familiares e aumentar a simpatia infantil dos serviços sociais locais, sistemas de justiça e espaços públicos.

Em julho deste ano, foi dado início à implantação do projeto “Survive and Thrive Boa Vista” (Sobrevivendo e Prosperando Boa Vista) desenvolvido por meio da parceria com a Prefeitura de Boa Vista e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Com vigência de setembro de 2017 a outubro de 2020, a proposta é oferecer serviços integrais desde a gestação até os três anos de idade, podendo ser expandido para seis anos, período que abrange a primeira infância.

Outra data para o Nibiru: avisem ao Telmário

Segundo Telmário Mota a Terra será atingida pelo Planeta Nibiru com extinção total da raça humana.

Como a extinção da raça humana não se deu no último dia 12, como previa o numerólogo David Meade, famoso por suas teorias conspiratórias baseadas em relações numéricas de textos bíblicos, ele anunciou outra data o fim do mundo: 15 de outubro de 2017.

A previsão vem depois de o americano tentar emplacar a ideia de que um misterioso planeta chamado Nibiru, ou Planeta X, colidiria com a Terra no último sábado, extinguindo completamente a humanidade.

Essa nova data constitui algo novo que necessita ser difundido. Por favor avisem ao Telmário Mota sobre a previsão porque nosso senador é uma espécie de portador oficial de David Meade para a tese do Nibiru.

Todos sabem foi de Telmário que saiu a primeira previsão oficial sobre a catástrofe, naquele espetacular discurso no Plenário do Senado, até ridicularizado.

Selo para o Monte Roraima

O Monte Roraima ganha selo dos Correios e é citado como uma das principais referências turísticas do Brasil.

O Monte Roraima irá representar a região norte do Brasil na mais nova coleção de selos dos Correios, numa parceria com o Ministério do Turismo. A informação foi dada durante a abertura da 45ª edição da Abav Expo Internacional de Turismo, que está ocorrendo em São Paulo.

A Coleção de Selos é comemorativa ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro. Cada uma das cinco regiões do país será representada por um local que defina a potencialidade turística. O Monte Roraima foi escolhido por ser o quarto lugar mais cobiçado por trilheiros e turistas do mundo inteiro.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, e o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Guilherme Campos Júnior, apresentaram as cinco estampas com paisagens de destinos brasileiros: Monte Roraima/RR, Maragogi/AL, Chapada dos Veadeiros/GO, Armação dos Búzios/RJ e Foz do Iguaçu/PR. A tiragem é de 500 mil unidades com circulação a partir desta quarta-feira.

Capacitação na ALE | Turma cheia e todos com vontade de melhorar o serviço desempenhado nas dependências do Poder Legislativo. Assim serão os próximos cinco dias para cerca de 50 servidores da Assembleia Legislativa de Roraima (foto acima), por intermédio da Escola do Legislativo, que participam do Técnicas de Atendimento ao Público, promovido de 27 de setembro a 3 de outubro, na galeria Saraiva, no bairro São Francisco. A importância de um atendimento humanizado é um dos pilares do curso, de acordo com a instrutora Lívia Marcião, independente da lotação e do local de serviço dos servidores. “Buscamos ouvir, trabalhar a empatia, buscar mesmo atender esse cliente ao máximo, fazer com que esteja pronto no momento em da necessidade, não deixar para depois e não protelar o que pode ser resolvido hoje”, ressaltou.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: