Dom Aldo Mongiano, bispo emérito de Roraima, morre na Itália aos 100 anos.

Compartilhe nosso conteúdo!

Dom Aldo Mongiano, bispo emérito de Roraima e o mais velho do Brasil, morreu ontem (15), na Itália, aos 100 anos. Natural de Pontesturacomuna italiana da região do Piemonte, em 1º de novembro de 1919, ingressou no Instituto dos Missionários da Consolata. Foi ordenado padre em 3 de junho de 1943.

No ano de 1975, foi nomeado bispo da então Prelazia de Roraima, tendo sido ordenado em 5 de outubro do mesmo ano. Ficou à frente igreja roraimense até 1996. Emérito, optou por residir na Itália, junto aos seus confrades.

Ano passado, Mongiano celebrou missa de ação de graças pelos seus 100 anos de vida. A missa ocorreu na cidade de Turin, na Itália, com a presença de dom Mário Antônio, atual bispo de Roraima, um grupo de amigos daquela diocese e de missionários e missionárias da Consolata.

Notificado do falecimento, Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima e segundo vice-presidente da CNBB, disse que se une em oração e agradece a Deus pelo dom da vida e missão profética de dom Aldo em Roraima.

“A CNBB se une à diocese de Roraima, ao Instituto da Consolata para Missões Estrangeiras, na ação de graças a Deus pela vida e o testemunho dedicado de dom Aldo Mongiano, cujo sepultamento ocorrerá no próximo sábado, dia 18 de abril, na cidade de Pontestura, Itália”, informou a CNBB em nota.

Aldo Mongiano era tido de temperamento moderado, porém, muito rigoroso na defesa da causa indígena. Foi um dos principais responsáveis, junto com a fotógrafa francesa Cláudia Andujat pela demarcação do território dos índios Yanomami. Era odiado por garimpeiros.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts