É pouco provável a permanência do deputados Mecias de Jesus no grupo político de Suely Campos

A Coluna de Hoje | Publicada 00h18

A convivência, antes harmoniosa entre Suely e Mecias, tende a rachar antes da eleição de outubro.

É verdade que ainda não está definida a relação política entre o deputado Estadual Mecias de Jesus, pré-candidato ao senado pelo PRB e a governadora e candidata à reeleição Suely Campos (PP), mas alguns indicativos já sinalizam como poderá ser o desfecho dessa situação.

O presidente estadual do Progressistas, deputado federal Hiran Gonçalves, não tem escondido de ninguém e tem inclusive falado em reuniões públicas que em hipótese alguma vai coligar na proporcional com o PRB, que tem na reeleição de Jhonatan de Jesus, filho de Mecias, sua principal aposta.

Além disso Hiran tem percorrido o estado e em reuniões com prefeitos e vereadores, inclusive em reuniões abertas, tem dito também não existe a menor possibilidade do ‘seu partido’ (sic) coligar na majoritária com o PRB, negando assim a cessão do tempo de TV para a candidatura de Mecias ao Senado.

Hiran tentou bancar a ida de Chico Rodrigues para o grupo de Suely como candidato ao Senado, oferecendo outras alternativas a Mecias que negou veementemente o convite.

Assim, para um bom entendedor, está mais do que claro que as possibilidades de Mecias permanecer ao lado de Suely são cada vez mais remotas.

Pela lógica do Progressistas de Hiran, Mecias – se quiser – pode estar no palanque de Suely, mas sem o principal benefício partidário que são as coligações, que gera o famoso tempo de TV.

Rede intrigas

Emília tem difundido postagens ofensivas contra o deputado Mecias de Jesus em redes sociais.

Fora da seara partidária, outros sinais são emitidos de que muita gente não quer mesmo Mecias como candidato ao senador no mesmo palanque de Suely Campos.

Circula nas redes sociais prints de postagens feitas por Emília Campos, filha de Suely e secretária de Estado, contendo ofensas ao deputado Mecias de Jesus, feitas por adversários e desafetos do pré-candidato do PRB.

Publicamente Mecias não tem se pronunciado muito sobre isso, mas quando foi ‘convidado’ a desistir de sua candidatura e apoiar Chico Rodrigues, além ter ignorado convite – na verdade, um insulto – assegurou na ocasião que no momento oportuno diria qual o posicionamento do PRB na disputa de outubro próximo.

Fronteira: Weber determina audiência

A Delegacia da Polícia Federal em Pacaraima, na fonteira: sempre cheia de venezuelanos.

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, convocou para o dia 18 deste mês, às 14h, audiência de conciliação com representantes do Estado de Roraima, da União e da Procuradoria-Geral da República (PGR), a ser realizada no STF.

A relatora busca entendimento sobre o pedido de tutela antecipada formulado pela governadora Suely Campos, na Ação Cível Originária 3121, para determinar à União o fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela.

Na ação, o governo de Roraima quer que o governo federal seja obrigado a promover medidas administrativas na área de controle policial, saúde e vigilância sanitária aos cidadãos venezuelanos que cruzam a fronteira com o Brasil.

Pede também a transferência de recursos adicionais para suprir custos que o governo estadual vem suportando para a prestação de serviços públicos essenciais aos venezuelanos e ainda o fechamento temporário da fronteira ou a limitação do ingresso deles em território nacional via Roraima.

Ao designar a audiência, a ministra destacou a natureza negociável de parte dos pedidos apresentados na ação e, ainda, “a delicadeza do tema envolvido”.

ICMS gera pedido de intervenção

A governadora Suely Campos será responsabilizada por não fazer o repasse do ICMS aos municípios.

A governadora Suely Campos terá um problema muito sério para resolver nos próximos dias.

É que alguns prefeitos indignados com os constantes atrasos no repasse dos recursos constitucionais para as Prefeituras resolveram entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para pedir uma intervenção federal em Roraima.

Eles se dizem cansado de acionar a Justiça todos os meses e escutar promessas que nunca são cumpridas.

Suely Campos não tem respeitado os preceitos constitucionais há algum tempo, atrasando os repasses do duodécimo dos poderes constituídos e de valores do ICMS e outros.

Título: prazo acaba hoje

Os cartórios eleitorais continuam atendendo até hoje quem ainda não regularizou a situação.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE) encerra nesta quarta-feira (9) o prazo para quem quer tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor no estado e votar na eleição deste ano. Segundo o TRE não há previsão de prorrogação.

O atendimento acontece no horário das 8h às 15h nos Cartórios Eleitorais da Boa Vista, Mucajaí, Alto Alegre, Caracaraí, São Luiz do Anauá, Rorainópolis e Pacaraima, além dos postos de atendimento instalados pela Justiça Eleitoral em Amajari, Bonfim Cantá, Caroebe, Normandia e Uiramutã.

Para solicitar os serviços, basta apresentar um documento de identidade oficial com foto, comprovante de residência atualizado e o título, se tiver. Homens maiores de 18 anos devem levar certificado de alistamento militar.

Enquadramento: Emenda 98 é eficaz 

O senador Romero Juá está otimista quanto ao julgamento da emenda 98 no Supremo Tribunal Federal.

O senador amapaense Randolfe Rodrigues encaminhou consulta ao ministro Edson Fachin para saber como estava o processo que pedia a inconstitucionalidade da emenda 98 que trata do enquadramento dos servidores dos ex-territórios do Amapá e de Roraima.

O ministro reconheceu a eficácia da Emenda Constitucional e disse que assim ficará até o julgamento da questão pelo pleno do Supremo Tribunal Federal.

Em seu despacho o ministro pediu mais informações da Presidência da República e do Congresso Nacional e também as considerações da Advocacia Geral da União no prazo de cinco dias.

O senador Romero Jucá foi um dos idealizadores da EC 98 e está otimista em relação ao julgamento pelo STF.

Durante o processo de confecção da Emenda ele o fez com o total apoio da Advocacia Geral da União e por isso acredita que não fundamento a ação movida pela Procuradoria Geral da República.

PGE empossa novo corregedor

O novo corregedor da PGE, Fernando Rodrigues,  tomou posse em solenidade realizada ontem à tarde.

A Procuradoria Geral de Roraima deu posse ontem ao novo corregedor da instituição, Fernando Marco Rodrigues de Lima, para o Biênio 2018/2020.

A solenidade contou com a presença do Conselho de Procuradores e do Procurador-Geral Adjunto do Estado, Eduardo Daniel lazarte Morón.

Fernando Rodrigues estava como corregedor interino no lugar de Aurélio Tadeu de Cantuária, que assumiu a função de Procurador Geral de Roraima, em outubro do ano passado.

Fernando Rodrigues é procurador em Roraima há 10 anos. Já atuou como Conselheiro do TCE, como advogado da Uerr e foi jurídico da Sesau.

Vida nova para Simon Bolívar 

A praça Simon Bolívar, agora livre dos venezuelanos, será completamente restaurada pela Prefeitura.

A praça Simón Bolívar vai começar a ser revitalizada pela Prefeitura de Boa Vista nas próximas semanas.

O local estava tomado pelos imigrantes, mas no domingo eles foram retirados do local e levados para abrigos.

Com a desocupação da praça, a Prefeitura de Boa Vista iniciará a revitalização do espaço público, que receberá nova iluminação, jardinagem, pintura e manutenção de bancos.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Daniel Peixoto, será feito um levantamento da condição da praça e iniciada a revitalização do espaço público.

O interior abandonado | Muitas reclamações de agricultores que moram em vicinais, principalmente no Sul do Estado. É que as condições das estradas são péssimas e eles não têm como escoar a produção e muitos já não podem mandar os filhos para as escolas por falta de condições de tráfego. Enquanto isso o governo do Estado vai gastar quase meio milhão de reais para construir uma ponte de madeira na RR-325, que liga Mucajaí a Alto Alegre.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta