Efeito das ‘galeras’: Violência entre jovens de Boa Vista cresceu 356%.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Publicada 00h30

ffff
CPI DO ASSASSINATO DE JOVENS: a questão da violência em Roraima foi debatida ontem na Assembleia Legislativa.

A exemplo do que acontece no restante do país, jovens negros e pobres são as maiores vítimas da violência na capital Boa Vista e no interior de Roraima. No estado, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes na faixa etária de 0 a 19 anos de idade registrou crescimento de 356%, de 2003 a 2013, número que chamou atenção da CPI do Assassinato de Jovens. Ontem, a comissão esteve na Assembleia Legislativa onde realizou audiência pública para debater o problema, a pedido dos senadores Telmário Mota e Ângela Portela. Também participaram a presidente da comissão, Lídice da Mata (PSB-BA), e o relator, Lindbergh Farias (PT-RJ).

Parlamentares e convidados defenderam mais investimentos em políticas públicas de prevenção à criminalidade. O senador Lindbergh Farias, por sua vez, classificou de “absurda” a situação de violência hoje no Brasil. Apossado dos números sobre a violência crescente em Roraima, resultante do enfrentamento entre as ‘galeras’, o senador Lindenbergh – relator da CPI – sugeriu de pronto o mapeamento dos grupos de jovens, tidos como ‘nem-nem’, que não trabalham nem estudam e acompanha-los em seus ambientes sociais a fim de que o monitoramento possa identificar as causas que levam a tantos crimes.

Lindenbergh revelou dados de Roraima do Mapa da Violência. Conforme os números apontados por ele, o índice de homicídios entre jovens cresceu 356% entre 2003 e 2013 no estado. Ele acredita que o aumento está relacionado à evasão escolar e à má distribuição de renda. 

Modelo para o Brasil

hhh
LINDENBERGH: Roraima tem saída.

Lindbergh acha que Roraima pode ser um Estado com atuação pioneira na redução de homicídios nessa população jovem. Os dados apontam que os mais vulneráveis, pobres e que moram na periferia são as principais vítimas. No caso de Roraima, jovens indígenas e negros.

“Os jovens dão sinais e o primeiro está ligado à educação/escola, ou seja, o abandono da escola. Dá para mapear isso. Todos os governos estaduais e municipais tem um trabalho na Secretaria de Assistência Social de busca ativa. Você consegue monitorar quando aquele estudante sai e abandona a escola. Nós precisamos ir atrás desse jovem”, disse.

Maioridade é um perigo

A aprovação pela Câmara dos Deputados, em primeiro turno, a redução da maioridade penal pode contribuir para o aumento da violência entre jovens.

Esta é a opinião do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Jorge Fraxe, durante a audiência de ontem d CPI do Senado.

Fraxe reclamou da decisão da Câmara a favor da redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, nos casos de crimes hediondos como estupro, extorsão mediante sequestro, latrocínio e homicídio qualificado. Para ele, a decisão teve “viés eleitoreiro” e vai contribuir ainda mais para a “carnificina de jovens”.

Roraima ocupa 20º lugar

yyyy
TELMÁRIO: precisamos buscar soluções.

No Brasil, são assassinadas 56 mil pessoas por ano e Roraima ocupa o 20º lugar, no ranking do mapa da violência. Essa informação é do senador Telmário Mota durante sua explanação na audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Assassinatos de Jovens no Brasil. É de Telmário a iniciativa de trazer a CPI para debater a questão em Boa Vista.

Segundo ele, desse total de 56 mil pessoas 53% são jovens, sendo 77% negros e 93% do sexo masculino. Quanto a posição que Roraima ocupa, o senador disse que “aparentemente esse número parece ser pequeno em comparação aos grandes centros, mas considerando a população, com menos de 500 mil habitantes, é alarmante, e nos últimos 10 anos houve um aumento no número de jovens assassinados em Roraima, Rio Grande do Norte e Ceará”.

Precisamos fazer esse elo entre os governos Federal e Estadual e assim trazermos uma solução para Roraima. O relatório dessa audiência será a peça que vamos utilizar para buscar políticas corretas para nosso Estado”, concluiu Telmário.

Pobre poeta

Como parlamentar, Telmário é um engodo. Como poeta, um piadista.

Não entende de métrica muito menos de rima. Como pode dizer que é autor de um cordel. O que foi lido no senado para denegrir a imagem do senador paulista José Serra, uma das figuras públicas mais expressivas da Nação, não passa de um arremedo de composição. Uma piada. Aliás de muito mau gosto.

A tocha olímpica vem

ffff
OLIMPÍADA 2016: a tocha foi apresentada ontem em Brasília.

A tocha olímpica dos Jogos do Rio-2016 foi apresentada em uma cerimônia em Brasília que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.

O revezamento da tocha vai durar de 90 a 100 dias e passará por cerca de 300 cidades dos 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal. Cerca de 12 mil pessoas carregarão a chama olímpica até o início dos Jogos no ano que vem.

A primeira capital na região Norte a receber a tocha será Palmas. De lá, ela segue para Belém, Macapá e depois desembarca em Roraima. Daqui, a equipe do comitê olímpico vai para Manaus e conclui a região Norte em Rio Branco e Porto Velho. Atletas boa-vistenses e amantes dos esportes no país estão na expectativa de presenciar este momento histórico. A data e o horário da passagem da tocha ainda serão confirmados.

Receber a chama Olímpica em Boa Vista é como receber um pedaço dos Jogos Olímpicos. Nossa cidade encherá as ruas para celebrar esse símbolo tão tradicional. Com isso, mostraremos mais uma parte do Brasil para o mundo e abasteceremos a chama com o calor do nosso povo”, declarou a prefeita, Teresa Surita.

Ficha suja, não… 

hhhhh
FICHA SUJA: Neudo não pode conduzir a tocha.

Um dado interessante nos critérios de escolha daqueles que serão selecionados como condutores da Tocha ocorrerá até o fim deste ano.

Todos os nomes selecionados — inclusive de participantes reservas, para os casos de ausência — passarão por uma checagem de antecedentes. Não há espaço para ficha-suja.

Sendo assim o ex-governador Neudo Campos, atual consultor especial do governo da esposa Suely Campos, não pode nem sonhar em conduzir o símbolo olímpico, pois carrega a notoriedade de ser o maior ficha suja do Brasil.

deputadosjovens
JUVENTUDE: deputados jovem recebidos em Palácio.

Jovens deputados

Os 24 estudantes da rede pública estadual de ensino, integrante do Programa Jovem Parlamentar, da Assembleia Legislativa, foram recebidos em audiência pela governadora Suely.

Eleito o presidente da “Assembleia Jovem”, Anderson Raian, 16 anos, discursou sobre a criação de um projeto de Lei que aborda a existência de laboratórios para aulas práticas nas escolas do estado.

A governadora Suely Campos considerou o contato importante, pois já foi integrante do Poder Legislativo. “É muito válido que os jovens participem e entendam como funcionam os três Poderes; como é a vida de cada um de nós para fazer o melhor em prol da sociedade”, disse.

O governo tatu

O governo de Suely tá feito tatu, só escavacando buracos.

Estão trabalhando na caça aos desmandos do governo passado – o desastroso governo de Zé Anchieta – uma medida que não traz resultado positivo algum.

O planejamento de ações germinativas que tragam benefício para o povo, seria mais razoável.

Kits da 9 de Julho

ffffff
NOVE DE JULHO: kits começam ser entregues hoje.

Os atletas inscritos na Corrida 9 de Julho vão receber hoje e amanhã os kits de participação no evento.

A entrega será feita em dois stands e uma sala no Pátio Roraima Shopping. Hoje a entrega ocorrerá no horário das 14h às 21h e no domingo, das 10h às 21h. Já a entrega do kit aos participantes da Corridinha será no dia 8, quarta-feira.

Serão entregues 5 mil kits distribuídos entre três categorias: 5 quilômetros; 5 quilômetros-servidor e 10 quilômetros. Esta última é dividida em duas classificações: geral e local. Na geral, participam atletas de outros estados e até mesmo de outros países como a Venezuela e Guiana. Na local, somente atletas roraimenses.

ggg
MUDANÇA NO ASFALTO: novas faixas estão sendo demarcadas em locais mais apropriados para evitar problemas com pedestres.

NOVAS FAIXAS | Para garantir a segurança da população no trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito iniciou a alteração no posicionamento de duas faixas de pedestres localizadas nas proximidades do Centro Cívico. As faixas estão nas avenidas Mario Homem de Melo e Glaycon de Paiva. No caso da faixa de pedestre na avenida Mario Homem de Melo, ela terá um recuo para cerca de dez metros mais distante da posição original, que antes era motivo de transtorno tanto para o pedestre, quanto para condutores de veículos. Na Glaycon de Paiva, a situação era a mesma. A faixa de pedestre agora se encontra no início da pista, já no Centro Cívico.

Palmas para o Governo

Sou compelido a reconhecer que pelo menos na organização do Diário Oficial do Estado – DOE – o governo roraimense merece respeito e consideração.

A gazeta oficial que publica os atos da administração pública direta e indireta está circulando absolutamente em dia.

Não faz muito tempo, rodava com até semanas de atraso.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts