Encontro de Telmário com o ditador Nicolás Maduro gera mal-estar no Palácio do Planalto.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Publicada 00h43
Telmário foi se encontrar com o ditador Maduro no Palácio Miraflores. Foto | Facebook.

Essa ‘gracinha’ do Telmário Mota que foi a Caracas se encontrar com o ditador Nicolás Maduro a pretexto de que está articulando um acordo para a reabertura da fronteira, o que, vamos combinar, não vai conseguir nunca, vai sair muito caro ao bestalhão roraimense.

A repercussão em Brasília depois que as imagens do encontro de Temário com Maduro chegaram no gabinete de Bolsonaro, houve uma clara reação de protesto.

O encontro fez parte de uma ação individual do senador com o objetivo de conseguir abrir a fronteira da Venezuela com o Brasil, em Pacaraima, fechada desde fevereiro e não há revisão nenhuma de reabertura.

As imagens geraram mal-estar porque o Grupo de Lima, do qual o Brasil faz parte, se reuniu justamente na segunda-feira (15) no Chile – data em que Telmário esteve no Palácio Miraflores – e aprovou um pedido para que a ONU tome “atitudes” a fim de evitar a “deterioração progressiva da paz e da segurança” na Venezuela.

O encontro de Telmário Motta com Maduro foi transmitido ao vivo pela TV estatal venezuelana. E bestunto ainda ousou mandar um recado ao governo dos Estados Unidos para que ‘cuide do seu quintal’ e deixe a Venezuela em paz. Não sabe com quem está se metendo.

Segundo fontes de Brasília, o presidente Jair Bolsonaro reprovou a visita, porque o governo do Brasil não reconhece Maduro como presidente da Venezuela e essa questão de fronteira é da competência da diplomacia e não de um senador sozinho.

Sampaio fica na liderança…
Sampaio segue líder do Governo apesar das pressões de Brasília.

Pressionado pela ideologia fascista do PSL, o Partido do presidente Jair Bolsonaro – e que abriga Antônio Denarium aqui em Roraima – o deputado Soldado Sampaio permanece, pelo menos por enquanto, na liderança do Governo na Assembleia Legislativa.

As cabeças pensantes do PSL não ‘deglutiram’ a indicação de Sampaio por questões de gênero político, uma bobagem. Na cabeça dos ‘bolsominho´s’, Sampaio, militante de esquerda, presidente do PC do B, não combina com o pensamento de direita.

Uma tremenda contradição e falta de conhecimento político local, pois não há entre os aliados de Denarium alguém mais capacidade para a função. E para atestar sua maturidade política, mesmo sabedor de que está sendo ‘rifado’ em Brasília, Sampaio permanece incorporado ao bloco do Governo.

“Eu aceitei ser líder, estou fazendo minha parte. Já falei para o governador que essas pressões não me tiram a moderação e a serenidade, porque acima dessas divergências ideológicas e para mim banais, estão os interesses do Estado”, disse o ainda líder, ontem, ao Blog.

… Pelo menos por quanto
Denarium não tem pulso para manter Sampaio na liderança.

Mas Sampaio está ciente de que mudar a liderança do Governo constitui algo absolutamente natural. Só pediu de Denarium que quando isso acontecer, que o governador seja transparente e verdadeiro de revelar os motivos.

Desamparado politicamente, Denarium chegou a dizer no início deste mês que um outro líder seria escolhido entre uns 10 deputados que lhe dão sustentação na ALE. O que não e verdade. Denarium não tem meia dúzia de aliados.

Diante da pressão que vem de Brasília, sobretudo do deputado federal general Girão Monteiro (PSL), ou o Denarium mostra postura de líder e mantém Sampaio, ou ajoelha-se se aceitar a imposição sobre seu Governo.

Vai cair no esquecimento?
Ailton Wanderley deixou a Sesau e jogou toda a sujeira no ventilador.

O ferido da Semana Santa cairá como um balde de água congelada nas expectativas de quem aguardava um desfecho rápido para criação e instalação da CPI da Saúde.

Depois que o ex-secretário Ailton Wanderley abriu a tampa da panela de pressão, denunciando um monte de desmandos na Sesau, os deputados estaduais deitaram e rolaram sobre o assunto.

Mas parece que arrefeceram embora já tenha coletado as assinaturas necessárias para a instalação da comissão.

O que de fato existe é que nada mudou na gestão da Saúde e a população segue sofrendo os impactos da corrupção denunciada por Ailton Wanderley.

Antecipando-se ao inverno
A Prefeitura já atua na limpeza antes da chegada do inverno.

A prefeita Teresa Surita (MDB) anunciou em suas redes sociais que algumas providências foram tomadas afim de que o período chuvoso não cause tantos transtornos ao boa-vistense.

Pessoal, o inverno nem chegou, mas nos adiantamos e estamos fazendo um trabalho de prevenção com a Patrulha da Chuva. Mais de 16 canais e valas já foram limpos e nossa previsão é que mais de 80 ruas recebam os serviços de limpeza como esses da foto aí. Conto com colaboração de vocês. Afinal, trabalhando em conjunto as coisas funcionam melhor. Eu sempre falo, mas não custa lembrar: atenção ao lixo doméstico. Até aquele copinho descartável pode contribuir para o alagamento. Nada de jogar galhadas nas ruas, valas ou bueiros, hein? Vamos encarar juntos mais esse inverno?, disse Teresa.

Governo compra medicamentos 
O Governo finalmente abasteceu as unidades de Saúde do Estado.

O Governo de Denarium anunciou ontem que reabasteceu com medicamentos e material hospital, todas as unidades de saúde do Estado.

Segundo a nota da Secretaria Estadual de Saúde, Desde o dia 1º de janeiro, cerca de R$ 2,8 milhões foram investidos na aquisição de medicamentos e insumos, já estocados na Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica.

Além de as unidades estaduais do Interior, as da Capital tiveram os estoques abastecidos, a exemplo do Hospital Geral de Roraima, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, Pronto Atendimento Cosme e Silva e Clínica Especializada do Coronel Mota.

PMBV e Sesc fazem convênio
Servidor da Prefeitura de Boa Vista agora terão descontos no Sesc.

A prefeitura de Boa Vista, por meio do Programa Servidor de Valor, firmou mais um convênio que vai beneficiar os servidores municipais.

A partir de agora, todos poderão contar com descontos nas áreas de saúde, lazer, educação, nutrição e locação de espaços oferecidos pelo Serviço Social do Comércio (SESC).

Os descontos chegam até 30% para conveniados, de acordo com a tabela de preços. Segundo a prefeita Teresa Surita, investir no servidor é, ao mesmo tempo, valorizar todo serviço que é prestado para a população.

“Estamos muito felizes, pois fechamos aproximadamente 60 convênios no Banco de Talento do Servidor de Valor. E o Sesc é um parceiro que só vem para somar. São vários serviços disponibilizados e esta é uma grande oportunidade de oferecer mais qualidade vida aos nossos servidores”, disse Teresa.

Armadilhas contra o Aedes | A prefeitura de Boa Vista está intensificando as ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Na manhã de ontem, 16, equipes de saúde instalaram ovitrampas, armadilhas eficientes para o mosquito, em 10 bairros da capital. As ovitrampas são recipientes com palhetas e água, onde as fêmeas do Aedes depositam seus ovos, cuja contagem em laboratório permite a verificação da infestação do mosquito naquele local. Essa estratégia permite nortear, através do resultado das análises, medidas de controle em toda aquela área. Ao todo foram instaladas 109 armadilhas nos bairros 31 de março, Aparecida, Estados, Caçari, Paraviana, Distrito Industrial, São Bento, Monte das Oliveiras, João de Barro, Pedra Pintada. De acordo com o coordenador do núcleo de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores, Samuel Garça, este trabalho torna mais eficientes as ações de combate ao mosquito.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts