Energia roubada | “Não vamos pagar a conta dos gatos”, protesta Jorge Everto em campanha de defesa do consumidor legal.

Compartilhe nosso conteúdo!
*** A Coluna de Hoje /// Publicada 00h16 ***
Campanha do deputado Jorge Everton em defesa do consumidor legal de energia em Roraima.

Diante de uma medida descabida e inaceitável do Ministério de Minas e Energia que ameaça cobrar dos consumidores de energia elétrica de Roraima, Acre, Amapá, Amazonas, Piauí e Rondônia, a partir do final deste mês um valor a mais na conta de luz mensal por prejuízos causados perdas operacionais e por furto de energia, o famoso ‘gato’, moveu o deputado estadual Jorge Everton (PMDB) a reagir contra a Eletrobrás Distribuidora e lançou nas redes sociais uma campanha em defesa do consumidor legal. Somente em Boa Vista, segundo a própria Eletrobrás, estima-se que as perdas anuais de energia elétrica chegam a quase R$ 26 milhões.

O movimento de Jorge Everton constitui uma ferramenta inédita de protesto contra este tipo de abuso, atrai a participação popular e servirá de base para a fundamentação de um documento que será encaminhado à Presidência da República e ao Ministério de Minas e Energia, manifestando a posição e a repulsa do povo roraimense contra a medida com o objetivo de evitar que o consumidor pague pelo que não consumiu. Jorge criou uma espécie de ‘petição online’, em sua página no Facebook, em que convida a população local a se manifestar contra a portaria da Aneel.

Com a indagação “Você acha justo pagar sua conta em dia e a Eletrobrás cobrar de você o “gato” que os outros fazem? Não? Então assine e compartilhe essa petição! A página de Everton no Facebbok oferece uma janela de inclusão dos dados do participante, através de um link, onde coloca-se o nome completo, e-mail e opinião e depois de juntadas essas informações o documento contendo o sentimento de cada um roraimense será encaminhado em forma de rogativa ao presidente Michel Temer para forçar o impedimento da portaria, cuja aplicação está prevista para ser aplicada no final deste mês.

O parlamentar acha absolutamente injusto que a Eletrobrás queira cobrir suas perdas com os ‘gatos’, simplesmente aumentando a conta dos honestos, aqueles que pagam suas faturas em dia. “Você acha justo pagar pelo erro dos outros e pela ineficiência da empresa em fiscalizar e proibir esses ilícitos?”, questiona ele. Para Jorge Everton essa medida constitui uma vergonha. “Já não bastassem todos os escândalos de corrupção na política, agora querem legalizar o furto de energia e cobrar de quem paga sua conta em dia”.

‘Consumidor não é sócio’, diz deputado
Os ‘gatos’ causam prejuízos de mais de R$ 26 milhões anuais somente no mercado de Boa Vista.

Na avaliação de Jorge Everton essa intenção da distribuidora de energia além de constranger o consumidor expõe um ato ilegal da concessionária de energia. “Consumidor não é sócio da empresa para arcar com as perdas por falta de gestão. Se fôssemos sócios, teríamos direito aos lucros. Diga não a esse abuso”, pede o parlamentar.

– Não podemos engolir mais essa. Vamos juntos lutar por um país justo. Diante da decisão de incluírem na conta de luz das pessoas honestas o valor da perda que a empresa de fornecimento de energia tem com as ligações clandestinas, “gatos”, peço a vocês que assinem, em protesto, esta petição online. Quanto mais assinaturas mais força teremos para tornar nosso país justo. Se não, então nos ajude curtindo, assinando e compartilhando para que muitas pessoas possam aderir ao movimento.

Segundo Jorge o cidadão de bem não pode ser penalizado e pagar mais caro na energia por conta das ligações clandestinas, “gatos”. A responsabilidade de fiscalizar e evitar isso é da empresa, e não dos consumidores.

Quem pratica esse ilícito deve responder pelos seus atos. Faço aqui um apelo aos nossos representantes na Câmara dos Deputados para que cobrem do governo federal um posicionamento sobre esta portaria. Precisamos nos unir e lutar para que a nossa população não pague mais essa conta”, diz o parlamentar.

‘Coligações têm que acabar’, diz Shéridan 
Shéridan faz apelo para que os deputados aprovem o fim das coligações já para 2018.

A deputada Shéridan (PSDB) clamou, em sua página no Twitter, que a Câmara tem de “cumprir seu papel” e votar a PEC da qual é relatora. O projeto propõe o fim das coligações nas eleições proporcionais e a criação de uma cláusula de desempenho para dificultar o acesso dos partidos aos recursos do Fundo Partidário e ao tempo de propaganda de rádio e TV.

O texto principal da PEC 282 foi aprovado em primeiro turno no plenário da Câmara no dia 5 deste mês, mas falta ainda analisar os destaques e realizar a segunda votação na Casa. Depois, o projeto teria que seguir para o Senado. A ideia do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é retomar a discussão da PEC na quarta-feira.

“Enquanto relatora tenho alertado desde o início que se o Congresso for incapaz de acabar com as coligações, a Justiça o fará”, disse. Segundo ela essa é a mudança “possível” dentro da reforma política. “Enquanto a Câmara se debate na bagunça da discussão sobre Distritão e Fundo, nossa reforma possível que é a PEC 282 vai sendo atrasada”, afirma a deputada. Fonte | Diário do Poder

Mecias está firme e forte
Mecias reafirmou a pré-candidatura ao Senado: “é um projeto de Estado”, disse.

Independente de quem esteja ao lado do Governo na disputa para o Senado, em 2018, o certo é que o deputado estadual Mecias de Jesus (PRB) estará disputando uma das duas vagas que estarão em jogo na eleição.

Noticiei aqui, na semana passada, que o palanque de Suely – caso ela decida concorrer á reeleição – suportará apenas dois candidatos, Ângela Portela – que disputa mais um mandato – e um outro candidato, que pode ser ele [Mecias] ou não, uma vez que o presidente do PP, Hiran Gonçalves, está flertando com o empresário Haroldo Campos.

Mecias, porém, reafirmou à Coluna, ontem à noite, que a sua pré-candidatura está posta e sem a menor possibilidade de retroceder. Óbvio que há uma preferência de formar parceria com o grupo de Suely, de quem é aliado.

Mecias sente-se seguro em reafirmar seu projeto para 2018, “um projeto de Estado”, diz ele. E em todas as pesquisas que estão sendo realizadas para avaliação de ambiente, ele aparece bem melhor avaliado do que Ângela, desgastada pelos últimos acontecimento envolvendo seu ex-partido, o PT, que a deixou bastante fragilizada. “Pode escrever ai: sou homem de uma palavra só. O que já comecei terei que terminar”, disse Mecias.

Codesaima: cabide oficial de empregos
A Codesaima foi loteada para abrigar favorecidos dos deputados que se alinharam ao Governo de Suely.

A Codesaima – cuja definição contrasta com sua atual condição – de desenvolvimento não tem nada como diz no nome de batismo. Na verdade foi transformada em cabide de empregos, onde são alojados os favorecidos dos políticos aliados do Governo.

Na divisão do bolo de mingau do governo, a dita cuja agora pertence – em partes iguais – aos novos agregados de Suely, Joaquim Ruiz e Jânio Xingu. Foi loteada para acolher o sectarismo desses dois deputados, principalmente agora que perderam a ‘boquinha’ na Assembleia.

Na sexta-feira passada verificou-se um certo tumulto pelos corredores da Empresa, com a chegada de pelo menos 80 ‘novos servidores’, indicados pelos parlamentares. Todos em busca de uma pequena ‘sinecura’.

Ocorre que essas contratações estão impedidas pelo Ministério Público. Exceto cargos de direção, os demais não podem ser nomeados, sendo admitidas somente se houver concurso público. E agora como vão ficar os ‘apaniguados’ de Joaquim e Xingu?

Pela porta dos fundos 
A PF investiga fraude no concurso do TRT que pode levar ao cancelamento das provas.

Polícia Federal deflagrou a Operação Porta dos Fundos para apurar esquema de fraude no concurso público para os cargos de analista e técnico do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, em Amazonas e Roraima. As provas foram aplicadas em 19 de fevereiro deste ano, nos períodos da manhã e da tarde, nas cidades de Boa Vista e Manaus.

Segundo a PF foi identificado o possível envolvimento da organização criminosa já investigada na Operação Gabarito, da Polícia Civil da Paraíba. A PF identificou, além dos integrantes da quadrilha, cinco candidatos que foram beneficiados com o esquema. Eles foram classificados no concurso.

Na ação a Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão e seis mandados de condução coercitiva, nos estados do Amazonas, Roraima e Alagoas. Os investigados responderão pelos crimes de constituição de organização criminosa, associação criminosa e fraude em certame de interesse público.

Água para os neurônios. Não pode ser sério… 
É com esse carro-pipa que o governo quer auxiliar a irrigação nos 15 municípios de Roraima.

Esse governo de Suely vive a nos surpreender com suas pilhérias habituais. Já não bastasse o tanto de ações puramente incongruentes e contraditórias, tipo caravanas do amor, carreta da mulher, agora me vem a governadora anunciando a entrega de um carro pipa como ação de desenvolvimento.

Como costuma proferir o espevitado Izaias Maia – deputado estadual -, ‘é brincadeira, meu patrão’, só pode. Como um simples caminhão de transporte de água vai auxiliar a irrigação em 15 municípios em todo o Estado de Roraima?

Ora se houvesse um carro-pipa para cada município ainda assim não bastaria para atender a necessidade dos pequenos agricultores, imagina um caminhão, apenas, para atender a todo o Estado.

Não tem cabimento, né dona Suely? A água desse caminhão não será suficiente nem para banhar os neurônios dos desprovidos de inteligência que lhe colocaram nessa ‘encrenca’, quando mais atender milhares de produtores da agricultura familiar.

Semana do trânsito | A partir desta segunda-feira, 18, a Prefeitura de Boa Vista dará início às programações da Semana Nacional de Trânsito (foto acima), cujo tema será o mesmo abordado durante o Maio Amarelo deste ano, que é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. A campanha, que acontece até o dia 25, será abordada em Boa Vista por meio de blitze educativas, palestras em escolas e panfletagens nas ruas. A abertura oficial da campanha será na praça Fábio Marques Paracat, a partir das 18h de segunda-feira. A Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), por meio da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Depet) vai coordenar a campanha com foco em temas como álcool e direção, excesso de velocidade e uso proibido de aparelhos celulares. A proposta é aumentar a conscientização entre os condutores sobre os perigos que as más escolhas no trânsito podem acarretar. Também estão inclusas na programação a promoção de palestras em escolas municipais, tanto da capital quanto da zona rural. A Semana Nacional de Trânsito foi idealizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o tema foi definido por meio da Resolução 654/17, publicada em janeiro deste ano. O encerramento, no dia 25, será marcado por um curso de capacitação voltado a agentes de trânsito.

O trânsito em números
O trânsito em Boa Vista produziu mais de 8.500 infracções somente nos primeiro semestre deste ano.

No primeiro semestre de 2017, foram registradas cerca de 8.500 infrações de trânsito, das quais a maioria era composta por condutores que não utilizavam cinto de segurança, que conduziam veículo falando ao celular ou acima do limite de velocidade permitido.

Para minimizar os índices de acidente, a Prefeitura de Boa Vista aumentou a quantidade de semáforos e instalou radares de velocidade em pontos estratégicos. O número de mortes no trânsito caiu 25% no primeiro trimestre.

Esperamos alcançar como público-alvo todos os condutores em atividade e também os futuros condutores, para conscientizá-los sobre a importância de um trânsito seguro na nossa capital, visto que constantemente nos deparamos com acidentes gravíssimos, com perdas de muitas vidas. Somente a partir do respeito às leis de trânsito é que se adquire maior harmonia”, afirmou o diretor do Depet, Ney Brito.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts