Enquanto Suely foi passear na Alemanha, por aqui os servidores estaduais preparam-se para fazer greve.

*** A Coluna de Hoje /// Publicada 00h15m ***

Suely está na Alemanha participando da COP 23, a conferência mundial do clima. Foto | Facebook

A governadora Suely Campos encaminhou mensagem à Assembleia Legislativa comunicando seu afastamento do cargo para viagem internacional à Alemanha para participar entre os dias 11 e 17 deste mês da COP 23, a conferência do clima que reúne lideranças políticas de todas as regiões do Planeta, que está acontecendo na cidade de Bonn.

Mas enquanto Suely vai passear no clima agradável do início de inverno europeu, por aqui, sob o sol escaldante do lavrado, os servidores públicos do Estado de Roraima, desmotivados e sem esperança de aumento salarial, se organizam para a realização de duas paralisações de advertência, conforme manifesto do Sindicato dos Trabalhadores Efetivados do Poder Executivo de Roraima.

O Sintraima fez duas convocações de efetiva paralisação para alertar o Governo de Suely que se não houver o reajuste pretendido pelas várias categorias, o pior virá com greve geral. A primeira paralisação ocorrerá nesta terça-feira (14) e a segunda na quinta-feira (16) na Praça do Centro Cívico a partir das 8 horas,

Francisco Figueira, que é o presidente do Sindicato dos Servidores, disse que entre as reivindicações estão o não pagamento do reajuste do aumento anual permitido por lei e aprovação do PCCR. Ele revelou que o Governo de Suely ignorou o acordo que havia feito com a categoria, de pagar a data base, que acontece em maio. “Temos que lutar pela data base, pelo poder de compra dos nossos vencimentos, o trabalhador precisa analisar que o combustível aumentou, a energia aumentou e o vencimento 2016/2017 não teve o reajuste inflacionário que é devido por lei”, disse.

Ontem – já na Alemanha – Suely relatou em seu perfil no Facebook que participou de um painel promovido pela força tarefa dos governadores para o clima e floresta, onde destacou a importância de Roraima para o futuro do Planeta. “Com práticas de desenvolvimento sustentável, preservamos 66% do nosso território. Roraima era o único estado da Amazônia Legal que não era membro do GCF, nem tinha representatividade nesse tipo de evento. Agora teremos voz e vez nas discussões mundiais”, disse a governadora.

Um Estado acéfalo? 

Suely ausentou-se de Roraima mas o vice Quartieiro não assumiu o Governo.

A ausência do governador do território estadual ou do país é uma causa temporária que impossibilita o cumprimento, pelo chefe do Poder Executivo, dos deveres e responsabilidades inerente ao cargo.

Desse modo, para que não haja acefalia no âmbito do Poder Executivo, o governador deve ser devidamente substituído pelo vice-governador. Ela tinha a obrigação de transmitir o cargo ao vice.

Mas não é isso que se verifica agora com a ausência de Suely. Embora ela tenha comunicado à Assembleia de sua viagem e obtido autorização, não foi dito ainda quem a substituirá no comando do Estado. Pelo a Comunicação do Governo não informou nada a esse respeito.

Simplesmente porque o vice Paulo Cesar Quartiero encontra-se muito ocupado com a colheita do arroz de sua Fazenda Acostumado na Ilha de Marajó (Pará) e não deu às caras no Palácio Senador Hélio Campos.

E pelo que sabemos o residente da Assembleia Legislativa, o segundo na ordem de sucessão, também não se manifestou como governador interino. Ou seja, o Estado encontra-se acéfalo.

Maratona: Teresa visita de obras

Teresa visitou o canteiro da obra de reforma total do Mercado São Francisco, no centro de Boa Vista.

A prefeita Teresa Surita cumpriu ontem uma verdadeira jornada de visitações aos vários canteiros de obras em execução em Boa Vista. A primeira visita aconteceu ao canteiro de obras do Mercado Municipal São Francisco, que será um marco devido à tradição do local. “Tínhamos um prédio em situação degradada, mas graças à parceria com o senador Romero Jucá e o recurso conseguido em Brasília, estamos fazendo uma reforma que mudará completamente a realidade do mercado”, disse Teresa.

Segundo Teresa, a ideia é que o mercado se transforme em um ponto turístico, seguindo exemplo de mercados municipais de grandes capitais. “A obra está prevista para ser entregue em março do ano que vem e, para cumprir este prazo, estamos trabalhando em ritmo acelerado, mas com muita qualidade”, destacou.

Ao visitar a área de interesse social Caetano Filho, a prefeita destacou a importância da obra de revitalização que está em andamento. “Esta é uma obra que, antes de tudo, garante uma melhor qualidade de vida a todos aqueles que moravam nesta área. Todos que foram retirados receberam uma indenização justa e puderam recomeçar a vida em outro lugar, livres de alagamento a cada inverno”, destacou.

Segundo Teresa, o local dará espaço ao melhor ponto turístico da cidade. É um ponto de convivência com o Rio Branco, um espaço criado para a família, com geração de emprego e renda, mudando a realidade tão triste que se encontrava antigo beiral. Teresa encerrou a maratona de visitas em obras que estão realizadas no bairro Centenário. A obra de drenagem deve resolver definitivamente o problema no bairro, garantiu a prefeita.

A ponte que engoliu o peixe | É tão precária a infraestrutura viária no interior de Roraima – por pura irresponsabilidade do Governo que não investe na construção de pontes e recuperação de estradas – que os produtores do interior têm arrepios a cada instante em que vão carregar seus caminhões. Fotos encaminhadas ao Blog registram o flagrante de um verdadeiro desastre ocorrido na vicinal 8 da confiança 3, quando um caminhão carregado de tambaqui despencou (foto acima) de uma ponte que desabou justamente no instante que o veículo tentava cruzar o rio.

Jucá garante verba para o Parque do Rio Branco

O senador Romero esteve ontem na área onde será erguido o Parque Rio Branco, antigo Beiral.

Recursos do programa Avançar, do Governo federal, também serão aplicados na obra do Parque do Rio Branco, que pretende revitalizar e modernizar a área conhecida como Caetano Filho, no Centro de Boa Vista.

A verba foi garantida pelo senador Romero Jucá, que ontem fez uma visita ao local. O trabalho é executado em parceria com a Prefeitura de Boa Vista que elaborou o projeto e está fazendo a primeira etapa da obra, com a demolição de imóveis e indenização dos moradores.

Conforme a Prefeitura, a meta é desocupar e demolir até 350 imóveis da região. Por ser uma obra de grande porte a construção do Parque do Rio Branco será dividida em etapas, com duração prevista de 2 anos.

Estamos fazendo aqui uma revolução, porque ninguém acreditava que essa obra seria feita. Esse era um bairro de prostituição e ponto de venda de drogas. As pessoas viviam aqui em condição de muita insalubridade, sujeitos à deixar suas casas com a cheia do rio. Trouxemos recursos do programa Avançar para o canal do Caxangá que começa a agora. Nas próximas etapas, vamos fazer a urbanização e a construção do Mirante. O que era uma chaga para Boa Vista, passa agora a ser um espaço importante e que vai valorizar a nossa cidade”, afirmou o senador.

PRB oficializa Mecias ao Senado

Mecias com o presidente do PRB Marcos Pereira na reunião com presidentes em Brasília. Foto | Facebook.

O deputado Mecias de Jesus teve o nome oficializado como pré-candidato do PRB ao Senado nas eleições do ano que vem.

A validação para que Mecias possa concorrer a uma das duas vagas foi feita pelo presidente do Partido, Marcos Pereira, em reunião que contou com a presença de todos os presidentes regionais do Partido, em Brasília.

Isso põe fim as especulações de que Mecias estaria disposto e tentar uma nova reeleição ao parlamento estadual. “Pode escrever ai: serei candidato ao Senado em 2018. Isso está consolidado” disse ontem ao Blog o próprio deputado.

A candidatura de Mecias, aliás, terá atenção especial entre todos os demais nomes do PRB que disputarão a mesma vaga nos estados. “É um compromisso do Partido e do presidente Marcos Pereira”, disse Mecias.

Professores municipais ganham abono

Professores do município foram beneficiados com o pagamento remanescente do abono de 2016.

A prefeita Teresa Surita sancionou ontem o projeto de Lei que autoriza o pagamento do abono remanescente do Fundeb 2016 a todos os servidores efetivos e comissionados do quadro da Secretaria Municipal de Educação. O saldo no valor aproximado de R$ 12 milhões será rateado nas formas e condições previstas em lei.

Serão cerca de 3.280 servidores beneficiados entre professores, servidores envolvidos direta e indiretamente com a atividade pedagógica e os que desenvolvem atividades nos setores administrativos da SMEC. O dinheiro estará na conta no dia 23 deste mês.

Para a prefeita Teresa Surita, esta é mais uma iniciativa do poder executivo municipal para valorizar os servidores que trabalham com a educação do município. “Valorizar as pessoas que dedicam a vida para ensinar e que trabalham diariamente para tornar nossas crianças em adultos responsáveis e capazes de encarar a vida no futuro é um ato de respeito. Com muito planejamento, estamos conseguindo entregar mais essa conquista aos trabalhadores”, ressaltou.

CCJ limpa pauta na ALE

Deputados da Comissão de Justiça apreciaram ontem todos os projetos que se encontravam na pauta.

Deputados estaduais da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, da Assembleia Legislativa, se reuniram ontem à tarde para apreciarem projetos de leis que tramitam na Casa. Ao todo foram analisados 22 projetos, entre de leis, complementares e de decretos legislativos. Todos os projetos apresentados foram aprovados pelos membros da Comissão.

O presidente da Comissão, deputado George Melo (PSDC), avaliou como positiva a atuação de todos os parlamentares para destravar a pauta da Comissão. “A CCJ tem um trabalho fundamental porque é essa comissão que enxerga a constitucionalidade, é o começo de todo o arcabouço de discussão jurídica e política aqui”, explicou.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final é composta pelos deputados: George Melo – presidente, Jorge Everton (PMDB) – vice-presidente, e tem como membros: Aurelina Medeiros, Brito Bezerra (PP), Coronel Chagas (PRTB), Lenir Rodrigues (PPS) e Mecias de Jesus (PRB).

Novo aumento no preço da gasolina

A Gasolina em Boa Vista, que já custa mais de R$ 4,00, terá um novo aumento.

A Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com aumento de 1,20% no preço da gasolina nas refinarias e queda de 0,20% no preço do diesel. Os novos valores valem a partir desta terça-feira, dia 14.

A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente.

Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais

A Europa contra o ditador

Países europeus não querem mais realizar negócios com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.

A União Europeia anunciou a proibição de vendas de armas para a Venezuela e irá estabelecer um sistema para congelar ativos e restringir viagens de autoridades do país, a fim de aumentar a pressão sobre o ditador Nicolás Maduro. Os ministros das Relações Exteriores da UE anunciaram as medidas durante reunião nesta segunda-feira em Bruxelas.

A proibição à venda de armas interrompe o fornecimento de equipamento militar que poderia ser usado para reprimir ou monitorar os venezuelanos. A UE disse em nota que as medidas podem ser revertidas, a depender de como Maduro reage às demandas por mais democracia no país sul-americano.

Os Estados Unidos impuseram na quinta-feira sanções financeiras contra outros dez ex e atuais funcionários da Venezuela por alegações de corrupção e abuso de poder relacionadas à investida de Maduro contra a oposição.

Severino Cavalcante no Cine ALE | A Escola Estadual Severino Cavalcante, localizada no bairro Silvio Botelho, zona Oeste de Boa Vista, é mais uma instituição a receber o Cine ALE Cidadania, um programa da Assembleia Legislativa, que leva educação por meio da 7ª arte, o ‘cinema’. Os estudantes irão assistir ao filme Thor: Ragnarok, no cinema Super K, com direito a muita pipoca e diversão, nesta terça-feira, 14, a partir das 14h. O gestor da escola, Odimar Ferreira, acredita que a iniciativa irá contribuir para o processo educacional dos alunos, por meio da inclusão cultural, pois a maioria estará de frente com a ‘telona’, pela primeira vez. O presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (foto acima) é o idealizador do projeto Cine ALE Cidadania e para ele cada escola atendida representa um aprendizado. “O Cine ALE Cidadania ajuda a desenvolver a sensibilidade para as artes, muitas vezes promovendo aos adolescentes o primeiro contato com o cinema”, disse Jalser..


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: