Ex-governador Anchieta Júnior morre aos 53 anos.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h09

José de Anchieta foi governador de Roraima entre dezembro de 2007 e abril de 2014.

Um infarto fulminante tirou a vida ontem à noite do ex-governador José de Anchieta Júnior, aos 53 anos. Anchieta era natural de Jaguaribe, no Ceará, e estava em Roraima desde 1991 quando aqui chegou recém formado engenheiro civil.

Segundo informações de assessores, Anchieta sentiu-se mal, ontem por volta das 20 horas, quando jantava com a filha mais nova. Foi levado ás pressas para o Hospital da Unimed onde morreu, às 20h50, horário confirmado pelo hospital. Na Unimed, médicos ainda tentaram reanimar o ex-governador, mas ele não resistiu.

O médico Marcelo Nakashima, integrante da equipe que atendeu José de Anchieta, informou que foram feitas várias tentativas de reanimação, mas sem sucesso. A ex-secretária de Saúde do governo do tucano, Eugênia Glaucy, disse que por um momento pareceu que Anchieta fosse reagir, mas ele não retornou. Foi mais de uma hora de tentativa de reanimação.

Anchieta foi empresário da construção civil, secretário de infraestrutura em 2004, no Governo de Ottomar Pinto e entrou para a vida pública ao eleger-se vice governador em 2006. Com a morte de Ottomar, assumiu o governo do estado em 11 de dezembro de 2007. Reeleito em 2010, renunciou ao cargo de governador em 4 de abril de 2014 para ser candidato ao Senado, não sendo eleito.

Nas eleições deste ano deste ano, polarizou o pleito com o governador eleito Antônio Denarium, mas foi derrotado nos dois turnos, embora todas as pesquisas o apontavam como favorito no 1] turno. Atualmente era presidente regional do PSDB.

Atualmente trabalhava em diversas ações que ingressaria pedindo a cassação do registro de campanha do adversário, sob alegação de existência de diversos crimes políticos cometido na campanha.

O Governo de Roraima e a Prefeitura de Boa Vista decretaram luto oficia, 5 e 3 dias respectivamente. O velório irá ocorrer nessa sexta-feira (06) no Ginásio Senador Helio Campos, bairro Canarinho.

Estado de tensão permanente

Pneus foram queimados por agentes penitenciários em protestos contra o Governo.

O clima é de tensão permanente em todo o Estado por conta da crise financeira que atolou de vez o Governo de Suely na lama. Ontem agentes penitenciários protestaram em frente a Cadeia Pública de Boa Vista, fecharam a avenida Benjamin Constant e queimaram pneus, em uma manifestação de indignação porque não recebem salário há mais de dois meses.

Essa asseveração tende a se expandir ainda mais com a proximidade do fim do ano, pois já está constatado que o Governo de Suely Campos não terá dinheiro em caixa, suficiente para pagar salários de outubro, novembro, a 2ª parcela do 13º e o salário de dezembro, antes das festas de Natal e Ao Novo. Na Segurança Púbica está tudo quase parado.

Os protestos se espalham por Boa Vista e por todos os cantos do interior e não se vislumbra um aceno positivo o Governo do Estado sobre pagamento de salários. Piquetes estão se formando diante das sedes de vários órgãos de Governo, organizados por todos os sindicatos classistas, mas essas ações não têm resultado prático, porque o cofre do Governo secou.

De resto só tempo dirá o que acontecerá com os servidores sem dinheiro, pois cada pai e mãe de família têm que prover as famílias com o básico, elo menos. E fica aqui uma sugestão: por que não fazem piquetes e manifestações na porta da casa de Suely Campos, inclusive proibindo a entrada de gêneros alimentícios, que por lá não deve ter faltado.

1ª Infância: destaque em Brasília

Teresa foi homenageada em Brasília por desenvolver programas sociais em Boa Vista.

A prefeita Teresa Surita participou ontem, 6, em Brasília, do Encontro Nacional do Programa Criança Feliz, do Governo Federal. Durante a solenidade, a prefeita foi homenageada como exemplo de gestora comprometida com a primeira infância, pelo modelo de gestão e política pública desenvolvida em Boa Vista, por meio do Programa Família Que Acolhe (FQA).

O FQA, criado em 2013 por Teresa, serviu de base para a implantação do Programa Criança Feliz, a nível nacional. Durante o encontro, foi feito lançamento do livro “Dá ciência à prática”, lançado pelo Governo Federal, que traz em suas páginas referências do programa FQA, de Boa Vista, e conta a história de sua implantação, atuação dos profissionais até se transformar num case de sucesso premiado mundialmente.

O FQA foi implantado em Boa Vista com base em evidências científicas, em estudos e pesquisas de universidades importantes, até mesmo do exterior, como Harvard, e os experimentos mostraram que investir na primeira infância, que é fase mais importa da vida faz diferença e traz resultados na relação entre pais e filhos, número de palavras aprendidas, o desenvolvimento cognitivo, relação com a escola, segurança emocional quando adultas, entre outros benefícios.

Estou muito feliz por estarmos sendo reconhecidos dessa maneira. Vamos continuar com um trabalho mais forte ainda no ano que vem, atendendo um número muito maior de crianças e de famílias, porque os três primeiros anos de vida são para sempre. Boa Vista dando exemplo ao Brasil sobre boas práticas. Isso nos enche de orgulho e nos faz acreditar que estamos no caminho certo. Cuidar da criança melhora a família e a sociedade. Vocês ainda ouvirão falar muito sobre o resultado do nosso trabalho com primeira infância. Ser exemplo para a América Latina é muito gratificante. Sou uma grande entusiasta do trabalho com a primeira infância. Li, estudei, compreendo claramente que o maior legado para o mundo é dar condições de uma criança viver bem e com amor enquanto criança. Isso pode transformar tudo”, disse Teresa após a homenagem.

Alvoroço na Assembleia

Viaturas do Grupo de Resposta Tática ficaram estacionadas bem na calçada da ALE.

Uma simples entrega de intimações, parte de uma investigação sobre prestação de contas de diárias do exercício de 2015, causou alvoroço ontem na Assembleia Legislativa.

Na verdade um espetáculo dantesco com a finalidade de causar confusão mesmo: os policiais civis do Grupo de Resposta Tática (GRT), fortemente armados, posicionaram suas viaturas com giroflex ligados bem na calçada do prédio da ALE o que gerou sobressalto.

Mais tarde soube-se que não passava de uma simples diligência, mas o show logo tomou conta das redes sociais com inúmeras interpretações e assombramentos, próprio do momento em que vivemos com tantas operações policiais em execução.

E para evitar mais boataria a comunicação divulgou nota informando que os autos referentes às diligências realizadas na ALE tramitam em segredo de Justiça e que por isso não pode prestar mais esclarecimentos.

A pobreza em Roraima

A migração venezuelana contribuiu para o quadro de pobreza identificado em Roraima.

O IBGE divulgou dados sobre as pessoas que vivem em situação de pobreza no Brasil. A taxa em Roraima revela que 36,1% da população se encaixa nessa faixa. Tudo isso agravado pela crise pela qual passa o Estado nos estertores do governo atual.

Se já éramos pobres, ficamos mais ainda, graças a uns poucos que depenaram os cofres públicos e fizeram farra até mesmo com recursos da merenda escolar, como mostrado pela Polícia Federal.

Se a economia de Roraima se mantinha, em boa parte, com o contracheque dos servidores estaduais, nos últimos meses tornou-se impossível fazer tal alusão dadas as atuais circunstâncias.

Uma verdadeira vergonha nacional, não pelos pobres de recursos, mas pelos de espírito que dilapidaram o Estado.

Jhonatan busca socorro

Jhonatan pediu ajuda do presidente da Câmara para interceder por Roraima.

Diante da crise aguda que se instalou em Roraima, o deputado federal Jhonatan de Jesus (OB) reuniu-se ontem com o ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

O parlamentar pediu apoio ao Governo Federal para que encaminhe à Câmara uma MP (Medida Provisória) com abertura de crédito suplementar destinado exclusivamente para o pagamento da folha dos servidores do Estado de Roraima.

A situação, segundo Jhonatan é grave e justifica um esforço extra todos em busca de soluções imediatas.

E vídeo postado no Facebook, ao lado de Rodrigo Maia, Jhonatan anunciou que na segunda-feira haverá uma reunião mais objetiva sobre o assunto.

Prefeitura capacita médicos

Novos médicos receberam treinamentos sobe a estrutura básica do município.

Boa Vista já recebeu seis novos médicos designados pelo programa Mais Médicos do Governo Federal e que agora reforçam o trabalho da prefeitura voltado à saúde da população.

Ontem os profissionais receberam treinamento no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, onde aprenderam um pouco sobre a estrutura da atenção básica da capital.

Hoje, a rede municipal de saúde conta com 88 médicos, entre especialistas em saúde da família e comunidade atuando nas unidades básicas de saúde. Os novos médicos foram lotados nas unidades dos bairros São Bento, Buritis, Asa Branca, Centenário e Cambará.

Dois profissionais ainda devem se apresentar até o dia 14 deste mês, na Secretaria Municipal de Saúde, com toda a documentação necessária.

Demarcações: novo modelo 

A nova ministra quer dialogar mais sobre novos processos de demarcações de reservas.

A futura ministra da nova pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse ontem (6) que a demarcação de terras indígenas será pauta de muita conversa no governo.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, já manifestou intenção de rever a política de demarcação de terras indígenas no país.

“Nós vamos ter que conversar muito sobre isto. Eu, particularmente, questiono algumas áreas indígenas. Sempre lembrando que este ministério vai interagir com os demais ministérios.”, disse a ministra ao ser anunciada pelo futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Ela afirmou que dialoga com indígenas há 16 anos, trabalhando pela saúde da criança indígena.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: